Amorphis: o que há de mais pesado e melódico
Resenha - Silent Waters - Amorphis
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 14 de outubro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Amorphis nunca lançou um álbum tão rapidamente. Nem bem se passou um ano do excelente "Eclipse" e os finlandeses já estão soltando "Silent Waters", prova de que o conjunto definitivamente deu a volta por cima de todos os problemas de alguns anos atrás, está reenergizado e, o melhor, mantendo a inspiração lá em cima ao fundir o que há de mais pesado com o que há de mais melódico em termos de Heavy Metal.
Mestres em seu ofício, "Silent Waters" é um produto que só comprova o quão original este grupo ainda consegue soar, postura realmente difícil de sustentar por muito tempo em pleno século XXI. O disco está algo mais obscuro, opressivo e melancólico que seu antecessor, e mantém uma grande variedade entre suas canções, indo de momentos realmente acessíveis, passando por arranjos mais climáticos e ainda com características da música extrema. Neste aspecto, as vocalizações de Tomi Joutsen continuam elegantes e versáteis, geralmente seguindo por linhas melódicas ou realmente serenas, mas novamente também flertando com o lado ríspido da coisa.
Recheado de ocasiões intensas, a primeira metade do CD tende a ser mais agressiva, onde a fusão de distorção e melodias da sinistra "Weaving The Incantation" e "A Servant" (com vozes realmente guturais) até remetem parcialmente aos velhos tempos do Amorphis. Mas o grande destaque mesmo é a canção "Silent Waters", com ótimas vozes, arranjos impressivos de pianos, teclados e guitarras. Como sempre, os refrões são poderosos - que o digam "Her Alone", a emocionante "The White Swan" e a própria faixa-título.
"Silent Waters" talvez seja o álbum que muitos dos fãs do Amorphis estivessem esperando desde o começo da década. Irresistível pela grande escala de emoções que transmite e indicadíssimo a qualquer um que seja eclético e aprecie uma mescla uniforme e viajante de Death, Progressivo, Folk, Metal Tradicional, e ainda sem pudores quando arriscam algo mais voltado ao mainstream. Desde já mais um dos grandes álbuns de 2007 - inclusive na categoria "Melhor Capa"!
Formação:
Tomi Joutsen - voz
Tomi Koivusaari - guitarra
Esa Holopainen - guitarra
Niclas Etelavuori - baixo
Santeri Kallio - teclados
Jan Rechberger - bateria
Amorphis - Silent Waters
(2007 - Nuclear Blast Records / Rock Brigade Records - nacional)
01. Weaving The Incantation
02. A Servant
03. Silent Waters
04. Towards And Against
05. I Of Crimson Blood
06. Her Alone
07. Enigma
08. Shaman
09. The White Swan
10. Black River
Homepage: www.amorphis.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"


Amorphis lança "Dancing Shadow", faixa de seu próximo disco de estúdio
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


