Amorphis: o que há de mais pesado e melódico
Resenha - Silent Waters - Amorphis
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 14 de outubro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Amorphis nunca lançou um álbum tão rapidamente. Nem bem se passou um ano do excelente "Eclipse" e os finlandeses já estão soltando "Silent Waters", prova de que o conjunto definitivamente deu a volta por cima de todos os problemas de alguns anos atrás, está reenergizado e, o melhor, mantendo a inspiração lá em cima ao fundir o que há de mais pesado com o que há de mais melódico em termos de Heavy Metal.
Mestres em seu ofício, "Silent Waters" é um produto que só comprova o quão original este grupo ainda consegue soar, postura realmente difícil de sustentar por muito tempo em pleno século XXI. O disco está algo mais obscuro, opressivo e melancólico que seu antecessor, e mantém uma grande variedade entre suas canções, indo de momentos realmente acessíveis, passando por arranjos mais climáticos e ainda com características da música extrema. Neste aspecto, as vocalizações de Tomi Joutsen continuam elegantes e versáteis, geralmente seguindo por linhas melódicas ou realmente serenas, mas novamente também flertando com o lado ríspido da coisa.
Recheado de ocasiões intensas, a primeira metade do CD tende a ser mais agressiva, onde a fusão de distorção e melodias da sinistra "Weaving The Incantation" e "A Servant" (com vozes realmente guturais) até remetem parcialmente aos velhos tempos do Amorphis. Mas o grande destaque mesmo é a canção "Silent Waters", com ótimas vozes, arranjos impressivos de pianos, teclados e guitarras. Como sempre, os refrões são poderosos - que o digam "Her Alone", a emocionante "The White Swan" e a própria faixa-título.
"Silent Waters" talvez seja o álbum que muitos dos fãs do Amorphis estivessem esperando desde o começo da década. Irresistível pela grande escala de emoções que transmite e indicadíssimo a qualquer um que seja eclético e aprecie uma mescla uniforme e viajante de Death, Progressivo, Folk, Metal Tradicional, e ainda sem pudores quando arriscam algo mais voltado ao mainstream. Desde já mais um dos grandes álbuns de 2007 - inclusive na categoria "Melhor Capa"!
Formação:
Tomi Joutsen - voz
Tomi Koivusaari - guitarra
Esa Holopainen - guitarra
Niclas Etelavuori - baixo
Santeri Kallio - teclados
Jan Rechberger - bateria
Amorphis - Silent Waters
(2007 - Nuclear Blast Records / Rock Brigade Records - nacional)
01. Weaving The Incantation
02. A Servant
03. Silent Waters
04. Towards And Against
05. I Of Crimson Blood
06. Her Alone
07. Enigma
08. Shaman
09. The White Swan
10. Black River
Homepage: www.amorphis.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
O headliner do Bangers Open Air que não tem nenhum membro original em sua formação
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A melhor música de cada álbum do Ozzy Osbourne, de acordo com a Loudwire
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock


Amorphis retornará ao Brasil em outubro; confira as datas
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


