Amorphis: o que há de mais pesado e melódico

Resenha - Silent Waters - Amorphis

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O Amorphis nunca lançou um álbum tão rapidamente. Nem bem se passou um ano do excelente "Eclipse" e os finlandeses já estão soltando "Silent Waters", prova de que o conjunto definitivamente deu a volta por cima de todos os problemas de alguns anos atrás, está reenergizado e, o melhor, mantendo a inspiração lá em cima ao fundir o que há de mais pesado com o que há de mais melódico em termos de Heavy Metal.
422 acessosAmorphis: clipe de "Her Alone" com Anneke van Giersbergen5000 acessosOzzy Osbourne: "tive ressaca contínua durante 40 anos"

Mestres em seu ofício, "Silent Waters" é um produto que só comprova o quão original este grupo ainda consegue soar, postura realmente difícil de sustentar por muito tempo em pleno século XXI. O disco está algo mais obscuro, opressivo e melancólico que seu antecessor, e mantém uma grande variedade entre suas canções, indo de momentos realmente acessíveis, passando por arranjos mais climáticos e ainda com características da música extrema. Neste aspecto, as vocalizações de Tomi Joutsen continuam elegantes e versáteis, geralmente seguindo por linhas melódicas ou realmente serenas, mas novamente também flertando com o lado ríspido da coisa.

Recheado de ocasiões intensas, a primeira metade do CD tende a ser mais agressiva, onde a fusão de distorção e melodias da sinistra "Weaving The Incantation" e "A Servant" (com vozes realmente guturais) até remetem parcialmente aos velhos tempos do Amorphis. Mas o grande destaque mesmo é a canção "Silent Waters", com ótimas vozes, arranjos impressivos de pianos, teclados e guitarras. Como sempre, os refrões são poderosos - que o digam "Her Alone", a emocionante "The White Swan" e a própria faixa-título.

"Silent Waters" talvez seja o álbum que muitos dos fãs do Amorphis estivessem esperando desde o começo da década. Irresistível pela grande escala de emoções que transmite e indicadíssimo a qualquer um que seja eclético e aprecie uma mescla uniforme e viajante de Death, Progressivo, Folk, Metal Tradicional, e ainda sem pudores quando arriscam algo mais voltado ao mainstream. Desde já mais um dos grandes álbuns de 2007 - inclusive na categoria “Melhor Capa”!

Formação:
Tomi Joutsen - voz
Tomi Koivusaari - guitarra
Esa Holopainen - guitarra
Niclas Etelavuori - baixo
Santeri Kallio - teclados
Jan Rechberger - bateria

Amorphis - Silent Waters
(2007 - Nuclear Blast Records / Rock Brigade Records - nacional)

01. Weaving The Incantation
02. A Servant
03. Silent Waters
04. Towards And Against
05. I Of Crimson Blood
06. Her Alone
07. Enigma
08. Shaman
09. The White Swan
10. Black River

Homepage: www.amorphis.net

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

422 acessosAmorphis: clipe de "Her Alone" com Anneke van Giersbergen279 acessosHallatar: projeto com membros de Amorphis, HIM e Swallow The Sun0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Amorphis"

HailMetal.comHailMetal.com
Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal

Arte GráficaArte Gráfica
Designer brasileiro cria versões para clássicos

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Amorphis"

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
"Tive ressaca contínua durante 40 anos"

Os SimpsonsOs Simpsons
Bandas de Rock na versão amarela

HumorHumor
Oito razões pra dormir com um baterista

5000 acessosMustaine: por que ele perdeu seu emprego no Metallica?5000 acessosBateristas: os trinta mais ricos do mundo5000 acessosAC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott5000 acessosMichael Kiske: "Não sou contra os fãs de metal no geral!"5000 acessosAxl e Bono: entre artistas com egos do tamanho do Texas5000 acessosFlea: "Já pensei em deixar o RHCP um milhão de vezes"

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online