Mission: goth rock oitentista ainda na ativa
Resenha - Lighting The Candles - Mission
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 04 de agosto de 2007
Quem diria. 2007 e aqui estamos nós. Mais de 20 anos após deixar o Sisters Of Mercy para montar seu próprio grupo, Wayne Hussey leva o The Mission adiante, sendo uma das poucas bandas daquela leva do goth rock oitentista que ainda permanece na ativa.

Com residência no Brasil, não fixa, obviamente, e um álbum novinho no mercado – "God Is A Bullet" – finalmente é lançado por aqui este DVD duplo de 2005. Além dos dois DVD’s, o pacote contém um áudio CD com um set list levemente diferente do apresentado no vídeo, mas muito interessante por ter uma produção excelente, mantendo a sonoridade num nível equilibrado e nítido, sem oscilações. Este bônus, registrado na mesma tour, traz canções gravadas em diferentes lugares, como Inglaterra, Holanda, Escócia, Bélgica, Alemanha e Grécia – um feito admirável, portanto, que suas 13 faixas soem coesas.
No show que é a parte principal de "Lighting The Candles", gravado na Alemanha em 2004, o line up renovado da banda, com Hussey no vocal e guitarra, Rob Holliday na guitarra, Rich Vernon no baixo e Steve Spring na bateria não arrisca e faz aquilo que todos os fãs esperam, nada mais natural: o set list é todo calcado nos clássicos "First Chapter", "God’s Own Medicine", "Children" e "Carved In Sand". E é aí que a mistura pós-punk e goth banhada numa espessa camada de influência zeppeliana, especialmente a segunda fase do grupo, complementada por toda a carga dramática e teatral de sua música encontra o ápice nos hinos "Crystal Ocean", "Hymn (For America)", "Severina", "Butterfly On A Wheel", "Wasteland", "Serpent’s Kiss", "Sacrilege", "Deliverance" e "Tower Of Strenght" – repertório tremendamente respeitável.
Além disso, mostrando o quanto envelhece bem, as novas "(Slave To) Lust" e "Evangeline", tiradas do ultimo álbum de estúdio, "Aura", de 2001, não deixam o grupo viver só do passado e provam que ainda podem oferecer muito. Completando, todos os vídeo-clips lançados pelo Mission, onde podemos observar nitidamente toda a atmosfera que sempre os cercou e as características que fazem questão de preservar.
No segundo disco, a qualidade do material cai consideravelmente. Um erro que muitas bandas cometem em DVD’s é entupir o lançamento de tudo quanto é possível, como se isso fosse garantia de alguma coisa. E acabam entregando algo produzido às pressas e até relapso com os fãs. Desta forma, as entrevistas, biografia, discografia comentada, performances inéditas e outros bônus não são tão interessantes quanto poderiam ser, carecendo de um acabamento melhor. Para os brasileiros, pesa também a ausência de qualquer legenda – não só em português como em outra língua, o que é lamentável.
Ainda assim, "Lighting The Candles" é muito atrativo para quem aprecia o legado de Wayne Hussey e cia, dando um bom panorama de um dos estilos que dominou a década de 80 e apontando um presente e futuro sadio para o grupo.
Site Oficial: www.themissionuk.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
A melhor música que Rush lançou nos anos 80, segundo a Classic Rock
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


