Resenha - Runway To The Gods - Zeno
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 21 de fevereiro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A referência para os que desconhecem Jochen "Zeno" Roth é seu próprio sobrenome... Ele é o irmão caçula de Uli Jon Roth, o famoso guitarrista que deixou saudades no Scorpions na década de 70. E a família Roth realmente se destaca no campo musical, pois assim como seu irmão, Zeno também é bastante considerado na Europa e é sensação em terras nipônicas.

Com uma carreira dividida entre a literatura e a música, Zeno solta seu quinto álbum, "Runway To The Gods", interrompendo um hiato de oito anos afastados dos estúdios. O alemão novamente toca todos os instrumentos e desta vez está acompanhado pelo vocalista Michael Bormann (Jaded Heart), e sua música não foge muito de seu conhecido Hard Rock / AOR, bombástico, épico e naturalmente repleto de influências dos anos 70 e 80.
Além do complexo trabalho das guitarras com boas doses de influências da música clássica, Zeno não abre mão de bonitas melodias mais simples, e Bormann se apresenta impecável atrás do microfone, não poupando sentimentos quando canta e injetando muita energia nas músicas. A dupla funciona muito bem e o resultado reforça os motivos deste artista ser tão respeitado por quem escuta seus trabalhos.
Fica muito difícil eleger algum destaque absoluto, mas a audição flui de forma totalmente agradável pela variedade das composições. Com uma explosiva abertura, "Fanfares Of Love" possui peso e velocidade na medida correta, chamando muita atenção os riffs e solos de Zeno. As guitarras também se sobressaem em "Purify (Pilgrims Of Remembrance)" e na própria "Runway To The Gods", esta com alguns dos melhores refrões do álbum.
Há ocasiões mais retrô, como "Shades Of Blue" e "I Feel - I Live", que lembram algo do velho Whitesnake, e ainda duas instrumentais, tendo "Sunset Birds Flying Home" fechando o álbum com uma admirável atmosfera e muita classe. Na realidade, talvez o único ponto discutível por aqui seja a atuação do próprio Zeno na balada "Do You Feel The Time", onde resolve ser o vocalista e obtém um resultado questionável, se comparado com a fera que é Michael Bormann.
Considerando que apenas seu debut auto-intitulado de 85 foi lançado no Brasil, no formato vinil ainda, então é de se supor que "Runway To The Gods" só estará disponível nas prateleiras dos importados. Mas é um belo trabalho e os amantes do rock melódico europeu, na linha de bandas como Whitesnake, Rainbow, Ten e até mesmo Malmsteen, com certeza terão facilidades em apreciar este CD.
Como complemento: aos que querem conhecer um pouco mais sobre Zeno, fica a sugestão de conferir aqui no Whiplash! a sétima parte da série "Hard Rock – Aqueles que ficaram para trás".
Zeno - Runway To The Gods
(2006 / MTM Music – importado)
01. Fanfares Of Love
02. Climb The Sky
03. Land Of Illusion
04. Shades Of Blue
05. Runway To The Gods
06. Sogno Di Angelo (Mascagni arr. Zeno) - instrumental
07. Refugees (Longing For Paradise)
08. I Feel - I Live
09. Purify (Pilgrims Of Remembrance)
10. Do You Feel The Time
11. Sunset Birds Flying Home (Celestial Touchdown) - instrumental
Homepage: www.zenoroth.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
As 5 músicas mais subestimadas do Whitesnake, segundo a Loudwire
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
O lendário guitarrista que Keith Richards esnobou: "Não me impressiona…"
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
A música do Led Zeppelin que fez Steve Vai querer tocar guitarra: "O mundo parou"
Como o Dead Kennedys influenciou o Slayer, segundo Dave Lombardo
O pedido de George Harrison que irritou Paul McCartney; "Caramba, qual é o sentido?"
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos
Cinco coisas que Jeff Hanneman, do Slayer, odiava

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



