Sabaton: nada de novo no front
Resenha - Attero Dominatus - Sabaton
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 09 de setembro de 2007
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Como bem disse o escritor alemão Erich M. Remarque sobre suas aventuras na Primeira Guerra Mundial: "Nada de novo no front"... Esta é a sensação transmitida pelo segundo álbum do sueco Sabaton, "Attero Dominatus", liberado em 2006 e chegando agora ao mercado nacional via Hellion Records. Quem teve a oportunidade de escutar seu trabalho anterior, "Primo Victoria" (05), pôde constatar o quanto esta pequena e brilhante obra de arte se sobressaiu em relação aos outros registros de Power Metal lançados no mesmo ano.
Pois bem, em vista do sucesso que foi este debut, o Sabaton achou por bem transportar todas as idéias que deram certo para "Attero Dominatus". E não somente as idéias, há inclusive muitas reciclagens no formato geral das composições. Ainda que não cause o impacto de outrora, o caráter heróico que as canções emanam permanece em alta, com o vozeirão tão bonito do líder Joakim Broden continuando a ser o ponto de referência do grupo. Os refrões continuam dramáticos e grudam como chiclete, passando tal energia que automaticamente levantamos os punhos durante a audição e, naturalmente, a obsessão pelas letras abordando guerras e mais guerras provavelmente continuará até mesmo quando não houver mais conflitos para se contarem histórias.
Mas todos estes fatos aparentemente negativos não significam que "Attero Dominatus" seja ruim. Longe disso. Afinal, se os suecos optaram por seguir os passos de algo que realmente deu certo, então como questionar a qualidade de um sucessor direto? Falta apenas aquele frescor revigorante que "Primo Victoria" possuía de sobra.
De qualquer forma, há bons momentos garantidos como a faixa-título, um ponto de partida realmente bombástico; a correta "Nuclear Attack" e "Rise Of Evil", com uma excelente atmosfera e solo respeitável. Impossível ignorar "Metal Crüe" – sim, o título é este mesmo! – e aqui novamente o Sabaton segue a cartilha de seu antecessor... Alguém aí se lembra de "Metal Machine", o hino que fechava o disco anterior, onde tiveram as manhas de montar uma letra formada por inúmeros títulos de canções clássicas dos anos 80? Pois é... "Metal Crüe" vai pelo mesmo caminho, só que agora a letra é formada com os mais variados nomes de conjuntos veteranos, conseguindo manter uma unidade de forma interessante e encerrando o disco com muito alto-astral.
Agora, até onde o Sabaton manterá a inspiração em alta para continuar a fazer adaptações que consigam segurar a atenção do ouvinte? Aí é algo que só os futuros discos poderão responder. Ainda sobre "futuros" discos, a banda liberou ainda este ano "Metalizer" que, na realidade, era para ser seu primeiro álbum, mas nunca encontrou uma gravadora e ficou engavetado desde então. E, para comemorar tal lançamento, tem como brinde um CD-bônus com a demo "Fist For Fight".
Formação:
Joakim Broden - voz
Rikard Sunden - guitarra
Oskar Montelius - guitarra
Daniel Myhr - teclados
Pär Sundstrom - baixo
Daniel Mullback - bateria
Sabaton - Attero Dominatus
(2006 / Black Lodge - 2007 / Hellion Records - nacional)
01. Attero Dominatus
02. Nuclear Attack
03. Rise Of Evil
04. In The Name Of God
05. We Burn
06. Angels Calling
07. Back In Control
08. A Light In The Black
09. Metal Crüe
Homepage: www.sabaton.net
Outras resenhas de Attero Dominatus - Sabaton
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Korzus anuncia nova formação, com Jéssica Falchi e Jean Patton nas guitarras
Jéssica Falchi sobre entrar no Korzus: "Existe abismo de diferença entre ser vista e respeitada"
Bo Lueders, guitarrista e membro fundador do Harm's Way, morre aos 39 anos
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
Wolfgang Van Halen toca cover de Rick Astley, seguidores chiam e ele responde com categoria
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Daniel Erlandsson diz que retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy não daria certo
Jéssica Falchi comenta sua entrada no Korzus; "É muito especial contribuir nesta nova fase"
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Os motivos que levam pessoas como Kurt Cobain a ir para as drogas, segundo Renato Russo
Geddy Lee revela como o dinheiro era dividido no Rush
A polêmica nova prática da indústria que Sting defende: "Sou pago, então por que não?"



World of Warships e Sabaton sobem ao palco para a nova colaboração - "Yamato"
A razão pela qual o Sabaton evita abordar conflitos modernos em suas letras
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



