Resenha - Celebrators Of Becoming - Therion
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 03 de outubro de 2006
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Therion é o conjunto que melhor adaptou o que o Celtic Frost começou nos anos 80, com todas as sinfonias épicas em meio ao seu Heavy Metal, resultando em uma música belíssima e facilmente identificável. Com uma discografia extensa - 21 registros entre demos, coletâneas, ao vivo e discos de estúdio - os suecos foram de forma lenta, mas sólida, se estabelecendo como um dos grandes nomes do cenário metálico mundial.
"Celebrators Of Becoming" é o primeiro registro em vídeo do Therion, uma overdose com quatro DVDs com opção para legendas em inglês, alemão, francês e espanhol, além de dois CDs e um livreto com todas as informações em inglês sobre o conteúdo desta caixa. Todo o material é de primeira, interessante a qualquer headbanger e imprescindível aos fãs da banda, sendo importante salientar que, apesar do grande volume de material apresentado, o preço é realmente acessível, o que prova que quando há boa vontade, consegue-se reduzir o valor tão discutido deste tipo de produto. Portanto, parabéns a Rock Brigade Records e Nuclear Blast pelo feito.
O DVD nº01 traz uma apresentação na Cidade do México em 2004, durante a turnê de promoção dos discos "Lemuria" e "Sirius B". O show foi filmado em vários ângulos e está muito bem editado, e não deixa de ser curioso o contraste entre a agitação metálica dos músicos do Therion em relação aos vocalistas contratados, tanto a soprano Karin Fjellander com sua coreografia, quanto ao coro, com dois homens e duas mulheres, praticamente estáticos.
Christopher Johnsson e Cia estão claramente felizes em estar tocando ali, assim como os 3000 mexicanos, com muitas garotas bonitas agitando muito. Esta euforia típica dos países latinos foi o motivo da gravação no México, apesar das limitações técnicas citadas pelos músicos. São 23 canções que enfocam principalmente a fase em que o Therion começou a investir pesado em arranjos orquestrados, e fecha de maneira inesperada com um cover para "Iron Fist", clássico do Motorhead, inclusive com o vocalista Mats Levén levantando seu microfone como o velho Lemmy faz, e cantando como o tal. Uma apresentação matadora!
O DVD nº02 traz filmagens amadoras desta mesma tour, entre 2004 e 2005, porém gravadas em várias partes do mundo. Estas imagens oscilam entre a boa qualidade e outras deixando a desejar, mas o que conta aqui são as curiosidades e vários covers ao vivo, como Mercyful Fate e W.A.S.P. (em "I Wanna Be Somebody" o público da Ucrânia começa invadir o palco, participando prá valer).
Mas os grandes momentos vão para as apresentações na França. Therion, Tristania e Trails Of Tears garantem boas risadas. O ponto alto ocorre quando o Trail Of Tears e o vocalista do Therion, Levén, aparentemente bêbado e somente "vestido" com cartazes promocionais da cantora Helena I Michaelsen nua, cantam juntos sob as gargalhadas da platéia. Vale lembrar que Helena era vocalista do Trail Of Tears, mas foi expulsa há anos por ser considerada uma "louca violenta", e hoje a moça está no Imperia.
Outro momento hilário fica para a execução de "Rise Of Sodom And Gomorrah", com estas bandas e o pessoal do coro vestidos somente com toalhas, como se fossem egípcios, e dançando como tal. Sem falar nas bolhas de sabão... Uma bela festa!
Neste DVD ainda há inúmeras e ótimas ocasiões que ocorrem na América do Sul, em especial na Bolívia com 20 minutos de cenas no mínimo bizarras, como os músicos passando o maior frio neste país, ou tendo que respirar oxigênio engarrafado. E ainda não acredito que vi um cachorro vadiando em cima do palco enquanto os técnicos ajustavam os equipamentos em algum país latino-americano...
O DVD nº 03 contém várias seções, como a videografia do Therion, com sete clipes, desde "Pandemonic Outbreak" (92), vídeo básico do início de sua carreira e totalmente Death Metal, e mais uma vez percebemos como o conjunto evoluiu sonora e visualmente, com uma produção cada vez mais requintada em vídeo, em especial para "Summernight City" (92).
Seguem-se filmagens nos estúdios dando detalhes dos vários momentos da gravação de "Sirius B" e "Lemuria", desde os instrumentos tradicionais, passando por órgãos, orquestras e os coros, sendo que no total estiveram envolvidos 171 músicos e cantores nestes dois discos. Há também um curta-metragem bem surrealista chamado "Golden Embrace", cuja trilha sonora foi composta por Christopher Johnsson e um belo show de 2001, quando tocaram no Wacken Open Air.
E o DVD nº 04 será provavelmente o preferido pelos que apreciam o lado histórico de seus conjuntos preferidos, com imagens que resgatam este pessoal desde seus 16 ou 17 anos, em shows grotescos de quando a banda ainda se chamava Blitzkrieg (89) e com artistas hoje já consagrados em meio ao público. São várias as apresentações que aqui constam, desde quando tocavam Death Metal bem rústico, e passando pelas várias fases de sua carreira, até 2001.
Os destaques desta seção vão para quando o Therion tocou na Finlândia, sua primeira vez fora da Suécia, e quando se apresentaram pela primeira vez na América Latina, na Argentina. Não poderiam faltar os tempos em que Kimberly Goss (Sinergy) passou pela banda, e a apresentação no Nuclear Blast Festival, com a banda executando "Under Jolly Roger" é um dos melhores momentos com esta grande cantora. Falando em garotas que passaram pelo Therion, nenhuma chega perto da magnífica Martina Hornbacher, cuja voz e exótica dança sensual consegue roubar toda a cena.
E finalizando, "Celebrators Of Becoming" se completa com dois CDs ao vivo e na íntegra da apresentação do show no México. Se o leitor curtiu "Live In Midgard" (02) vai apreciar ainda mais este, com uma melhor definição das canções.
E fica uma certeza: Tudo o que o leitor leu nestas linhas é pouco se comparado com todo o conteúdo de "Celebrators Of Becoming". Nem é preciso sugerir para o leitor dar uma conferida...
Homepage: www.megatherion.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Baixista do Slipknot revela última conversa com Brent Hinds, do Mastodon
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda



Therion anuncia álbum e vídeo ao vivo com orquestra


