Resenha - Out In The Cold - Oliver Hartmann
Por Henrique Guilherme Steigel
Postado em 09 de outubro de 2006
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Oliver Hartmann (ex- vocalista da banda At Vance) lança seu primeiro álbum solo. E eis que o alemão nos brinda com muitas surpresas. Primeiramente, abriu mão de guitarrista e ele próprio assumiu o instrumento (para quem não sabe, nascido em 1970, começou a ter aulas de guitarra aos 10 anos), além dos teclados. Em segundo lugar a sonoridade de "Out in the Cold", passa longe da que o consagrou como uma das melhores vozes da atualidade, em sua passagem pela banda de heavy metal At Vance.

Aqui temos um Hard Rock, com influências de AOR e flertes com o pop. Não seria exagero dizer que se aproxima muito de Whitesnake em vários momentos dos seus 52 minutos. Ouvimos essa influência em músicas como a abertura "Alive Again" e "What If I", ambas com atmosfera positiva e contagiante, e na faixa título "Out in the Cold", essa mais cadenciada.
O álbum passa também por momentos mais melancólicos como na psicodélica "Brazen", e nas belas baladas "I Will Carry On" e "The Journey", com a contribuição dos sempre competentes arranjos de Miro.
Os solos são um destaque positivo do álbum, onde Oliver Hatmann opta por fazer muito com pouco. Temos solos sem pirotecnia, mas com muito feeling e pegada. Já a voz é a mesma de sempre: rasgada, poderosa e se saindo bem tanto em tons mais graves quanto em tons mais agudos (utilizados com inteligência em backing vocals sempre bem encaixados).
Completam o time os também alemães Bodo Schopf (bateria) e Armin Donderer (baixo), que formam uma cozinha precisa e coesa. A produção e mixagem são de Sasha Paeth (Rhapsody, Kamelot, Angra, Edguy) e mais uma vez esse também alemão nos brinda com uma sonoridade cristalina, com todos os instrumentos bem balanceados e integrados.
Com lançamento no Brasil pela Encore Records este álbum pode decepcionar aqueles que esperavam semelhança com a sonoridade do At Vance (banda que o consagrou) e nos projetos em que participou, como na metal opera "Avantasia" (de Tobias Sammet, Edguy), em que interpretou Pope Clemens IIX, sendo um dos destaques desse álbum.
Agora se você é fã da voz rasgada do moço e curte um bom hard rock, essa é uma bela surpresa e item obrigatório.
Músicas:
1. Alive Again 4:12
2. Out In The Cold 3:52
3. Brazen 4:44
4. The Same Again 3:52
5. I Will Carry On 4:55
6. What If I 3:52
7. How Long 4:23
8. The Journey 4:09
9. Who Do You Think That You Are 3:54
10. Listen To Your Heart 3:47
11. Can You Tell Me Where Love Has Gone 4:31
12. Into The Light 6:13
Músicos:
Oliver Hartmann (vocals, guitar, keyboards)
Armin Donderer (bass)
Bodo Schopf (drums)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Stevie Young, guitarrista do AC/DC, é internado na Argentina
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Geoff Tate rasga elogios a Todd La Torre, seu substituto no Queensryche; "Um cantor maravilhoso"
O hit de Raul Seixas que fala sobre roubo de terras e critica governo militar de Geisel
Andreas Kisser apresenta cinco álbuns essenciais para conhecer o Heavy Metal
O que aconteceria "se as bandas de metal mandassem no mundo" segundo Bruce Dickinson


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



