Sabaton: nada de novo no front
Resenha - Attero Dominatus - Sabaton
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 09 de setembro de 2007
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Como bem disse o escritor alemão Erich M. Remarque sobre suas aventuras na Primeira Guerra Mundial: "Nada de novo no front"... Esta é a sensação transmitida pelo segundo álbum do sueco Sabaton, "Attero Dominatus", liberado em 2006 e chegando agora ao mercado nacional via Hellion Records. Quem teve a oportunidade de escutar seu trabalho anterior, "Primo Victoria" (05), pôde constatar o quanto esta pequena e brilhante obra de arte se sobressaiu em relação aos outros registros de Power Metal lançados no mesmo ano.
Sabaton - Mais Novidades
Pois bem, em vista do sucesso que foi este debut, o Sabaton achou por bem transportar todas as idéias que deram certo para "Attero Dominatus". E não somente as idéias, há inclusive muitas reciclagens no formato geral das composições. Ainda que não cause o impacto de outrora, o caráter heróico que as canções emanam permanece em alta, com o vozeirão tão bonito do líder Joakim Broden continuando a ser o ponto de referência do grupo. Os refrões continuam dramáticos e grudam como chiclete, passando tal energia que automaticamente levantamos os punhos durante a audição e, naturalmente, a obsessão pelas letras abordando guerras e mais guerras provavelmente continuará até mesmo quando não houver mais conflitos para se contarem histórias.
Mas todos estes fatos aparentemente negativos não significam que "Attero Dominatus" seja ruim. Longe disso. Afinal, se os suecos optaram por seguir os passos de algo que realmente deu certo, então como questionar a qualidade de um sucessor direto? Falta apenas aquele frescor revigorante que "Primo Victoria" possuía de sobra.
De qualquer forma, há bons momentos garantidos como a faixa-título, um ponto de partida realmente bombástico; a correta "Nuclear Attack" e "Rise Of Evil", com uma excelente atmosfera e solo respeitável. Impossível ignorar "Metal Crüe" – sim, o título é este mesmo! – e aqui novamente o Sabaton segue a cartilha de seu antecessor... Alguém aí se lembra de "Metal Machine", o hino que fechava o disco anterior, onde tiveram as manhas de montar uma letra formada por inúmeros títulos de canções clássicas dos anos 80? Pois é... "Metal Crüe" vai pelo mesmo caminho, só que agora a letra é formada com os mais variados nomes de conjuntos veteranos, conseguindo manter uma unidade de forma interessante e encerrando o disco com muito alto-astral.
Agora, até onde o Sabaton manterá a inspiração em alta para continuar a fazer adaptações que consigam segurar a atenção do ouvinte? Aí é algo que só os futuros discos poderão responder. Ainda sobre "futuros" discos, a banda liberou ainda este ano "Metalizer" que, na realidade, era para ser seu primeiro álbum, mas nunca encontrou uma gravadora e ficou engavetado desde então. E, para comemorar tal lançamento, tem como brinde um CD-bônus com a demo "Fist For Fight".
Formação:
Joakim Broden - voz
Rikard Sunden - guitarra
Oskar Montelius - guitarra
Daniel Myhr - teclados
Pär Sundstrom - baixo
Daniel Mullback - bateria
Sabaton - Attero Dominatus
(2006 / Black Lodge - 2007 / Hellion Records - nacional)
01. Attero Dominatus
02. Nuclear Attack
03. Rise Of Evil
04. In The Name Of God
05. We Burn
06. Angels Calling
07. Back In Control
08. A Light In The Black
09. Metal Crüe
Homepage: www.sabaton.net
Outras resenhas de Attero Dominatus - Sabaton
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Jennifer Finch, baixista da L7, morre aos 59 anos devido a um câncer cerebral
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
Mick Box, guitarrista do Uriah Heep, conta como Brexit dificultou tudo para bandas britânicas
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
Com Corey Glover (Living Colour) nos vocais, One Tribe Nation lança cover do Black Sabbath
O dia em que Ozzy Osbourne entrou em um protesto contra ele mesmo e ninguém percebeu
Mick Jagger e Keith Richards aprovam o uso de IA para fazer música, mas com uma condição
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
A banda americana que não conseguiu competir com o Led Zeppelin no palco
Ian Anderson (Jethro Tull) lembra de quando Joey Ramone lhe pediu autógrafo
Pra discutir: os 100 melhores discos de rock progressivo de todos os tempos
Os três guitarristas que Eddie Van Halen acusou de serem imitadores dele
Bizarre Magazine: Quão bizarro era... Ronnie James Dio

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



