Resenha - God That Never Was - Dismember
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 12 de fevereiro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O sueco Dismember está "atingindo a maioridade". São 18 anos de existência batalhando em prol da música extrema com tanta garra e honestidade que chegaram ao status de lenda no underground mundial, além de ser uma das mais citadas referências dentro do Death Metal. E para comemorar este aniversário, o conjunto está lançando seu sétimo álbum, "The God That Never Was", que une as características marcantes do estilo à sede por diversificação e novos caminhos, que tantos artistas receiam em trilhar.

E este é um registro vencedor! Além de apresentar todos os elementos clássicos do gênero – vocalizações agressivas, instrumentais rápidos e crus – algo que chama muito a atenção em "The God That Never Was" são as guitarras e seus fascinantes arranjos melódicos, típicos do metal tradicional oitentista, que foram incorporados a algumas das canções e tornaram-nas por demais pegajosas. E, detalhe importante: praticamente não houve detrimento do furor que é a marca registrada tão importante no estilo.
Exemplos desta interessante simbiose podem ser conferidos em "Time Heals Nothing", "Where No Ghost Is Holy" e a imbatível instrumental "Phantoms (Of The Oath)", dona de criativas estruturas diversificadas, magníficos solos e até alguns fraseados típicos do Iron Maiden. A verdade é que fica muito difícil dar destaque para apenas algumas canções num disco como este... Há momentos bem cadenciados como "Trail Of The Dead" e "Blood For Paradise", que funcionarão muito bem ao vivo, enquanto a faixa-título, "Shadows Of The Mutilated" e "Into The Temple Of Humiliation" mantém a mais pura tradição do Death Metal brutal.
Com pouco mais 35 minutos, possui peso em dose mais do que suficiente para manter a fidelidade dos headbangers mais conservadores e melodias agradáveis para atrair novos admiradores. E tudo isso sem perder a integridade. "The God That Never Was" é mais um belo legado na discografia do Dismember, que está saindo em terras verde-amarelas e é praticamente indispensável aos amantes de Heavy Metal.
Formação:
Matti Karki – voz
Martin Persson – guitarra e baixo
David Blomqvist – guitarra e baixo
Fred Estby – bateria
Dismember - The God That Never Was
(2006 – Regain Records / Hellion Records – nacional)
01. The God That Never Was
02. Shadows Of The Mutilated
03. Time Heals Nothing
04. Autopsy
05. Never Forget, Never Forgive
06. Trail Of The Dead
07. Phantoms (Of The Oath)
08. Into The Temple Of Humiliation
09. Blood For Paradise
10. Feel The Darkness
11. Where No Ghost Is Holy
Homepage: www.dismember.se
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Geoff Tate rasga elogios a Todd La Torre, seu substituto no Queensryche; "Um cantor maravilhoso"
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Stevie Young, guitarrista do AC/DC, é internado na Argentina
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia


