Iced Earth: o álbum menos agressivo da discografia
Resenha - Framing Armageddon (Something Wicked Part I) - Iced Earth
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 02 de dezembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Apesar de "The Glorious Burden" (04) ser um disco excelente, infelizmente não obteve plena aceitação por contar com Tim Owens cantando pela primeira vez no Iced Earth, e em músicas que não haviam sido originalmente compostas para sua voz. Isso não quer dizer que sua atuação tenha sido questionável, pelo contrário, mas nunca é fácil substituir as vozes de uma banda já consagrada, ainda mais quando o antigo vocalista era ninguém menos do que o carismático Matthew Barlow.
Iced Earth - Mais Novidades
Bom, agora a situação é outra. Depois de quase uma década, o (para muitos) tirano Jon Schaffer resolveu desenvolver a estória de "Something Wicked", a canção dividida em três partes que encerrava o clássico "Something Wicked This Way Comes" (98). "Framing Armageddon" é um projeto dividido em duas partes – a segunda tem como previsão ser lançada no início de 2008 – e com certeza é o trabalho mais ambicioso já liberado pelo Iced Earth.
Este CD é repleto de introduções, interlúdios e canções bem curtas, com percussões, ritmos tribais, sonoridades orientais, e um cuidado todo especial com as vozes de fundo que, sejam masculinas ou femininas, estão magníficas e carregam todo o ambiente com muita dramaticidade e pompa. Assim sendo, tudo aqui transmite uma sensação muito diferente de seus registros anteriores em função do uso de tantas atmosferas para narrar a epopéia cósmica dos Setians (primeiros habitantes da Terra) e do anti-herói Set Abominae.
O resultado é que "Framing Armageddon", mesmo com canções realmente pesadas, se tornou o trabalho menos agressivo da discografia do Iced Earth. Como todo o foco principal é mais orientado para o épico e bombástico, é natural que toda a força do Heavy Metal propriamente dito seja ofuscada. Ok, em um álbum conceitual os arranjos devem se ajustar à estória, mas muita gente vai se incomodar com o fato de a banda praticamente abolir sua faceta Thrash Metal, ou então pela ausência generalizada de solos de guitarras realmente marcantes – a única exceção é o de "Order Of The Rose".
De qualquer forma, há vários destaques como a faixa-título, que se sobressai por ser realmente direta e pesada; "Ten Thousand Strong" (que já havia aparecido no EP "Overture Of The Wicked"), ou a longa "The Clouding", uma balada melancólica que se desenvolve em algo realmente inesperado. A conhecida sonoridade da banda ficou espetacular com o acréscimo do teclado Hammond na pesadíssima "The Domino Decree" e, por fim, a enigmática "When Stars Collide (Born Is Me)", praticamente um cântico arcano.
No final da audição, conclui-se que Jon Schaffer e Tim Owens são as grandes estrelas de "Framing Armageddon". O primeiro por ser um compositor de primeira, e é óbvio que estas canções exigiram muito de sua capacidade criativa. Owens é surpreendente, e, por mais venha a dividir opiniões, não há como negar a energia que emana dos alto-falantes quando este cara canta ou grita.
Músicos:
Tim Owens - boz
Jon Schaffer - guitarras, violão e baixo
Brent Smedley - bateria
Troy Seele - solos em 5, 6, 10, 12, 14, 17
Tim Mills - guitarra em 7
Dennis Hayes - baixo em 7 e 12
Jim Morris - guitarra em 16
Howard Helm - teclados e Hammond
Iced Earth - Framing Armageddon - Parte 1
(2007 / SPV / Steamhammer - Hellion Records - nacional)
01. Overture
02. Something Wicked Part 1
03. Invasion
04. Motivation Of Man
05. Setian Massacre
06. A Charge To Keep
07. Reflections
08. Ten Thousand Strong
09. Execution
10. Order Of The Rose
11. Cataclysm
12. The Clouding
13. Infiltrate And Assimilate
14. Retribution Through The Ages
15. Something Wicked Part 2
16. The Domino Decree
17. Framing Armageddon
18. When Stars Collide (Born Is Me)
19. The Awakening
Formação: www.icedearth.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
A verdadeira origem da cavalgada do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo os membros da banda
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
A lendária banda dos anos 1960 que Eddie Van Halen não entendia: "Poluído demais"
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
Como uma gravadora de sertanejo bancou o disco mais progressivo do Brasil
A banda clássica que Pete Townshend criticou por fazer sempre o mesmo álbum
Rolling Stones compartilham memórias de Amy Winehouse

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


