Resenha - Peace Through Superior Firepower - Cradle Of Filth
Por Rodrigo Simas
Postado em 01 de novembro de 2006
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em abril de 2005, no Elysée Montmartre, em Paris, a entidade conhecida como Cradle Of Filfh (como o próprio encarte os denomina) fez o show gravado para esse DVD, intitulado "Peace Through Superior Firepower".
Cradle Of Filth - Mais Novidades
Depois das constantes mudanças de formação – hoje, apenas Dani Filth se mantém do grupo original – a banda parece ter se recuperado plenamente com dois bons CDs consecutivos: "Damnation and a Day" (2003) e "Nymphetamine" (2004), e uma extensa turnê mundial que chegou a passar pelo Brasil.
O set list, muito bem escolhido (mesmo que infelizmente só uma música – "Thirteen Autumns and a Widow" - do excelente Cruelty and The Beast esteja presente), cobre praticamente toda carreira destes ícones do mainstream do Black Metal. Não faltam as ótimas "Gilded C*nt" (que abre o show após a intro "Satyriasis"), "Mannequin", "A Gothic Romance" e a clássica "The Forest Whispers My Name".
Mas já que a resenha é sobre o DVD, paramos em alguns pontos cruciais que prejudicam bastante o produto final. É bem verdade que o Cradle Of Filth é muito mais interessante em estúdio, já que os vocais de Dani Filth perdem muito ao vivo, soando mais crus e sem todos os efeitos e camadas que seriam realmente impossíveis de serem reproduzidos no show. Isso sem contar com todos arranjos grandiosos que parecem extremamente simplificados durante a apresentação.
O som em 5.1, que hoje em dia é um dos grandes diferenciais dos DVDs, é pobre, a mixagem é ruim e a bateria (principalmente os bumbos) cobrem quase todos os outros instrumentos, deixando as guitarras num segundo plano. Quase é melhor assistir o show usando o som "normal" 2.0.
Qualidade sonora à parte, as imagens também não ajudam. A resolução não é legal, a edição é fraca e dificilmente quem não é fanático pela banda vai conseguir assistir o show completo sem ficar cansado no meio. As luzes parecem não terem sido pensadas para a gravação, já que elas "brigam" diversas vezes com a imagem (a maioria das bandas tem um cuidado mais do que especial na hora de arrumar a iluminação para uma gravação desse porte) e conseguem piorar o resultado que já não estaria perto do ideal.
Nos extras, algumas coisas legais, como dois documentários (um no estúdio e outro numa sessão de autógrafos) e clipes de diversas músicas: destaque para o bem produzido "Nymphetamine", com participação da cantora Liv Kristine (que gravou a original) e para o vídeo de "Her Ghost In The Fog".
No final fica a impressão de que a performance é boa, os músicos desempenham bem seus papéis (o baterista Adrian Erlandsson é uma máquina de torturar a bateria) e as músicas têm qualidade de sobra (é só ouvir todos CDs de estúdio), mas tudo é prejudicado pela qualidade técnica da produção do DVD.
Poderia até entrar na discussão se todos aqueles teatros nas músicas são válidos ou não (já que volta e meia acontece alguma coisa, desde pessoas vestidas com fantasias toscas de demônios dançando no palco, até uma mulher se balançando numa corda), mas provavelmente os fãs devem gostar e fica a critério do gosto de cada um.
Mas que o Cradle merecia um produto com bem mais qualidade, isso merecia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
A música cheia de raiva e frustração que "comprou" a casa de Phil Collins
Slash comenta o álbum setentista que marcou "o fim do rock como conhecíamos"
Bruce Dickinson explica por que não torce para nenhum time de futebol

Ex-integrantes do Cradle of Filth levam Dani Filth aos tribunais
Para Dani Filth, Ghost reúne tudo o que há de legal no heavy metal



