Sabbath com Dio: uma aula de Rock Pesado
Resenha - Live at Hammersmith Odeon - Black Sabbath
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 29 de maio de 2007
Este disco não presta. O repertório é desconhecido, a banda é ruim, o guitarrista é fraquinho, e o vocalista não canta nada...
Black Sabbath - Mais Novidades
Olha a situação: se eu digo que este CD é maravilhoso, algum leitor desavisado vai ler e pensar: "ôba, amanhã mesmo vou comprar, será que custa caro? Bem, deve ter nacional, já que é o Sabbath!", daí no dia seguinte ele vai na loja e já chega perguntando quanto custa o disquinho...
Duas alternativas: ou o atendente vai simplesmente responder que não tem, ou se for uma pessoa bem informada dirá que é praticamente impossível conseguir, já que está esgotado. "Ué, como assim esgotado?", perguntará o desapontado aspirante a possuidor do CD, já achando que errou no nome ou que talvez o resenhista do Whiplash tenha falado de um bootleg (pirata).
Se der "sorte", o lojista pode dizer que consegue um original por "cento e alguma coisa". "Quanto???", pergunta o frustrado comprador, que daí fica inteirado que se trata de uma edição limitada da Rhino Records, que obviamente já está esgotada desde o dia do lançamento, e que tem alcançado preços estratosféricos nos sites de leilão!
No fim das contas, provavelmente o cara sai da loja com um CDR, ou depois "baixa" na internet... aí vem o pessoal reclamar dos downloads etc, mas fica a questão: COMO É QUE PODE UM DISCO DESTES NÃO ESTAR DISPONÍVEL EM TODAS AS LOJAS???
É verdade que de inédito ele não traz absolutamente nada - a não ser o fato de duas faixas ("Country Girl" e "Slipping Away") nunca terem sido lançadas oficialmente em versões ao vivo. Mas as demais saíram no "Live Evil", que traz um registro na mesma turnê e com a mesma formação.
Porém, eu achei que o "Hammersmith" traz duas vantagens: qualidade sonora bem melhor que a do "Live Evil"; Dio e Vinny estão bem mais audíveis na mixagem, embora paradoxalmente me pareça que Iommi e Geezer tenham perdido um pouco de destaque (talvez tenha achado isto por estar acostumado ao "Live Evil"). E por outro lado, me parece que as versões registradas aqui tem mais "punch" que as do "Live Evil", gravado meses mais tarde, época em que as desavenças entre os integrantes já estavam aflorando de maneira insustentável.
Na realidade, o "Hammersmith" não se trata de uma única apresentação, embora esteja disposto de forma a recriar uma seqüência típica de um show da banda na época, pois assim como o "Live Evil" ele se trata de uma compilação de três sets, realizados entre os dias 31 de dezembro de 1981 e 2 de janeiro de 1982 no Hammersmith de Londres.
Já que o livreto não informa nada, Rob Dwyer, do sabbathlive.com, mapeou as músicas de cada show, e quem quiser conferir é só checar a lista ao final. Curiosamente, conforme Rob, não teria sido usado nada da última apresentação, no dia 3 de janeiro. E para que coubesse num único CD beirando os oitenta minutos, foram retiradas todas as introduções de Ronnie, bem como suspeita-se que parte de "Heaven And Hell" também tenha sido limada.
Ainda de acordo com Rob, a idéia original é que este disco viesse juntamente com a compilação "The Dio Years", no que seria o suposto "Dio Years Box Set", que conforme alguns, ainda pode vir a ser lançado e incluir este material.
Tá, mas e o conteúdo do CD? Meu amigo... isto aqui é BLACK SABBATH COM RONNIE JAMES DIO, preciso falar mais algo??? Claro, há aqueles que dirão que as músicas da "era Ozzy" não ficam legais na voz de Ronnie, que Vinny é um batera meia-boca, que estão faltando coisas como "The Sign of the Southern Cross" etc.
Bullshit! Gosto pessoal não se discute, detalhes não importam. E vou roubar uma idéia que li em um dos murais aqui do Whip (não lembro qual, tampouco o autor), que dizia mais ou menos isto: "Este disco deveria ser distribuído DE GRAÇA na entrada dos shows, para que o povo visse o que é uma verdadeira AULA de Heavy Metal/Heavy Rock/Metal Pesado, seja lá que diabos de nome queiram dar!"
Tracklist
- Neon Knights (02/01/1982)
- N.I.B. (01/01/1982)
- Children Of The Sea (01/01/1982)
- Country Girl (01/01/1982)
- Black Sabbath (31/12/1981)
- War Pigs (01/01/1982)
- Slipping Away (31/12/1981)
- Iron Man (01/01/1982)
- The Mob Rules (31/12/1981)
- Heaven And Hell (01/01/1982)
- Paranoid (31/12/1981)
- Voodoo (02/01/1982)
- Children Of The Grave (31/12/1981)
Formação:
Tony Iommi - guitarra
Geezer Butler - baixo
Ronnie James Dio - vocal
Vinny Appice - bateria
Geoff Nicholls - teclados
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps