Resenha - Runway To The Gods - Zeno

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


A referência para os que desconhecem Jochen "Zeno" Roth é seu próprio sobrenome... Ele é o irmão caçula de Uli Jon Roth, o famoso guitarrista que deixou saudades no Scorpions na década de 70. E a família Roth realmente se destaca no campo musical, pois assim como seu irmão, Zeno também é bastante considerado na Europa e é sensação em terras nipônicas.

Com uma carreira dividida entre a literatura e a música, Zeno solta seu quinto álbum, "Runway To The Gods", interrompendo um hiato de oito anos afastados dos estúdios. O alemão novamente toca todos os instrumentos e desta vez está acompanhado pelo vocalista Michael Bormann (Jaded Heart), e sua música não foge muito de seu conhecido Hard Rock / AOR, bombástico, épico e naturalmente repleto de influências dos anos 70 e 80.

publicidade

Além do complexo trabalho das guitarras com boas doses de influências da música clássica, Zeno não abre mão de bonitas melodias mais simples, e Bormann se apresenta impecável atrás do microfone, não poupando sentimentos quando canta e injetando muita energia nas músicas. A dupla funciona muito bem e o resultado reforça os motivos deste artista ser tão respeitado por quem escuta seus trabalhos.

publicidade

Fica muito difícil eleger algum destaque absoluto, mas a audição flui de forma totalmente agradável pela variedade das composições. Com uma explosiva abertura, "Fanfares Of Love" possui peso e velocidade na medida correta, chamando muita atenção os riffs e solos de Zeno. As guitarras também se sobressaem em "Purify (Pilgrims Of Remembrance)" e na própria "Runway To The Gods", esta com alguns dos melhores refrões do álbum.

publicidade

Há ocasiões mais retrô, como "Shades Of Blue" e "I Feel - I Live", que lembram algo do velho Whitesnake, e ainda duas instrumentais, tendo "Sunset Birds Flying Home" fechando o álbum com uma admirável atmosfera e muita classe. Na realidade, talvez o único ponto discutível por aqui seja a atuação do próprio Zeno na balada "Do You Feel The Time", onde resolve ser o vocalista e obtém um resultado questionável, se comparado com a fera que é Michael Bormann.

publicidade

Considerando que apenas seu debut auto-intitulado de 85 foi lançado no Brasil, no formato vinil ainda, então é de se supor que "Runway To The Gods" só estará disponível nas prateleiras dos importados. Mas é um belo trabalho e os amantes do rock melódico europeu, na linha de bandas como Whitesnake, Rainbow, Ten e até mesmo Malmsteen, com certeza terão facilidades em apreciar este CD.

publicidade

Como complemento: aos que querem conhecer um pouco mais sobre Zeno, fica a sugestão de conferir aqui no Whiplash! a sétima parte da série "Hard Rock – Aqueles que ficaram para trás".

Zeno - Runway To The Gods
(2006 / MTM Music – importado)

01. Fanfares Of Love
02. Climb The Sky
03. Land Of Illusion
04. Shades Of Blue
05. Runway To The Gods
06. Sogno Di Angelo (Mascagni arr. Zeno) - instrumental
07. Refugees (Longing For Paradise)
08. I Feel - I Live
09. Purify (Pilgrims Of Remembrance)
10. Do You Feel The Time
11. Sunset Birds Flying Home (Celestial Touchdown) - instrumental

publicidade

Homepage: www.zenoroth.com.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica: a lista de exigências da banda em 1983Metallica
A lista de exigências da banda em 1983

Zakk Wylde: foto do arsenal de guitarras do músicoZakk Wylde
Foto do arsenal de guitarras do músico


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin