Six Feet Under: queda pelo tradicional novamente presente
Resenha - Commandment - Six Feet Under
Por Maurício Dehò
Postado em 23 de novembro de 2007
Chegando ao seu sétimo álbum de estúdio, o Six Feet Under, banda do eterno "ex-vocalista do Cannibal Corpse" Chris Barnes, apresenta em "Commandment" mais uma vez aquele Death com pitadas de Tradicional e seu inconfundível vocal "from hell".
Six Feet Under - Mais Novidades
Depois do pesadão e rápido "13", lançado em 2005, Barnes, que está acompanhado de Steve Swanson (guitarra), Terry Butler (baixo, ex-DEATH) e Greg Gall (bateria), parece ter apostado ainda mais em riffs mais grooveados. É uma forma de fugir daquela característica do Death de se basear muito na velocidade e nos blast beats (o que é até uma imagem comum do estilo atualmente, vide bandas como Krisiun, Behemoth, Nile - e isso não é uma crítica!). E, para quem curte o Death das antigas, de bandas como Obituary e outras do estilo, o Six Feet Under acaba sendo um prato cheio, uma volta no tempo.
Apesar de curto (cerca de 35 minutos), algumas idéias ou faixas parecem ser um pouco repetitivas, mas, no geral, "Commandment" deve agradar aos fãs do SFU. Com uma levada bem simples, "Doomsday" abre o play mostrando aquele gutural podrão feito por Barnes (melhor palavra que já li, usada para definir sua voz!). O próprio vocalista ficou a cargo da produção e preferiu algo bem na cara, bem claro. Alguns podem reclamar desse fator, já que uma produção mais suja pode favorecer o lado mais Death da coisa, mas o resultado não decepciona.
Para as faixas, o quarteto pisou um pouco no freio, com composições mais lentas, comparadas ao "13", músicas menos brutais, como se ouviu na época de Cannibal. E se a queda pelo mais Tradicional (uma das paixões de Barnes, que ficou clara com a dupla de CDs de cover, "Graveyard Classics", de 2000 e 2004) é uma constante, ela está mais uma vez presente. Exemplo disso são faixas como "Ressurection of the Rotten", com um baita refrão. Ou ainda os riffs precisos de Swanson, em "Thou Shall Kill". Mas vale lembrar que a brutalidade não desaparece, pelo contrário como em faixas mais pesadas, tipo "Zombie Executioner", uma das melhores.
Claro que as letras seguem com aquela tradicional violência, apesar de que na época do Cannibal Corpse (quem escrevia era Barnes), as coisas descambavam ainda mais para qualquer coisa nojenta envolvendo sexo e defuntos. A capa também é bastante marcante.
Após sete álbuns, é possível dizer que Barnes venceu o estigma de antigo membro do Cannibal Corpse, apesar de que seus fãs nunca esquecerão este aspecto. Com a qualidade do SFU em seus cerca de 15 anos de existência, aquela imagem já não é tão forte e a qualidade só aumentou, ainda mais neste "Commandment". Vale ouvir. E, de preferência, com o som no talo.
Track List:
1. Doomsday - 3:48
2. Thou Shall Kill - 3:07
3. Zombie Executioner - 2:52
4. The Edge Of The Hatchet - 3:55
5. Bled To Death - 3:17
6. Resurrection Of The Rotten - 2:55
7. As The Blade Turns - 3:33
8. The Evil Eye - 3:26
9. In A Vacant Grave - 3:35
10. Ghosts Of The Undead - 3:58
Formação:
Chris Barnes – vocal
Steve Swanson – guitarra
Terry Butler – baixo
Greg Gall – bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Alex Lifeson diz que Anika "virou a chave" nos ensaios do Rush; "No quinto dia, ela cravou"
Tobias Sammet celebra 34 anos do Edguy em postagem online
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
O pior disco do Megadeth, segundo a revista Metal Edge
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
James e Lars, do Metallica, escolhem as duas maiores bandas de todos os tempos
O hit dos Beatles cuja letra o pai de Paul McCartney queria mudar
A banda que viciou Eric Clapton na época do Cream: "Virou minha droga"

"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



