Desolate Ways: influência direta do Paradise Lost
Resenha - Tearful - Desolate Ways
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 19 de novembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Oras vejam! Em tempos em que muitas bandas vêm dando cada vez mais prioridade às vocalizações femininas aliadas a arranjos escancaradamente voltados ao mainstream, é com grata surpresa que nos deparamos com alguém que adota os caminhos do Gothic/Doom Metal típico da década de 90. O Desolate Ways, quarteto que vem de Torres (RS) e segue na ativa desde 1998, está chegando com "Tearful", um segundo álbum que tem claramente como inspiração o Paradise Lost da era "Draconian Times" (95).

Max Lima (voz e guitarra), Elizeu Hainzenreder (guitarra), Rodrigo Fernandes (baixo) e Ricardo Giordano (bateria) mostram 11 canções que unem o Heavy Metal, o Gótico (com seus genes resgatados lá nos anos 80) e o Doom, executadas com grande elegância, vigor emocional e sempre atento aos detalhes de seus arranjos. E todo o harmonioso clima melancólico é realçado graças às bonitas melodias do teclado de Adriano Sperandir, que também cuidou da mixagem do disco.
A voz de Max é uma mescla aproximada de James Hetfield (Metallica) com Nick Holmes (Paradise Lost), agradando e conseguindo grande sinergia com a parte instrumental. No resultado final, fica complicado selecionar algum destaque, tal o nível emotivo de "Tearful". Talvez "Falling Down", pela forte presença do Doom, ou a balada sofrida "Forgive Me". Ou talvez qualquer outra... Esta é uma típica coleção de canções que poderá conquistar admiradores entre os mais variados subgêneros do rock pesado.
A produção ficou excelente e valoriza cada um dos elementos, captando e transmitindo todo o refinamento sombrio e (até mesmo) acessível da proposta do Desolate Ways. Embora totalmente consciente da já citada influência direta do Paradise Lost – já atentaram para a semelhança das ilustrações da capa de "Teaful" com a do clássico "Draconian Times"? – os gaúchos vão, música após música, convencendo cada vez mais e lá pela metade do CD praticamente já não há mais o que ser provado. Um trabalho muito bom, com um carisma que poucos brasileiros já apresentaram neste estilo.
Desolate Ways - Tearful
(2007 / Erpland Records - nacional)
01. Sacred Mortals
02. Cry No More
03. Cold Embrace
04. Drowned In Tears
05. Forgive Me
06. Alone
07. Falling Down
08. Echoes
09. I Try To Forget
10. My Pain
11. Tearful
Homepage: www.desolateways.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
Após quase 40 anos, Wacken Open Air acaba com tradição do festival: o lamaçal
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
O local caótico que inspirou a criação de um dos maiores clássicos do thrash metal
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single
A banda de rock que mudou para sempre a vida de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
A opinião de Kerry King sobre Layne Staley, saudoso vocalista do Alice in Chains
"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Pink Floyd: os álbuns da banda, do pior para o melhor, pela UCR
A impagável reação de Carlinhos Brown ao ser convidado para álbum do Sepultura
Quando Renato Russo percebeu que passou dos limites e que estava com inveja daquela banda


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



