Resenha - Bloom - Eric Johnson
Por Rodrigo Simas
Postado em 21 de junho de 2006
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de um hiato de 9 anos sem lançamentos (o último, Souvenirs, havia sido lançado apenas na Internet em 2003), Bloom é lançado cercado de ansiedade pelos fãs do artista e por músicos em geral. Considerado por muitos, um dos melhores guitarristas vivos do nosso tempo e um dos poucos que conseguiram criar um estilo próprio, Eric Johnson nos apresenta o novo trabalho como uma "diversa experiência musical". Para a empreitada ainda foram chamados os guitarristas Shawn Colvin e Adrian Legg como participações especiais, juntamente com os membros da sua banda atual.
O estilo melodioso do guitarrista é mostrado de cara na primeira faixa, a própria "Bloom", com um ótimo riff, solos marcantes e bonitas harmonias. "My Back Pages", cover de Bob Dylan, ganha nova roupagem, mas Johnson infelizmente não convence como cantor – problema que surge em outras músicas no decorrer da audição.
Divido em três partes: Prelude, Courante e Allemande, Bloom mostra toda virtuose de Johnson, com ênfase principal nas canções, cada parte refletindo um diferente clima, mostrando como vários estilos musicais podem ser adaptados com perfeição para o estilo único do guitarrista. A primeira, Prelude, marca o lado mais rock das 5 primeiras músicas, enquanto Courante traz a coleção de canções mais intimistas, meditativas. A terceira, Allemande, mais jazz, mas ainda relaxante e introspectiva.
O resultado final das 16 faixas, com destaque para as excelentes "Columbia", "12 to 12 Vibe", "Tribute to Jerry Reed" e "Magnetized", é bom, mas não chega a empolgar tanto quanto o esperado, principalmente se pensarmos no tempo "parado" e no nível do trabalho já feito por Johnson. Os fãs provavelmente vão aprovar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
"Você já trabalhou com um narcisista?": Chris Holmes lembra relação de trabalho no W.A.S.P.
A música do Rush que faz Geddy Lee ficar sem graça quando ele ouve no rádio
Jake E. Lee sentia-se como uma "nota de rodapé" na história de Ozzy Osbourne
Metallica x Megadeth: Kerry King escolhe sua favorita e explica o motivo
A resposta do Sepultura após Bruna Lombardi questionar se banda era a maior do Brasil
Slash, há anos sóbrio, sente falta de ficar chapado? Guitarrista do Guns responde
A curiosa resposta do Led Zeppelin após proposta para tocar no Rock in Rio


Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



