Resenha - Metallic Assault - A Tribute to Metallica
Por Fernão Silveira
Postado em 14 de janeiro de 2007
Quando uma banda ganha um álbum-tributo reunindo nomes de peso do heavy metal, dois indícios são muito claros: 1 - O conjunto homenageado escreveu definitivamente seu nome na história do gênero; 2 - Músicas consagradas têm a chance de ganhar novas, e muitas vezes inusitadas, versões. As duas hipóteses se confirmam plenamente em "Metallic Assault - A Tribute to Metallica", disco que merece a atenção dos fanáticos pelo quarteto de San Francisco (EUA).
O "Assalto Metálico", projeto de 2000 da gravadora Eagle Records (lançado no Brasil pela ST2 Records), reúne nomes (antigos e ativos) de bandas como Megadeth, Mötörhead, Whitesnake, Fear Factory, W.A.S.P., Anthrax, Dio, Ozzy Osbourne, Kiss, Slayer, Testament, Suicidal Tendencies e Thin Lizzy (entre várias outras). E o resultado traz diversas surpresas - algumas um tanto desagradáveis, diga-se de passagem.
A homenagem começa com o clássico "Battery", porrada do antológico álbum "Master os Puppets". A gravação tem Eric A.K. (Flotsam & Jetsam) no vocal, Mike Clark (Suicidal Tendencies) na guitarra, Robert Trujillo (ex-Suicidal Tendencies e hoje no Metallica) no baixo e Dave Lombardo (Slayer/Grip INC.) na bateria. O quarteto estrelado fez bonito e executou "Battery" com peso e velocidade, garantindo uma releitura muito interessante.
Na seqüência, Joey Belladonna (vocal - Anthrax), Bruce Kulick (guitarra - Kiss), Marco Mendoza (baixo - Thin Lizzy) e Eric Singer (bateria - Kiss) trazem "Sad but True". Outra grande interpretação, que proporciona uma saudável oxigenada ao hit metálico que ajudou a tornar o "Black Album" um verdadeiro fenômeno comercial.
A faixa 3 é "Welcome Home (Sanitarium)", outra pancada do histórico álbum "Master os Puppets". Whitfield Crane (vocal - Ugly Kid Joe/Life Of Agony), John Marshall (guitarra - Metal Church), Scott Ian (guitarra - Anthrax), Tony Levin (baixo - King Crimson/Liquid Tension Experiment) e Mickey Dee (bateria - Mötörhead) capricharam no peso e no clima sombrio para marcar outro golaço nessa singela homenagem ao Metallica.
"The Unforgiven" é o primeiro escorregão do CD. Vernon Reid (guitarra - Living Colour), Tony Franklin (baixo - Blue Murder/Whitesnake) e Frankie Banali (bateria - Quiet Riot/W.A.S.P.) até seguram a parte instrumental com alguma categoria, mas a performance de Doug Pinnick (King's X) ao microfone deixa bastante a desejar. Na tentativa de "inovar" a linha de voz, com direito a vocais duplos e gritinhos duvidosos, Doug Pinnick acaba comprometendo por inteiro a balada.
O petardo seguinte é "The Thing That Should Not Be", que faz jus ao nome e, definitivamente, "não deveria ser". O vocal de John Garcia (Kyuss) se enquadra tão bem à canção quanto uma azeitona numa salada de frutas. Kurdt Vanderhoof (guitarra - Metal Church) e Jeff Pilson (baixo - Dokken) também não garantem performances dignas de nota. Mas merece registro a leitura de Jason Bonham (bateria - Jason Bonham Band) ao trabalho de Lars Ulrich.
"Enter Sandman", felizmente, dá uma levantada na qualidade do disco e demove você da idéia de apertar "Eject" no CD player e devolver o álbum à loja. Por sinal, a qualidade da faixa é um reflexo fiel da categoria de seus executores: Burton C. Bell (vocal - Fear Factory), John Christ (guitarra - Danzig), Robert Trujillo (de novo) e o legendário Tommy Aldridge (bateria - Thin Lizzy/Whitesnake/Ted Nugent) revisitaram o hit com energia e criatividade.
Outra boa nova do tributo é "Whiplash", uma das melhores faixas do CD. Billy Milano (vocal - SOD/MOD), Scott Ian (de novo), Phil Soussan (baixo - Ozzy Osbourne) e Vinny Appice (bateria - Black Sabbath) conseguiram reviver o clima agressivo e cheio de energia daquele Metallica de "Kill 'Em All" (impossível não ter saudades...), fazendo um cover de dar orgulho aos admiradores dos bons e velhos Bay Area Thrashers.
A faixa 8 é "Nothing Else Matters", executada por Jon Oliva (vocal - Savatage), Bob Balch (guitarra - Fu Manchu), Lemmy Kilmister (baixo - Mötörhead) e Gregg Bissonette (bateria - David Lee Roth). A música está longe de comprometer, com destaque para a boa performance de Jon Oliva ao microfone. Mas é uma pena que os produtores do tributo não tenham atribuído o vocal a Lemmy, que acaba apagado no baixo. Sem dúvida, com Lemmy cantando, "Nothing Else Matters" ficaria, no mínimo, mais interessante.
"Seek and Destroy" é outro tesouro escondido de "Metallic Assault - A Tribute to Metallica", brigando cabeça a cabeça com "Whiplash" pelo lugar mais alto do pódio. Novamente, a escolha feliz do line-up garantiu o sucesso da faixa: Chuck Billy (vocal - Testament), Jake E. Lee (guitarra - Ozzy Osbourne/Badlands), Jimmy Bain (baixo - Dio/Rainbow) e Aynsley Dunbar (bateria - Whitesnake/UFO/Zappa) dão um show de pulso e energia, numa interpretação digna de registro e muito respeito. Chuck Billy, aliás, mostra (mais uma vez) por que é um dos grandes nomes do thrash metal.
É uma pena que o fecho do CD seja tão ruim. E logo em "For Whom the Bell Tolls", que é uma das faixas mais ricas e emblemáticas de todo o repertório do Metallica. Mais uma vez, a parte instrumental até não compromete, graças às atuações de Al Pitrelli (guitarra - Megadeth/Savatage), Tony Franklin (baixo - Blue Murder/Whitesnake) e Aynsley Dunbar (bateria - Whitesnake/UFO/Zappa). Mas o vocal, de Eric Bloom (Blue Öyster Cult), chega a ser ridículo. Parece coisa de karaokê. Bloom e toda a sua história - afinal, o Blue Öyster Cult é uma banda lendária - não mereciam uma passagem como essa. Lamentável.
Apesar da qualidade questionável de algumas faixas, "Metallic Assault - A Tribute to Metallica" é um interessante item de coleção, especialmente para os fãs de Metallica e/ou dos diversos músicos de renome que participaram dessa homenagem.
Tracklist e Line-up:
1. Battery - Eric A.K./Mike Clark/Robert Trujillo/Dave Lombardo
2. Sad But True - Joey Belladonna/Bruce Kulick/Marco Mendoza/Eric Singer
3. Sanitarium - Whitfield Crane/John Marshall/Scott Ian/Tony Levin/Mickey Dee
4. The Unforgiven - Doug Pinnick/Vernon Reid/Tony Franklin/Frankie Banali
5. The Thing That Should Not Be - John Garcia/Kurdt Vanderhoof/Jeff Pilson/Jason Bonham
6. Enter Sandman - Burton C. Bell/John Christ/Robert Trujillo/Tommy Aldridge
7. Whiplash - Billy Milano/Scott Ian/Phil Soussan/Vinny Appice
8. Nothing Else Matters - John Oliva/Bob Balch/Lemmy Kilmister/Gregg Bissonette
9. Seek & Destroy - Chuck Billy/Jake E. Lee/Jimmy Bain/Aynsley Dunbar
10. For Whom The Bell Tolls - Eric Bloom/Al Pitrelli/Tony Franklin/Aynsley Dunbar
Gravadora: Eagle Records (ST2 Records)
Produção: Bob Kulick e Bruce Bouillet
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps