Resenha - End of an Era - Nightwish
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 13 de julho de 2006
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muito se especulou sobre a possibilidade desse lançamento. O Nightwish, através de Tuomas Holopainen, afirmou ter encontrado dificuldades contratuais com o empresário e marido de Tarja Turunen, o que impossibilitaria o lançamento tanto do CD como do DVD "End of an Era". Mas, felizmente, os fãs da banda podem agora ter em sua coleção mais essa memorável apresentação, independentemente de ser a última com Tarja nos vocais.
Não poderia ter sido escolhido um nome melhor para álbum. "End of an Era" representa com bastante fidelidade a importância desse disco. É o fim de uma era, é o fim de anos de glorioso sucesso. Tarja Turunem é a identificação do Nightwish para muitos, e será muito difícil, nos primeiros momentos, aceitar uma substituta de tamanho carisma e de tamanha qualidade como cantora. Mas de qualquer forma, é impossível negar que o Nightwish sempre foi um exemplo de banda em cima do palco. A banda sempre foi um exemplo tanto de profissionalismo como de perfeição. E com o "End of an Era" a coisa não é diferente. Estamos diante de um disco sensacional.
Quem aqui no Brasil presenciou a turnê de "Once", ou uma das apresentações da banda no festival Live n’ Louder, irá deliciar-se com as músicas desse ao vivo. Lá estão as "novas" "Dark Chest of Wonders", e "Planet Hell", sendo essa última, perfeita para os shows da banda, um dos melhores momentos da apresentação, sem dúvida. É aqui que temos a união perfeita entre a voz de Tarja com a de Marco Hietala, que para mim sempre foi muito marcante dentro do Nightwish, muito mais como vocalista do que como baixista. Depois de faixas como "Ever Dream", "The Kinslayer" e "The Phantom of the Opera", temos um dos momentos mais esperados da apresentação: a música "The Siren", apontada por muitos como um dos destaques de "Once", e que por muito tempo ficou de fora dos shows. E aqui nesse "End of an Era", é a perfeita oportunidade para conferirmos ela ao vivo. Depois de "Sleeping Sun", Tarja deixa o palco para o cover da noite. E se por muito tempo a música escolhida da turnê foi "Symphony of Destruction", do Megadeth, para os últimos shows da turnê a escolhida foi uma do Pink Floyd. "High Hopes" pode ter ficado um pouco estranha na opinião de muitos, pode até não agradar tantos outros, mas é uma faixa cadenciada e muito boa para a voz de Hietala. Dando continuidade, temos "Bless the Child" e fechando o primeiro CD, "Wishmaster", o grande clássico do Nightwish.
Abrindo o segundo CD, temos "Slaying the Dreamer", mais uma faixa dos dois últimos álbuns do Nightwish – o que confirma a minha teoria – de a banda ter se tornado gigante a partir de 2002. Outro momento esperado é a faixa seguinte, "Kuolema Tekee Taiteilijan", uma balada cantada em finlandês e que também foi incluída apenas nesses últimos shows da turnê. "Nemo", o ‘hit’ de "Once" dá seqüência ao show, enquanto que "Ghost Love Score" vem logo após, sendo para mim, um dos momentos mais esperados. Um exemplo claro de maturidade musical de Tuomas como compositor, e um exemplo claro de excelência do Nightwish como banda. "Stone People" não é uma música nova, mas trata-se de uma introdução para "Creek Mary’s Blood", outra novidade no ‘set’ desse show especial. E, para fechar a apresentação com chave de ouro, "Over the Hills and Far Away" e outro ‘hit’, "Wish I Had an Angel".
Com tantas ótimas composições e com uma apresentação digna de um ícone do metal contemporâneo, o Nightwish não merece outra nota que não seja um dez. Um lançamento impecável, um registro histórico do que foi uma das mais competentes bandas de metal melódico. Aguardamos agora, o novo Nightwish, a nova vocalista e um novo álbum. O que podemos esperar? Ainda é cedo para perguntar, e ainda mais cedo para responder.
Site oficial: www.nightwish.com
Line-up:
Tarja Turunen (vocal);
Emppu Vuorinen (guitarra);
Marco Hietala (baixo/vocal);
Tuomas Holopainen (teclado);
Jukka Nevalainen (bateria).
CD 1:
01. Dark Chest of Wonders
02. Planet Hell
03. Ever Dream
04. The Kinslayer
05. The Phantom of the Opera
06. Siren
07. Sleeping Sun
08. High Hopes
09. Bless the Child
10. Wishmaster
CD 2:
01. Slaying the Dreamer
02. Kuolema Tekee Taiteilijan
03. Nemo
04. Ghost Love Score
05. Stone People
06. Creek Mary’s Blood
07. Over the Hills and Far Away
08. Wish I Had an Angel
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana


Anette Olzon volta ao Brasil ano que vem para shows com orquestra e coral
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Os 25 maiores álbuns de metal lançados após o ano 2000, em lista da Loudwire
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


