Resenha - Celebrators Of Becoming - Therion

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

O nível de exigência dos fãs de heavy metal cresceu muito nos últimos anos, e isso tem se refletido nos lançamentos que chegam ao mercado. Se até pouco tempo atrás as pessoas se contentavam com um CD que praticamente não continha um encarte, hoje as edições especiais, relançamentos e formatos inusitados têm uma participação cada vez maior. Dentro deste contexto, o box “Celebrators Of Becoming”, que cobre toda a carreira do grupo sueco Therion, irá, com certeza, fazer a alegria não só dos fãs da banda, mas de qualquer pessoa interessada em heavy metal.

5000 acessosRafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio5000 acessosThrash Metal: 20 bandas brasileiras de qualidade inquestionável


Em um mundo onde os saudosistas, e uma parcela considerável dos consumidores de música, adora usar o discurso de que “tudo já foi feito antes”, “não existe nada de novo”, “as bandas novas não chegam aos pés dos dinossauros”, isso sem falar no lamentável “no meu tempo era muito melhor”, o Therion provou, contundentemente, que quando se tem talento é possível construir um novo caminho, criar algo novo, produzir algo inédito, e conquistar uma legião de fãs com isso.

A trajetória completíssima apresentada em “Celebrators Of Becoming”, que tem início quando Christopher Johnsson não passava de um moleque tocando death metal até o estágio atual do grupo, fundido o metal à música clássica com competência ímpar, é um deleite para os fãs e para quem se interessa pela história, evolução e desenvolvimento do heavy metal como estilo musical, expressão artística e fenômeno cultural.

A pacoteira que compôe “Celebrators Of Becoming” é composta por quatro DVDs, dois CDs, um encarte repleto de informações, tudo embalado, como não poderia deixar de ser, em uma bela embalagem slipcase, que valoriza ainda mais o trabalho gráfico do box.

O primeiro DVD traz uma antológica apresentação do grupo na Cidade do México, em 2004. Com excelente produção e captação de imagens, o show transborda energia. A entrega da banda no palco é total, com destaque para Christopher e para o excepcional vocalista Mats Levén. Interessante também perceber o contraste gigantesco entre a postura “metal” dos integrantes do Therion e o ar “estou sendo pago para fazer este serviço mas não tenho nada a ver com isso” das sopranos e tenores que dividem o palco com o grupo. Neste primeiro disco ocorre uma coisa rara: o show é tão bom, tão coeso, tão redondo, que não há destaques individuais entre as músicas. O negócio é apertar o play e se deliciar com todo o poder que o Therion exibe em cima do palco, realçado ainda mais pela maciça participação da platéia, “caliente”, apaixonada e ensandecida como só os latinos sabem ser.

Todas as músicas do show estão disponíveis, na mesma ordem de apresentação, nos dois CDs que acompanham a caixa. Com produção de primeira, o material possui uma qualidade sonora sensivelmente melhor que “Live In Midgard”, duplo ao vivo que o Therion lançou em 2002.

O disco dois traz uma espécie de documentário da grande turnê mundial que a banda realizou nos anos de 2004 e 2005, com trechos gravados em praticamente todos os continentes. Aqui, o destaque vai para a incrível força que o Therion possui na América do Sul, com cenas antológicas da passagem do grupo pela Bolívia, e pela presença de vários covers para clássicos do metal, como “I Wanna Be Somebody” do W.A.S.P..

Quem gosta de clipes vai se fartar com o terceiro DVD. Nele estão presentes sete vídeos do grupo, cobrindo mais de uma década de carreira. Legal constatar, mais uma vez, o quanto a banda evoluiu, da tosquice trash de “Pandemonic Outbreak” até as grandes produções dos últimos anos. Além dos clipes, há também um making off dos álbuns “Sirius B” e “Lemuria”, o curta “Golden Embrace” (que possui trilha composta por Christopher) e o show no Wacken de 2001.

Finalizando o pacote, o último DVD traz, literalmente, a história do Therion, com cenas desde o tempo que a banda ainda respondia por Blitzkrieg, passando pelo show no Nuclear Blast Festival e cenas cobrindo a passagem do grupo por países tão díspares quanto Finlândia e Argentina, entre outros.

Depois de assistir todo o pacote, fica claro que Christopher Johnsson e seus companheiros conseguiram escrever o seu nome na história do metal com talento e uma paixão gigantesca pelo estilo. “Celebrators Of Becoming” consegue ir muito além do Therion, se transformando em um documento incontestável que comprova a força do heavy metal como estilo musical e fenômeno cultural inigualável, capaz de despertar paixões em diferentes culturas em todo o mundo.

É um lançamento único, que não pode faltar na casa de quem se diz fã de música pesada.

Desde já um clássico.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Celebrators Of Becoming - Therion

3879 acessosResenha - Celebrators Of Becoming - Therion

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Therion"

Metal sinfônicoMetal sinfônico
Os 10 melhores segundo o TeamRock

CuriosidadesCuriosidades
10 músicas que foram "tomadas" emprestadas

Metal SinfônicoMetal Sinfônico
Dez álbuns essenciais do gênero

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Therion"

Collectors RoomCollectors Room
Conheça o sujeito que invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

Thrash MetalThrash Metal
20 bandas brasileiras de qualidade inquestionável

VocalistasVocalistas
Belíssimos timbres de alguns cantores de rock

5000 acessosCannibal Corpse: o pescoço gigante de George Fisher5000 acessosÁlbuns ao vivo: 10 grandes registros da história do rock5000 acessosGaleria - Musas do Rock N' Roll e Heavy Metal5000 acessosHit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista5000 acessosSem Ingresso: Paul McCartney é barrado em festa por "não ser VIP"5000 acessosMax Cavalera: "Os quatro Ramones ao lado no palco, olhando o nosso show"

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online