Resenha - Celebrators Of Becoming - Therion

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 10


O Therion é o conjunto que melhor adaptou o que o Celtic Frost começou nos anos 80, com todas as sinfonias épicas em meio ao seu Heavy Metal, resultando em uma música belíssima e facilmente identificável. Com uma discografia extensa - 21 registros entre demos, coletâneas, ao vivo e discos de estúdio - os suecos foram de forma lenta, mas sólida, se estabelecendo como um dos grandes nomes do cenário metálico mundial.

Blind Guardian: Algumas verdades sobre Hansi KürschMetallica: Jason Newsted, 14 anos de humilhação

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Celebrators Of Becoming" é o primeiro registro em vídeo do Therion, uma overdose com quatro DVDs com opção para legendas em inglês, alemão, francês e espanhol, além de dois CDs e um livreto com todas as informações em inglês sobre o conteúdo desta caixa. Todo o material é de primeira, interessante a qualquer headbanger e imprescindível aos fãs da banda, sendo importante salientar que, apesar do grande volume de material apresentado, o preço é realmente acessível, o que prova que quando há boa vontade, consegue-se reduzir o valor tão discutido deste tipo de produto. Portanto, parabéns a Rock Brigade Records e Nuclear Blast pelo feito.

O DVD nº01 traz uma apresentação na Cidade do México em 2004, durante a turnê de promoção dos discos "Lemuria" e "Sirius B". O show foi filmado em vários ângulos e está muito bem editado, e não deixa de ser curioso o contraste entre a agitação metálica dos músicos do Therion em relação aos vocalistas contratados, tanto a soprano Karin Fjellander com sua coreografia, quanto ao coro, com dois homens e duas mulheres, praticamente estáticos.

Christopher Johnsson e Cia estão claramente felizes em estar tocando ali, assim como os 3000 mexicanos, com muitas garotas bonitas agitando muito. Esta euforia típica dos países latinos foi o motivo da gravação no México, apesar das limitações técnicas citadas pelos músicos. São 23 canções que enfocam principalmente a fase em que o Therion começou a investir pesado em arranjos orquestrados, e fecha de maneira inesperada com um cover para "Iron Fist", clássico do Motorhead, inclusive com o vocalista Mats Levén levantando seu microfone como o velho Lemmy faz, e cantando como o tal. Uma apresentação matadora!

O DVD nº02 traz filmagens amadoras desta mesma tour, entre 2004 e 2005, porém gravadas em várias partes do mundo. Estas imagens oscilam entre a boa qualidade e outras deixando a desejar, mas o que conta aqui são as curiosidades e vários covers ao vivo, como Mercyful Fate e W.A.S.P. (em "I Wanna Be Somebody" o público da Ucrânia começa invadir o palco, participando prá valer).

Mas os grandes momentos vão para as apresentações na França. Therion, Tristania e Trails Of Tears garantem boas risadas. O ponto alto ocorre quando o Trail Of Tears e o vocalista do Therion, Levén, aparentemente bêbado e somente "vestido" com cartazes promocionais da cantora Helena I Michaelsen nua, cantam juntos sob as gargalhadas da platéia. Vale lembrar que Helena era vocalista do Trail Of Tears, mas foi expulsa há anos por ser considerada uma "louca violenta", e hoje a moça está no Imperia.

Outro momento hilário fica para a execução de "Rise Of Sodom And Gomorrah", com estas bandas e o pessoal do coro vestidos somente com toalhas, como se fossem egípcios, e dançando como tal. Sem falar nas bolhas de sabão... Uma bela festa!

Neste DVD ainda há inúmeras e ótimas ocasiões que ocorrem na América do Sul, em especial na Bolívia com 20 minutos de cenas no mínimo bizarras, como os músicos passando o maior frio neste país, ou tendo que respirar oxigênio engarrafado. E ainda não acredito que vi um cachorro vadiando em cima do palco enquanto os técnicos ajustavam os equipamentos em algum país latino-americano...

O DVD nº 03 contém várias seções, como a videografia do Therion, com sete clipes, desde "Pandemonic Outbreak" (92), vídeo básico do início de sua carreira e totalmente Death Metal, e mais uma vez percebemos como o conjunto evoluiu sonora e visualmente, com uma produção cada vez mais requintada em vídeo, em especial para "Summernight City" (92).

Seguem-se filmagens nos estúdios dando detalhes dos vários momentos da gravação de "Sirius B" e "Lemuria", desde os instrumentos tradicionais, passando por órgãos, orquestras e os coros, sendo que no total estiveram envolvidos 171 músicos e cantores nestes dois discos. Há também um curta-metragem bem surrealista chamado "Golden Embrace", cuja trilha sonora foi composta por Christopher Johnsson e um belo show de 2001, quando tocaram no Wacken Open Air.

E o DVD nº 04 será provavelmente o preferido pelos que apreciam o lado histórico de seus conjuntos preferidos, com imagens que resgatam este pessoal desde seus 16 ou 17 anos, em shows grotescos de quando a banda ainda se chamava Blitzkrieg (89) e com artistas hoje já consagrados em meio ao público. São várias as apresentações que aqui constam, desde quando tocavam Death Metal bem rústico, e passando pelas várias fases de sua carreira, até 2001.

Os destaques desta seção vão para quando o Therion tocou na Finlândia, sua primeira vez fora da Suécia, e quando se apresentaram pela primeira vez na América Latina, na Argentina. Não poderiam faltar os tempos em que Kimberly Goss (Sinergy) passou pela banda, e a apresentação no Nuclear Blast Festival, com a banda executando "Under Jolly Roger" é um dos melhores momentos com esta grande cantora. Falando em garotas que passaram pelo Therion, nenhuma chega perto da magnífica Martina Hornbacher, cuja voz e exótica dança sensual consegue roubar toda a cena.

E finalizando, "Celebrators Of Becoming" se completa com dois CDs ao vivo e na íntegra da apresentação do show no México. Se o leitor curtiu "Live In Midgard" (02) vai apreciar ainda mais este, com uma melhor definição das canções.

E fica uma certeza: Tudo o que o leitor leu nestas linhas é pouco se comparado com todo o conteúdo de "Celebrators Of Becoming". Nem é preciso sugerir para o leitor dar uma conferida...

Homepage: www.megatherion.com


Outras resenhas de Celebrators Of Becoming - Therion

Resenha - Celebrators Of Becoming - Therion




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Therion"


Metal Sinfônico: dez álbuns essenciais do gêneroMetal Sinfônico
Dez álbuns essenciais do gênero

HailMetal.com: Os cinqüenta melhores álbuns de Death MetalHailMetal.com
Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal


Blind Guardian: Algumas verdades sobre Hansi KürschBlind Guardian
Algumas verdades sobre Hansi Kürsch

Metallica: Jason Newsted, 14 anos de humilhaçãoMetallica
Jason Newsted, 14 anos de humilhação


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adGoo336