Mission: goth rock oitentista ainda na ativa
Resenha - Lighting The Candles - Mission
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 04 de agosto de 2007
Quem diria. 2007 e aqui estamos nós. Mais de 20 anos após deixar o Sisters Of Mercy para montar seu próprio grupo, Wayne Hussey leva o The Mission adiante, sendo uma das poucas bandas daquela leva do goth rock oitentista que ainda permanece na ativa.

Com residência no Brasil, não fixa, obviamente, e um álbum novinho no mercado – "God Is A Bullet" – finalmente é lançado por aqui este DVD duplo de 2005. Além dos dois DVD’s, o pacote contém um áudio CD com um set list levemente diferente do apresentado no vídeo, mas muito interessante por ter uma produção excelente, mantendo a sonoridade num nível equilibrado e nítido, sem oscilações. Este bônus, registrado na mesma tour, traz canções gravadas em diferentes lugares, como Inglaterra, Holanda, Escócia, Bélgica, Alemanha e Grécia – um feito admirável, portanto, que suas 13 faixas soem coesas.
No show que é a parte principal de "Lighting The Candles", gravado na Alemanha em 2004, o line up renovado da banda, com Hussey no vocal e guitarra, Rob Holliday na guitarra, Rich Vernon no baixo e Steve Spring na bateria não arrisca e faz aquilo que todos os fãs esperam, nada mais natural: o set list é todo calcado nos clássicos "First Chapter", "God’s Own Medicine", "Children" e "Carved In Sand". E é aí que a mistura pós-punk e goth banhada numa espessa camada de influência zeppeliana, especialmente a segunda fase do grupo, complementada por toda a carga dramática e teatral de sua música encontra o ápice nos hinos "Crystal Ocean", "Hymn (For America)", "Severina", "Butterfly On A Wheel", "Wasteland", "Serpent’s Kiss", "Sacrilege", "Deliverance" e "Tower Of Strenght" – repertório tremendamente respeitável.
Além disso, mostrando o quanto envelhece bem, as novas "(Slave To) Lust" e "Evangeline", tiradas do ultimo álbum de estúdio, "Aura", de 2001, não deixam o grupo viver só do passado e provam que ainda podem oferecer muito. Completando, todos os vídeo-clips lançados pelo Mission, onde podemos observar nitidamente toda a atmosfera que sempre os cercou e as características que fazem questão de preservar.
No segundo disco, a qualidade do material cai consideravelmente. Um erro que muitas bandas cometem em DVD’s é entupir o lançamento de tudo quanto é possível, como se isso fosse garantia de alguma coisa. E acabam entregando algo produzido às pressas e até relapso com os fãs. Desta forma, as entrevistas, biografia, discografia comentada, performances inéditas e outros bônus não são tão interessantes quanto poderiam ser, carecendo de um acabamento melhor. Para os brasileiros, pesa também a ausência de qualquer legenda – não só em português como em outra língua, o que é lamentável.
Ainda assim, "Lighting The Candles" é muito atrativo para quem aprecia o legado de Wayne Hussey e cia, dando um bom panorama de um dos estilos que dominou a década de 80 e apontando um presente e futuro sadio para o grupo.
Site Oficial: www.themissionuk.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas
A música lançada há meio século que ainda rende uma boa grana ao seu autor
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O ídolo histórico de Flamengo e Palmeiras que adora Legião Urbana, Titãs e The Smiths
O clássico do Aerosmith que Steven Tyler escreveu com raiva da mulher de Joe Perry
Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
O rockstar americano que interditou andar inteiro da MTV no Brasil após feijoada
O hábito nojento que a fenomenal Lita Ford incentivava nos fãs em seus shows
Motorhead: a opinião de Lemmy sobre Viagra, Hendrix e velhice


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



