Daath: brutal, melódico, épico, e além
Resenha - Hinderers - Daath
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 13 de maio de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O exótico nome "Daath" (pronuncia-se "dóti") é originário do hebreu, tendo como tradução para o português algo próximo de "conhecimento da palavra" e, para eliminar alguma dúvida, a banda não se identifica com nenhuma religião em particular. O conjunto é norte-americano e foi formado em 2003 por alguns amigos que estudavam no prestigiado Berklee College Of Music de Boston, e debutou no ano seguinte com "Futility", cuja boa repercussão no underground de seu país possibilitou que assinassem com a Roadrunner Records.

Bem amparados por uma grande gravadora e com uma produção que conta com Colin Richardson e Andy Sneap, o Daath chega a seu segundo álbum, "The Hinderers". Tendo como conceito todo o misticismo da Cabala, o disco realmente chama a atenção pela versatilidade e técnica, se distinguindo em muito do que está sendo lançado nos EUA em termos de música extrema. Sinceramente, e não menosprezando as atuais bandas deste país, o Daath consegue ser bem mais interessante do que muitos de seus conterrâneos.
Com linhas vocais guturais e seções instrumentais com fortes influências do Death e Black Metal, devidamente torcidos e mesclados a elementos sinfônicos e eletrônicos, resultaram em um álbum interessantíssimo. "The Hinderers" é brutal e com ótimas melodias, mas vai além, se insinuando pelos lados épicos da coisa, tendo um ótimo baterista (o ex-Chimaira Kevin Talley) e algumas intervenções de teclados muito bem encaixadas.
As melodias e os rosnados de "Subterfuge" já mostram que o ouvinte se encontra diante de algo promissor logo na abertura do álbum. Há muitas faixas para se destacar, e entre elas a pesada "Cosmic Forge" e "Under A Somber Sign", que apresentam teclados e sintetizadores utilizados com criatividade; e ainda as virulentas "Ovum" e " War Born", com ótimos riffs e vocalizações. Também merece citação "Who Will Take The Blame?", bem intrincada, com doses de industrial, além de bateria e vocalizações insanas.
Se eu dissesse que há algo de errado com este álbum, com certeza mandaria examinar minha cabeça... "The Hinderers" tem um estilo marcante e mostra que os músicos fundadores Farber, Kameron e Levi realmente prestaram atenção nas aulas do Berklee College. Totalmente indicado aos amantes de música extrema elaboradas de forma alternativa neste novo milênio.
Formação:
Sean Farber - voz
Eyal Levi - guitarra
Mike Kameron - teclados e sintetizadores
Emil Werstler - guitarra
Jeremy Creamer - baixo
Kevin Talley - bateria
Daath – The Hinderers
(2007 / Roadrunner Records – importado)
01. Subterfuge
02. From The Blind
03. Cosmic Forge
04. Sightless
05. Under A Somber Sign
06. Ovum
07. Festival Mass Soulform
08. Above Lucium
09. Who Will Take The Blame?
10. War Born (Tri-Adverserenade)
11. Dead On The Dance Floor
12. Blessed Through Misery
13. Hinderers
Homepage: www.daathmusic.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
Heathen divulga versão de "The Prisoner", do Iron Maiden
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" exigiu muito da sua capacidade vocal
A rixa de Cobain e Novoselic: "Você está colocando essa merda fedorenta na música"
A curiosa resposta do Pixies após Dave Grohl opinar sobre clássico da banda
O disco de Hard Rock dos 80s que para Corey Taylor é um dos piores álbuns de todos os tempos
A banda favorita de todos os tempos de Freddie Mercury: "Sempre foi meu cantor favorito"
Bandas de rock que lançaram poucos discos, mas continuam fazendo muito sucesso

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



