Resenha - Clayman (Deluxe Edition) - In Flames
Por Clóvis Eduardo
Postado em 30 de agosto de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O In Flames hoje está diferente. Mais moderninho e menos autêntico do que em 1999, após justamente ter lançado um dos melhores discos da carreira: Clayman.
Que boa idéia teve a Laser Company de relançar o disco aqui no Brasil em 2006. Após alguns anos sem ver a bolachinha nas prateleiras brazucas sem o adesivo "importado", este discasso está em nossas mãos por um preço bem mais atrativo do que os gringos. O grande erro cometido pela gravadora foi modificar a arte gráfica da capa e contra capa, o que tirou um grande atrativo do presente. E não foi só deste, já que outros álbuns como Colony, Whoracle e até de outras bandas ganharam molduras acinzentadas.
Mas como o disco é para ouvir e não pra ficar só olhando, saltamos já para o CD que contém grandes hits da carreira dos suecos. "Pinball Map" muito utilizada nos shows se junta a várias outras grandes composições da turma de Jesper, Anders, Peter, Bjorn e Daniel. O grande pula-pula "Only For The Week", a melodiosa "Square Nothing" e a rápida faixa título são mais motivos para se admirar o Death Melódico do quinteto de Gotemburgo.
Além dos sucessos que os fãs pedem tanto nos shows, uma outra renca de músicas boas pode ser mencionada. "Satelites And Astronauts", "Swin" e "Suburban Me" fazem jus ao estilo forte da banda. Todas com solos excepcionais e riffs encantadores. Anders Fridén e seu vocal meio gritado, meio gutural estava em perfeita forma. Era esta a fase que a banda deveria ter perseguido e mantido, depois de atingir o estrelato.
Tão bom disco animou o In Flames para que em turnê no Japão, dois anos depois da gravação do disco, gravasse o primeiro registro ao vivo. Não tão bem feito como o lançamento excepcional de 2005, "Used and Abused - In Live We Trust".
Outro motivo que me leva a admirar a banda é justamente ter feito no mesmo ano (segundo o registro da própria banda!), o lançamento dos seus dois melhores discos. Afinal, o "Colony" também nasceu em 1999. Parece que tanta criatividade ao final do milênio deu uma "esvaziada", no poderio criativo de Jesper e sua turma.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
O dia em que Anthony Kiedis foi expulso do Red Hot e como isso acabou salvando sua vida
A canção dos anos 60 que James Hetfield disse ser uma verdadeira aula de riff no rock
Depois de mais de quarenta anos, vendas de discos de vinil nos EUA superam US$ 1 bilhão
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
A música que nasceu para zoar canções cafonas e se tornou uma ótima balada triste e pesada
A resposta de Rafael Bittencourt ao ser questionado se prefere Shaman ou Almah
O dia que Freddie Mercury namorou motorista brasileiro da TV Globo e foram ao La Mole



In Flames finaliza gravações de seu próximo disco de estúdio
In Flames se apresentará em São Paulo no dia 23 de abril; ingressos estão à venda
Playlist - 50 músicas que provavelmente serão tocadas no Bangers Open Air 2026
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



