Marillion: "Somewhere Else" decepciona
Resenha - Somewhere Else - Marillion
Por Carlos Basile Papakyriakou
Postado em 19 de maio de 2007
Depois de muita expectativa em torno do lançamento do novo disco do "Marillion 2" (chamarei dessa forma para facilitar as inevitáveis comparações e reflexões sobre a banda; também poderíamos utilizar a nomenclatura "Marillion AH-DH", antes e depois de Hogarth, deixando ainda mais claro e evidenciada a fragmentação das duas fases), aqui estamos com ouvidos e corações abertos.
O disco abre com a modesta "The Other Half" com uma marcação rítmica eletrônica cansativa e de gosto discutível, na segunda parte, Rothery nos presenteia com um belo solo de guitarra. O disco segue com "See You Like A Baby" com um exaustivo refrão, "Thankyou Whoever You Are" com mais um bonito solo de Rothery e a curta "Most Toys" (esta a musica mais fraca do disco e talvez uma das menos inspiradas da carreira da banda). Nas quatro pequenas primeiras musicas a banda no geral não diz ao que veio, faltam melodias e as faixas não empolgam o mais sedento fã marilliano.
A quinta faixa do disco, a faixa-título "Somewhere Else", guarda a partir dos 5 minutos talvez o melhor momento do disco: intensa vibração e pegada, que relembram o "velho" Marillion. O ponto culminate do disco!
A seguinte, "A Voice From The Past" (com cerca de 6 minutos) alguns poderão destacar e colocar em um lugar mais alto que a faixa anterior, apesar do longo e sonolento inicio.
Na seqüência a lenta e pouco inspirada "No Such Thing" e a animada "The Wound" (com marcações eletrônicas) não merecem muito destaque.
O disco termina com "The Last Century For Man" (destaque para o belíssimo final com um teclado sinfônico fazendo a base) e a quase infantil "Faith", que foi tocada ao vivo pela banda durante a turnê do excelente disco, o anterior "Marbles".
Hogarth demonstra sua sempre gana e entrega nas musicas, mas nota-se que algo a mais fica faltando. Os teclados de Kelly e as guitarras de Rothery, apesar de presentes, estão timidamente inspirados e com uma criatividade limitada. A sonoridade da bateria de Mosley ao longo do disco não agrada. Ao mesmo tempo em que ouvimos marcação de tempo com sons eletrônicos cansativos em vários momentos do disco, Mosley abusa da sonoridade acústica utilizando a caixa da bateria sem esteira, tirando (e muito!) o peso e o brilho da parte rítmica do disco. Trewavas completa a cozinha de forma eficiente.
Depois de sedado, o sono e a viagem é quase inevitável. Pena que com pouca imaginação. Neverland, a terra do nunca se aproxima...
Nota para o disco: 6,0
Carlos Basile Papakyriakou
PS - Apenas para constar, algumas comparações (em outras resenhas do novo trabalho do "Marillion 2") foram feitas com Coldplay e Radiohead. Por falta de conhecimento maior e interesse nestas duas bandas, não irei opinar.
Marillion - "Somewhere Else" (2007)
Tracklisting:
1-The Other Half (4:24)
2-See It Like A Baby (4:29)
3-Thankyou Whoever You Are (4:42)
4-Most Toys (2:44)
5-Somewhere Else (7:46)
6-A Voice From The Past (6:12)
7-No Such Thing (3:58)
8-The Wound (7:11)
9-The Last Century For Man (5:26)
10-Faith (4:09)
Musicians:
Steve Hogarth - vocals
Steve Rothery - guitars
Mark Kelly - keyboards
Ian Mosley - drums
Pete Trewavas - bass, occasional electric guitar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
O pedido do Gojira que organização das Olimpíadas negou, segundo Mario Duplantier
A curiosa história da música "O Papa É Pop", do Engenheiros do Hawaii
A importante e cultuada vertente do rock que Raul Seixas abominava completamente




Marillion quer lançar o próximo álbum ainda este ano
Cruise to the Edge fecha lineup da edição de 10 anos com 33 atrações do mundo prog
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



