Resenha - Runway To The Gods - Zeno
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 21 de fevereiro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A referência para os que desconhecem Jochen "Zeno" Roth é seu próprio sobrenome... Ele é o irmão caçula de Uli Jon Roth, o famoso guitarrista que deixou saudades no Scorpions na década de 70. E a família Roth realmente se destaca no campo musical, pois assim como seu irmão, Zeno também é bastante considerado na Europa e é sensação em terras nipônicas.

Com uma carreira dividida entre a literatura e a música, Zeno solta seu quinto álbum, "Runway To The Gods", interrompendo um hiato de oito anos afastados dos estúdios. O alemão novamente toca todos os instrumentos e desta vez está acompanhado pelo vocalista Michael Bormann (Jaded Heart), e sua música não foge muito de seu conhecido Hard Rock / AOR, bombástico, épico e naturalmente repleto de influências dos anos 70 e 80.
Além do complexo trabalho das guitarras com boas doses de influências da música clássica, Zeno não abre mão de bonitas melodias mais simples, e Bormann se apresenta impecável atrás do microfone, não poupando sentimentos quando canta e injetando muita energia nas músicas. A dupla funciona muito bem e o resultado reforça os motivos deste artista ser tão respeitado por quem escuta seus trabalhos.
Fica muito difícil eleger algum destaque absoluto, mas a audição flui de forma totalmente agradável pela variedade das composições. Com uma explosiva abertura, "Fanfares Of Love" possui peso e velocidade na medida correta, chamando muita atenção os riffs e solos de Zeno. As guitarras também se sobressaem em "Purify (Pilgrims Of Remembrance)" e na própria "Runway To The Gods", esta com alguns dos melhores refrões do álbum.
Há ocasiões mais retrô, como "Shades Of Blue" e "I Feel - I Live", que lembram algo do velho Whitesnake, e ainda duas instrumentais, tendo "Sunset Birds Flying Home" fechando o álbum com uma admirável atmosfera e muita classe. Na realidade, talvez o único ponto discutível por aqui seja a atuação do próprio Zeno na balada "Do You Feel The Time", onde resolve ser o vocalista e obtém um resultado questionável, se comparado com a fera que é Michael Bormann.
Considerando que apenas seu debut auto-intitulado de 85 foi lançado no Brasil, no formato vinil ainda, então é de se supor que "Runway To The Gods" só estará disponível nas prateleiras dos importados. Mas é um belo trabalho e os amantes do rock melódico europeu, na linha de bandas como Whitesnake, Rainbow, Ten e até mesmo Malmsteen, com certeza terão facilidades em apreciar este CD.
Como complemento: aos que querem conhecer um pouco mais sobre Zeno, fica a sugestão de conferir aqui no Whiplash! a sétima parte da série "Hard Rock – Aqueles que ficaram para trás".
Zeno - Runway To The Gods
(2006 / MTM Music – importado)
01. Fanfares Of Love
02. Climb The Sky
03. Land Of Illusion
04. Shades Of Blue
05. Runway To The Gods
06. Sogno Di Angelo (Mascagni arr. Zeno) - instrumental
07. Refugees (Longing For Paradise)
08. I Feel - I Live
09. Purify (Pilgrims Of Remembrance)
10. Do You Feel The Time
11. Sunset Birds Flying Home (Celestial Touchdown) - instrumental
Homepage: www.zenoroth.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
Epica esgota ingressos para show com orquestra e coral em São Paulo
Marty Friedman admite ter pisado na bola em saída do Megadeth
Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
O álbum do Slayer que ainda arrepia Dave Lombardo depois de décadas
Ator RJ Mitte, mais conhecido por "Breaking Bad", morre aos 34 anos
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
A canção de Rod Stewart que ia contra todas as regras e se torno um fenômeno de vendas
Diretor de filme do Oasis explica ausência de cenas dos Gallagher fazendo as pazes
Emily Armstrong não se vê como substituta de Chester Bennington no Linkin Park
Site americano inclui quatro álbuns de bandas brasileiras entre os maiores da história do thrash
O dia que Titãs foram assaltados em São Paulo e Branco Mello ficou do lado dos ladrões
As aclamadas bandas anos 90 que Robert Plant se recusou a ouvir em bar



Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang



