Resenha - Out In The Cold - Oliver Hartmann
Por Henrique Guilherme Steigel
Postado em 09 de outubro de 2006
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Oliver Hartmann (ex- vocalista da banda At Vance) lança seu primeiro álbum solo. E eis que o alemão nos brinda com muitas surpresas. Primeiramente, abriu mão de guitarrista e ele próprio assumiu o instrumento (para quem não sabe, nascido em 1970, começou a ter aulas de guitarra aos 10 anos), além dos teclados. Em segundo lugar a sonoridade de "Out in the Cold", passa longe da que o consagrou como uma das melhores vozes da atualidade, em sua passagem pela banda de heavy metal At Vance.

Aqui temos um Hard Rock, com influências de AOR e flertes com o pop. Não seria exagero dizer que se aproxima muito de Whitesnake em vários momentos dos seus 52 minutos. Ouvimos essa influência em músicas como a abertura "Alive Again" e "What If I", ambas com atmosfera positiva e contagiante, e na faixa título "Out in the Cold", essa mais cadenciada.
O álbum passa também por momentos mais melancólicos como na psicodélica "Brazen", e nas belas baladas "I Will Carry On" e "The Journey", com a contribuição dos sempre competentes arranjos de Miro.
Os solos são um destaque positivo do álbum, onde Oliver Hatmann opta por fazer muito com pouco. Temos solos sem pirotecnia, mas com muito feeling e pegada. Já a voz é a mesma de sempre: rasgada, poderosa e se saindo bem tanto em tons mais graves quanto em tons mais agudos (utilizados com inteligência em backing vocals sempre bem encaixados).
Completam o time os também alemães Bodo Schopf (bateria) e Armin Donderer (baixo), que formam uma cozinha precisa e coesa. A produção e mixagem são de Sasha Paeth (Rhapsody, Kamelot, Angra, Edguy) e mais uma vez esse também alemão nos brinda com uma sonoridade cristalina, com todos os instrumentos bem balanceados e integrados.
Com lançamento no Brasil pela Encore Records este álbum pode decepcionar aqueles que esperavam semelhança com a sonoridade do At Vance (banda que o consagrou) e nos projetos em que participou, como na metal opera "Avantasia" (de Tobias Sammet, Edguy), em que interpretou Pope Clemens IIX, sendo um dos destaques desse álbum.
Agora se você é fã da voz rasgada do moço e curte um bom hard rock, essa é uma bela surpresa e item obrigatório.
Músicas:
1. Alive Again 4:12
2. Out In The Cold 3:52
3. Brazen 4:44
4. The Same Again 3:52
5. I Will Carry On 4:55
6. What If I 3:52
7. How Long 4:23
8. The Journey 4:09
9. Who Do You Think That You Are 3:54
10. Listen To Your Heart 3:47
11. Can You Tell Me Where Love Has Gone 4:31
12. Into The Light 6:13
Músicos:
Oliver Hartmann (vocals, guitar, keyboards)
Armin Donderer (bass)
Bodo Schopf (drums)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vídeo do Machine Head é citado pela Louder como um dos melhores da história do nu metal
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
O vazio deixado pelo Edguy
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
Mike Patton escreveu as letras do álbum "The Real Thing" em menos de duas semanas
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
Tom G. Warrior revela a banda que ninguém imagina ter influenciado o Celtic Frost
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
5 músicas que separam quem apenas ouve metal de quem realmente vive o gênero
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Alice Cooper lista três bandas que todo jovem músico deve ouvir
A banda pouco conhecida que por pouco não se tornou um grande nome do metal mundial
O significado do trecho do "Pai Nosso" que batiza "Hallowed Be Thy Name" do Iron Maiden



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



