Resenha - Winter Wake - Elvenking
Por Rafael Duarte
Postado em 09 de outubro de 2006
É certo que a Itália é um dos berços da música ocidental. A ópera floresceu no país como em nenhum outro canto do mundo no período do renascimento, que teve início no século XIV e perdurou até o século XVI. Mas afastados dos grandes salões, onde esta arte erudita era tocada para as classes mais nobres, crescia também um movimento popular de música folclórica, com canções descontraídas, sem o esplendor das cantoras líricas, mas com a alegria de um povo que cantava as desventuras de seus dias.

Músicos italianos de todos os estilos aproveitam estas influências para compor, e no caso do heavy metal, a mistura dos elementos trouxe bons frutos vindos do país. Se de um lado temos um Luca Turilli, liderando orquestrações monumentais no Rhapsody, inspirado pelas óperas italianas e pelos compositores conterrâneos famosos mundialmente, de outro temos o Elvenking, miscigenando as características dos compositores anônimos das ruas com o metal e apostando na sonoridade que fez dos ingleses do Skyclad uma cultuada banda.
Infelizmente, ao contrário dos ingleses, os garotos do Elvenking sofrem de um pequeno problema de originalidade, apostando em obviedades e fórmulas traçadas desde o começo da banda. Em um terceiro trabalho, o recém lançado "Winter Wake" (2006, AFM Records), é possível notar evolução técnica e maturidade na produção, que só têm melhorado desde os últimos dois álbuns. A volta de Damnagoras mostra como as canções são iguais e que o lançamento anterior, "Wyrd", só soou diferente porque foi gravado com um outro cantor, Kleid.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Mas quem disse que uma banda neste estilo precisa ser original para ser boa? O Elvenking consegue fazer de "Winter Wake" um disco empolgante. Com os vocais de Damnagoras intercalando-se com os guturais e as melodiosas vozes femininas, surgem momentos interessantes, que combinam perfeitamente o contraste do som distorcido das guitarras com o aveludado dos violinos.
As bases de guitarra compostas por Aydan continuam simples e sem demasiadas extravagâncias, mostrando a sua eficiência, deixando para o violino de Elyghen as maiores responsabilidades nos enfeites dos arranjos. As quatro cordas traçam a melodia das músicas. O baixista Gorlan e o baterista Zender completam a banda, que consolidou um forte instrumental, tornando a saída de Jarpen, o antigo guitarrista e um dos criadores, menos lamentável. Provavelmente ele faz falta apenas nas apresentações ao vivo, principalmente nos solos de guitarra.
As faixas trazem um misto de peso e melodia, provinda da supracitada união de violinos com guitarras, um clima que permeia todas as faixas do álbum. Bons momentos podem ser escutados em "Rats Are Following", cuja introdução bem reflete esta característica da banda. Em "On the Morning Dew" é possível ainda escutar um misto de violões e violinos numa faixa que irá soar, junto com "Disillusions Reel", como boa música folk, que poderia ser tocada em algum pub por músicos tradicionais.
Deveriam ter tratado a faixa título do álbum com maior esmero, já que conta com a participação especial de Schmier, do Destruction; ao tentar levar uma pegada mais thrash, acabaram deixando que soasse como um apanhado de clichês do heavy metal, compilados numa faixa cuja introdução mais lembra a dupla russa Tatu.
Não se surpreenda quem encontrar como faixa bônus de "Winter Wake" uma regravação de "Penny Dreadful", do Skyclad, muito parecida com a original, apenas para confirmar as influências desses garotos que devem estar felizes pela vitória italiana na Copa do Mundo, apesar de a música do duo americano White Stripes ter dominado as ruas do país como hino da vitória.
Outras resenhas de Winter Wake - Elvenking
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
Metallica reúne mais de 90 mil pessoas no primeiro show de 2026
A banda que definiu os EUA nos anos 1960, segundo Robert Plant
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
Red Hot Chili Peppers transformam décadas de hits em negócio bilionário ao vender catálogo
Glenn Hughes não pretende fazer novos álbuns no formato classic rock
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Dave Mustaine descarta ex-membros em turnê e cita "coisas horríveis" ditas por eles
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
A canção dos Beatles tão ruim que Paul McCartney acha que "nunca deveria ser ouvida"
Freddie Mercury: um relato detalhado sobre as suas últimas horas
A resposta de Lobão após João Gordo o questionar sobre apoio a Jair Bolsonaro

Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
