Rick Wakeman relembra por que recusou David Bowie para entrar para o Yes
Por André Garcia
Postado em 27 de janeiro de 2024
Na virada do final dos anos 60 para os anos 70, Rick Wakeman foi um dos mais concorridos músicos de estúdio de Londres. Por suas incríveis e versáteis habilidades como tecladista (e instrumentos de teclas dos mais diversos), ele prestou seus serviços a nomes como T.Rex e Elton John.

Ele foi músico de estúdio também para David Bowie, em faixas como "Space Oddity" e em boa parte do álbum "Hunky Dory" (1971). No ano seguinte, enquanto buscava um tecladista para sua banda Spiders From Mars, o Camaleão do Rock convidou Wakeman, que recusou o convite para se juntar ao Yes.
Em entrevista de 2021 para Greg Drugan, Wakeman justificou sua decisão.
"[A escolha foi tomada] estritamente em termos musicais. Bowie foi a pessoa mais influente com quem já trabalhei — e ainda é até hoje. Eu adorava tocar a música de David! David era muito maior do que o Yes era na época, principalmente no Reino Unido. Mas eu pensei, 'Se eu entrar para os Spiders, vou tocar sempre a música de David'. [...] Havia um limite de quão longe eu poderia chegar."
"Se eu estivesse em uma banda [como Yes], teria o que oferecer e eles (e eles a oferecerem a mim) Não haveria limite; você poderia fazer muito mais", arrematou.
David Bowie não guardou rancor pela recusa, entretanto. Segundo Rick, o cantor posteriormente o assegurou que ele fez a escolha certa enquanto eles moraram na Suíça, no começo dos anos 80:
"David e eu nos tornamos vizinhos quando moramos na Suíça. Bem, digo vizinhos, mas morávamos em vilarejos adjacentes. Costumávamos nos encontrar em um pequeno clube em Montreux chamado Museum Club e costumávamos colocar o papo em dia sobre muitas coisas.
"'Você com certeza tomou a decisão certa de ir para o Yes', me disse ele. 'Como o tempo mostrou, eu mudei minha banda muitas vezes. Provavelmente, após três anos você teria saído mesmo!'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
A condição imposta por Ritchie Blackmore para voltar aos palcos
A música "pop genérica" de um disco clássico do Jethro Tull que incomoda Ian Anderson
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
"Seria um idiota se aceitasse": guitarrista descarta retorno ao W.A.S.P.
Scott Ian explica significado de "It's for the Kids", nova música do Anthrax
O músico que apagou as fitas do próprio álbum após a morte de Kurt Cobain
A torta de climão entre Zakk Wylde e Dave Grohl por causa de Ozzy Osbourne
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade

A profunda lição que Rick Wakeman aprendeu com um adolescente brasileiro


