Resenha - Celebrators Of Becoming - Therion
Por Ricardo Seelig
Postado em 22 de janeiro de 2007
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O nível de exigência dos fãs de heavy metal cresceu muito nos últimos anos, e isso tem se refletido nos lançamentos que chegam ao mercado. Se até pouco tempo atrás as pessoas se contentavam com um CD que praticamente não continha um encarte, hoje as edições especiais, relançamentos e formatos inusitados têm uma participação cada vez maior. Dentro deste contexto, o box "Celebrators Of Becoming", que cobre toda a carreira do grupo sueco Therion, irá, com certeza, fazer a alegria não só dos fãs da banda, mas de qualquer pessoa interessada em heavy metal.
Em um mundo onde os saudosistas, e uma parcela considerável dos consumidores de música, adora usar o discurso de que "tudo já foi feito antes", "não existe nada de novo", "as bandas novas não chegam aos pés dos dinossauros", isso sem falar no lamentável "no meu tempo era muito melhor", o Therion provou, contundentemente, que quando se tem talento é possível construir um novo caminho, criar algo novo, produzir algo inédito, e conquistar uma legião de fãs com isso.
A trajetória completíssima apresentada em "Celebrators Of Becoming", que tem início quando Christopher Johnsson não passava de um moleque tocando death metal até o estágio atual do grupo, fundido o metal à música clássica com competência ímpar, é um deleite para os fãs e para quem se interessa pela história, evolução e desenvolvimento do heavy metal como estilo musical, expressão artística e fenômeno cultural.
A pacoteira que compôe "Celebrators Of Becoming" é composta por quatro DVDs, dois CDs, um encarte repleto de informações, tudo embalado, como não poderia deixar de ser, em uma bela embalagem slipcase, que valoriza ainda mais o trabalho gráfico do box.
O primeiro DVD traz uma antológica apresentação do grupo na Cidade do México, em 2004. Com excelente produção e captação de imagens, o show transborda energia. A entrega da banda no palco é total, com destaque para Christopher e para o excepcional vocalista Mats Levén. Interessante também perceber o contraste gigantesco entre a postura "metal" dos integrantes do Therion e o ar "estou sendo pago para fazer este serviço mas não tenho nada a ver com isso" das sopranos e tenores que dividem o palco com o grupo. Neste primeiro disco ocorre uma coisa rara: o show é tão bom, tão coeso, tão redondo, que não há destaques individuais entre as músicas. O negócio é apertar o play e se deliciar com todo o poder que o Therion exibe em cima do palco, realçado ainda mais pela maciça participação da platéia, "caliente", apaixonada e ensandecida como só os latinos sabem ser.
Todas as músicas do show estão disponíveis, na mesma ordem de apresentação, nos dois CDs que acompanham a caixa. Com produção de primeira, o material possui uma qualidade sonora sensivelmente melhor que "Live In Midgard", duplo ao vivo que o Therion lançou em 2002.
O disco dois traz uma espécie de documentário da grande turnê mundial que a banda realizou nos anos de 2004 e 2005, com trechos gravados em praticamente todos os continentes. Aqui, o destaque vai para a incrível força que o Therion possui na América do Sul, com cenas antológicas da passagem do grupo pela Bolívia, e pela presença de vários covers para clássicos do metal, como "I Wanna Be Somebody" do W.A.S.P..
Quem gosta de clipes vai se fartar com o terceiro DVD. Nele estão presentes sete vídeos do grupo, cobrindo mais de uma década de carreira. Legal constatar, mais uma vez, o quanto a banda evoluiu, da tosquice trash de "Pandemonic Outbreak" até as grandes produções dos últimos anos. Além dos clipes, há também um making off dos álbuns "Sirius B" e "Lemuria", o curta "Golden Embrace" (que possui trilha composta por Christopher) e o show no Wacken de 2001.
Finalizando o pacote, o último DVD traz, literalmente, a história do Therion, com cenas desde o tempo que a banda ainda respondia por Blitzkrieg, passando pelo show no Nuclear Blast Festival e cenas cobrindo a passagem do grupo por países tão díspares quanto Finlândia e Argentina, entre outros.
Depois de assistir todo o pacote, fica claro que Christopher Johnsson e seus companheiros conseguiram escrever o seu nome na história do metal com talento e uma paixão gigantesca pelo estilo. "Celebrators Of Becoming" consegue ir muito além do Therion, se transformando em um documento incontestável que comprova a força do heavy metal como estilo musical e fenômeno cultural inigualável, capaz de despertar paixões em diferentes culturas em todo o mundo.
É um lançamento único, que não pode faltar na casa de quem se diz fã de música pesada.
Desde já um clássico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
O compositor que Paul McCartney admite jamais conseguir igualar: "Eu o invejo"
Kiko Loureiro relembra o dia que tocou música de Lô Borges com Marty Friedman
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Aerosmith: As 20 frases mais ultrajantes de Steven Tyler
Scott Ian conta como foi o dia que Dave mustaine foi demitido do Metallica
Seria do Iron Maiden o melhor álbum de heavy metal de todos os tempos?


A mitologia de diferentes culturas por meio de cinco bandas de Heavy Metal
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva



