Amorphis: o que há de mais pesado e melódico
Resenha - Silent Waters - Amorphis
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 14 de outubro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Amorphis nunca lançou um álbum tão rapidamente. Nem bem se passou um ano do excelente "Eclipse" e os finlandeses já estão soltando "Silent Waters", prova de que o conjunto definitivamente deu a volta por cima de todos os problemas de alguns anos atrás, está reenergizado e, o melhor, mantendo a inspiração lá em cima ao fundir o que há de mais pesado com o que há de mais melódico em termos de Heavy Metal.
Mestres em seu ofício, "Silent Waters" é um produto que só comprova o quão original este grupo ainda consegue soar, postura realmente difícil de sustentar por muito tempo em pleno século XXI. O disco está algo mais obscuro, opressivo e melancólico que seu antecessor, e mantém uma grande variedade entre suas canções, indo de momentos realmente acessíveis, passando por arranjos mais climáticos e ainda com características da música extrema. Neste aspecto, as vocalizações de Tomi Joutsen continuam elegantes e versáteis, geralmente seguindo por linhas melódicas ou realmente serenas, mas novamente também flertando com o lado ríspido da coisa.
Recheado de ocasiões intensas, a primeira metade do CD tende a ser mais agressiva, onde a fusão de distorção e melodias da sinistra "Weaving The Incantation" e "A Servant" (com vozes realmente guturais) até remetem parcialmente aos velhos tempos do Amorphis. Mas o grande destaque mesmo é a canção "Silent Waters", com ótimas vozes, arranjos impressivos de pianos, teclados e guitarras. Como sempre, os refrões são poderosos - que o digam "Her Alone", a emocionante "The White Swan" e a própria faixa-título.
"Silent Waters" talvez seja o álbum que muitos dos fãs do Amorphis estivessem esperando desde o começo da década. Irresistível pela grande escala de emoções que transmite e indicadíssimo a qualquer um que seja eclético e aprecie uma mescla uniforme e viajante de Death, Progressivo, Folk, Metal Tradicional, e ainda sem pudores quando arriscam algo mais voltado ao mainstream. Desde já mais um dos grandes álbuns de 2007 - inclusive na categoria "Melhor Capa"!
Formação:
Tomi Joutsen - voz
Tomi Koivusaari - guitarra
Esa Holopainen - guitarra
Niclas Etelavuori - baixo
Santeri Kallio - teclados
Jan Rechberger - bateria
Amorphis - Silent Waters
(2007 - Nuclear Blast Records / Rock Brigade Records - nacional)
01. Weaving The Incantation
02. A Servant
03. Silent Waters
04. Towards And Against
05. I Of Crimson Blood
06. Her Alone
07. Enigma
08. Shaman
09. The White Swan
10. Black River
Homepage: www.amorphis.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Mustaine aponta as diferenças entre sua releitura de "Ride the Lightning" e a versão original
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
Fabio Lione não gosta do Wacken Open Air; "O lugar é frio, é feio"
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A condição de Geddy Lee para Rush voltar a compor e lançar músicas inéditas
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Megadeth entrega muita emoção em "The Last Note", sua canção de despedida
Flea escolhe o melhor disco dos Chili Peppers, e diz qual música não entraria no álbum
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
Por que o Lynyrd Skynyrd gravou um solo de guitarra fora do tom em uma canção clássica?
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"



"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Por que a Finlândia ama tanto heavy metal? Baixista do Amorphis tenta explicar
As 11 melhores músicas de metal progressivo de 2025, segundo o Loudwire
Amorphis lança "Crowned in Crimson", trilha do filme "Son Of Revenge - The Story Of Kalevala"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


