Resenha - Hammerfall - Threshold
Por Rafael Carnovale
Postado em 03 de dezembro de 2006
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Me lembro de ter escrito anteriormente que o Hammerfall é dotado de um espírito oitentista impressionante, já que seus lançamentos ocorrem com intervalos de dois anos no máximo. E novamente ratifico o que foi dito, já que este novo "Threshold" é lançado com intervalo de apenas um ano do bom "Chapter V: Unbent, Unbowed, Unbroken".
Hammerfall - Mais Novidades
A banda, como ninguém, está aprendendo a se soltar das amarras do metal melódico e buscar para si o que fazem melhor: seu metal cru e agressivo com pitadas de Accept e Judas Priest. Aos poucos vão moldando sua sonoridade de modo a não surpreender os fãs, e ao mesmo tempo mostrar evolução a cada lançamento.
A faixa título surge pomposa, com as boas guitarras de Stefan Elmgren e Oscar Dronjak aliadas aos vocais mais agressivos e contidos de Joacin Cans (sem alguns exageros de outrora).
"The Fire Burns Forever" é mais "speed", com os coros a lá Accept que Oscar e Stefan sempre fazem ao vivo, e Joacin novamente explorando ramos mais agressivos e tons médios na voz, com ótimos resultados.
"Rebel Inside" traz um leve flerte com o hard, enquanto que "Natural High", o primeiro single (que como é costume da banda saiu num EP antecedendo o CD) já traz guitarras com toques de Iron Maiden e uma levada contagiante. Vale citar o trabalho preciso e correto de Magnus Rosén (um dos maiores baixistas do metal da atualidade, mas que no Hammerfall faz apenas o básico) e Anders Johansson, preciso e técnico.
Mas quem pensa que este CD é apenas mais do mesmo se engana: a levada mais lenta de "Dark Wings, Dark Woods" impressiona (a considero uma das melhores do CD, sem medo de errar), o andamento épico e cadenciado de "Carved In Stone" mostra um Hammerfall mais ousado do que de costume e "Genocide" se destaca pelas boas guitarras de Stefan, cada vez mais importante no processo de composição da banda (é dele a excelente instrumental "Reign Of The Hammer".
O Hammerfall de outrora ainda aparece vigoroso e potente em faixas como "Howlin’ With The Pac" e "Shadow Empire". "Titan" encerra o álbum em grande estilo, deixando claro que a banda ainda tem muito a oferecer.
Um grande momento, um CD inspirado, e de longe a prova de que as bandas européias de metal cada vez mais partem para rumos interessantes e enigmáticos. O melhor da banda? Na modesta opinião deste que vos escreve, sim... agora resta esperar a turnê brasileira!
Site Oficial: http://www.hammerfall.net
Nuclear Blast/Laser Company – 2006 (Nacional)
Faixas:
Threshold
The Fire Burns Foreer
Rebel Inside
Natural High
Dark Wings, Dark Woods
Howlin’ With The Pac
Shadow Empire
Carved In Stone
Reign Of The Hammer
Genocide
Titan
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
Eluveitie, Soilwork e Kanonenfieber se apresentarão no Bangers Open Air 2027
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Vocalista do Sex Pistols detona o visual "clichê" dos punks: "Sempre fui contra"
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
Nightwish tem novas músicas, mas só volta em 2028, afirma Tuomas Holopainen
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A canção do Led Zeppelin que Geddy Lee usa para mostrar o talento de John Paul Jones
A banda que mais fez shows de abertura para os Beatles em todos os tempos
As quatro bandas de rock nacional que são as favoritas de Bento Hinoto dos Mamonas
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



