Resenha - Rock'N'Roll (2-Disc Deluxe Expanded Edition) - Motorhead
Por Rodrigo Werneck
Postado em 01 de julho de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o grande retorno comercial do álbum "Orgasmatron", lançado em 1986, o Motörhead se viu confrontado com o terrível do paradigma advindo do sucesso: repetir a fórmula, ou correr o risco de tentar inovar? A opção foi pela segunda alternativa, e em 1987 lançaram "Rock’N’Roll", agora sendo relançado pela Sanctuary na série de edições remasterizadas e expandidas do grupo.
Motorhead - Mais Novidades
Convidados no início de 1987 a participar da gravação do filme "Eat The Rich" e também de sua trilha sonora, Lemmy Kilmister (que viveu o personagem "Spider") e o resto do Motörhead viram abrir-se à sua frente novas oportunidades de atingir novos públicos (em especial, a nova geração de roqueiros). O filme era bobo, mas ajudou a emplacar a música "Eat The Rich", cujo videoclipe inclusive continha trechos do filme.
Apesar dos bons ventos que impulsionavam a banda, o baterista Pete Gill deixou a nau logo depois, sendo substituído por ninguém menos que... Philthy Animal Taylor, seu predecessor, e baterista da formação clássica do Motörhead. Junto a Taylor e a Lemmy (baixo, vocal), estava ainda a dupla de guitarristas Wurzel e Phil Campbell.
O novo disco foi inserido no que o Motörhead sabe melhor fazer: 35 minutos do mais puro rock’n’roll, tocado de forma visceral e pesada. E nada melhor e mais adequado que chamar o disco de "Rock’N’Roll". É só ouvir a faixa-título, que abre o CD, e também a que o fecha, "Boogeyman", para se notar que esse era o caminho que a banda buscava. É como o próprio Lemmy sempre definiu: o Motörhead está muito mais próximo a Little Richard e Chuck Berry que a Iron Maiden e Judas Priest, embora muitas vezes isso não pareça óbvio por serem sempre rotulados de banda de heavy metal ou de punk, ou algo na interseção de ambos.
E quais são os destaques do disco? Além das músicas já citadas acima, temos ainda "Stone Deaf In The USA", comumente presente em shows desde então, assim como "Dogs". Também presente está a ótima "All For You" e seu riff de guitarra cativante, a primeira "canção de amor" do Motörhead (não se engane, não é uma balada!).
Alguns detalhes interessantes: Wurzel e Phil Campbell, além de revezarem-se nos papéis de guitarrista solo e guitarrista base, tocaram slide guitar em diferentes músicas (Wurzel em "Stone Deaf" e Campbell em "Eat The Rich"). Em "Boogeyman", os 3 solos de guitarra foram tocados por Wurzel, Phil Campbell, e... Lemmy! Por fim, entre as músicas "Stone Deaf" e "The Wolf" há uma narração "engraçadinha" com forte sotaque inglês, feita por ninguém menos que Michael Palin, ex-integrante do genial grupo de comediantes inglês Monty Python!
Mas a festa não pára por aí. No segundo CD deste lançamento há muito material bônus, para alegria dos fãs. Começando, duas excelentes músicas que fizeram parte do lado B do single que continha "Eat The Rich" no lado A ("lados"... na época existia isso!): "Cradle To The Grave" e a longa "Just 'Cos You've Got The Power", com seus sete minutos e meio, andamento mais arrastado (não muito comum em composições do grupo), e solos bastante inspirados de ambos os guitarristas.
Completando o CD bônus, foi incluída a apresentação da banda na edição de 1986 do consagrado festival "Monsters Of Rock" inglês, que ocorria todo ano em Castle Donington (e que voltou a ocorrer, recentemente). Pete Gill ainda estava no conjunto nessa apresentação, que na realidade ocorreu ainda durante a turnê de divulgação do disco anterior, "Orgasmatron". O repertório bem escolhido, composto por um mix de clássicos do grupo e músicas – na época – mais recentes, fez com que o grupo literalmente roubasse o show. E é bom lembrarmos que estavam no lineup do festival artistas como Ozzy Osbourne, Scorpions e Def Leppard. Músicas como "Ace Of Spades" e "Bite The Bullet", em versões contando obviamente com dois guitarristas (diferentemente das originais) e num andamento mais rápido, se transformaram em dignos exemplos do mais característico thrash metal californiano... não fosse o Motörhead assumidamente uma banda de rock’n’roll pura e simplesmente.
Seguindo a norma dessa série de relançamentos remasterizados da obra do Motörhead, além da versão expandida contendo 2 CDs, a capa extra (tipo "cardboard slipcase") foi incluída, e o encarte é generoso com os fãs, contendo várias fotos que resgatam o espírito daqueles tempos de grande sucesso da banda (inclusive da participação no Monsters Of Rock), imagens de pôsteres, backstage passes, setlists, resenhas, capas de singles, etc., assim como texto mais uma vez brilhantemente escrito por Malcolm Dome.
E este disco fecha (infelizmente) a série de relançamentos da Sanctuary para o Motörhead... a não ser que consigam licenciar o lançamento de "1916", o que está sendo negociado no momento. Cruzem os dedos!
Tracklist:
CD 1 (original album)
1. Rock'N'Roll
2. Eat The Rich
3. Blackheart
4. Stone Deaf In The USA
5. The Wolf
6. Traitor
7. Dogs
8. All For You
9. Boogeyman
CD 2 (bonus tracks)
1. Cradle To The Grave (b-side single "Eat The Rich")
2. Just 'Cos You've Got The Power (b-side single "Eat The Rich")
Live At Monsters Of Rock – Castle Donington, UK, 16/08/1986:
3. Iron Fist
4. Stay Clean
5. Nothing Up My Sleeve
6. Metropolis
7. Doctor Rock
8. Killed By Death
9. Ace Of Spades
10. Steal Your Face
11. Bite The Bullet
12. Built For Speed
13. Orgasmatron
14. No Class
15. Motörhead
Website da banda: http://www.imotorhead.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
Nervosa anuncia turnê como atração principal na América do Norte para 2027
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
Amon Amarth anuncia novo álbum de estúdio, "The Allfather Awakens"
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
O dia que Rob Halford viu clipe do Pantera e foi até estúdio de TV para conhecer Dimebag Darrell
"Sinto falta de quem eu era antes da morte do meu pai", declara Kelly Osbourne

A opinião de Doro Pesch sobre "Ace of Spades", clássico do Motörhead
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O problema do Motörhead que Mikkey Dee afirma ter resolvido
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica


