Resenha - Bloom - Eric Johnson
Por Rodrigo Simas
Postado em 21 de junho de 2006
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de um hiato de 9 anos sem lançamentos (o último, Souvenirs, havia sido lançado apenas na Internet em 2003), Bloom é lançado cercado de ansiedade pelos fãs do artista e por músicos em geral. Considerado por muitos, um dos melhores guitarristas vivos do nosso tempo e um dos poucos que conseguiram criar um estilo próprio, Eric Johnson nos apresenta o novo trabalho como uma "diversa experiência musical". Para a empreitada ainda foram chamados os guitarristas Shawn Colvin e Adrian Legg como participações especiais, juntamente com os membros da sua banda atual.
O estilo melodioso do guitarrista é mostrado de cara na primeira faixa, a própria "Bloom", com um ótimo riff, solos marcantes e bonitas harmonias. "My Back Pages", cover de Bob Dylan, ganha nova roupagem, mas Johnson infelizmente não convence como cantor – problema que surge em outras músicas no decorrer da audição.
Divido em três partes: Prelude, Courante e Allemande, Bloom mostra toda virtuose de Johnson, com ênfase principal nas canções, cada parte refletindo um diferente clima, mostrando como vários estilos musicais podem ser adaptados com perfeição para o estilo único do guitarrista. A primeira, Prelude, marca o lado mais rock das 5 primeiras músicas, enquanto Courante traz a coleção de canções mais intimistas, meditativas. A terceira, Allemande, mais jazz, mas ainda relaxante e introspectiva.
O resultado final das 16 faixas, com destaque para as excelentes "Columbia", "12 to 12 Vibe", "Tribute to Jerry Reed" e "Magnetized", é bom, mas não chega a empolgar tanto quanto o esperado, principalmente se pensarmos no tempo "parado" e no nível do trabalho já feito por Johnson. Os fãs provavelmente vão aprovar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
A banda de disco music que Tatiana Shmayluk, do Jinjer, adora
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O cantor favorito de Paul McCartney: "Nada chega perto em termos de brilhantismo"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Por que Casagrande precisou de escolta de psicóloga para participar de programa de Gordo?
David Gilmour relembra "coincidência extraordinária" em último encontro com Syd Barrett
Roger Waters x David Gilmour; Nick Mason revelou quem foi o culpado da treta



O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



