Rick Wakeman relembra por que recusou David Bowie para entrar para o Yes
Por André Garcia
Postado em 27 de janeiro de 2024
Na virada do final dos anos 60 para os anos 70, Rick Wakeman foi um dos mais concorridos músicos de estúdio de Londres. Por suas incríveis e versáteis habilidades como tecladista (e instrumentos de teclas dos mais diversos), ele prestou seus serviços a nomes como T.Rex e Elton John.

Ele foi músico de estúdio também para David Bowie, em faixas como "Space Oddity" e em boa parte do álbum "Hunky Dory" (1971). No ano seguinte, enquanto buscava um tecladista para sua banda Spiders From Mars, o Camaleão do Rock convidou Wakeman, que recusou o convite para se juntar ao Yes.
Em entrevista de 2021 para Greg Drugan, Wakeman justificou sua decisão.
"[A escolha foi tomada] estritamente em termos musicais. Bowie foi a pessoa mais influente com quem já trabalhei — e ainda é até hoje. Eu adorava tocar a música de David! David era muito maior do que o Yes era na época, principalmente no Reino Unido. Mas eu pensei, 'Se eu entrar para os Spiders, vou tocar sempre a música de David'. [...] Havia um limite de quão longe eu poderia chegar."
"Se eu estivesse em uma banda [como Yes], teria o que oferecer e eles (e eles a oferecerem a mim) Não haveria limite; você poderia fazer muito mais", arrematou.
David Bowie não guardou rancor pela recusa, entretanto. Segundo Rick, o cantor posteriormente o assegurou que ele fez a escolha certa enquanto eles moraram na Suíça, no começo dos anos 80:
"David e eu nos tornamos vizinhos quando moramos na Suíça. Bem, digo vizinhos, mas morávamos em vilarejos adjacentes. Costumávamos nos encontrar em um pequeno clube em Montreux chamado Museum Club e costumávamos colocar o papo em dia sobre muitas coisas.
"'Você com certeza tomou a decisão certa de ir para o Yes', me disse ele. 'Como o tempo mostrou, eu mudei minha banda muitas vezes. Provavelmente, após três anos você teria saído mesmo!'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
Novo álbum dos Rolling Stones tem versão para música de Amy Winehouse
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
O disco favorito de Steven Tyler por causa da ausência de viradas de bateria
As duas músicas mais importantes de qualquer álbum do The Cure, segundo Robert Smith
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
A profunda lição que Rick Wakeman aprendeu com um adolescente brasileiro


