Resenha - On An Island - David Gilmour
Por Cleyton Lutz
Postado em 28 de maio de 2006
Após 22 anos, o guitarrista/vocalista do Pink Floyd, David Gilmour, gravou um novo trabalho solo. "On an Island" marca a volta do cantor a um estúdio, algo que não acontecia desde o álbum "Division Bell", ainda com o Pink Floyd. Contando com a participação de músicos como Robert Wyatt (ex-Soft Machine), Rick Wright (Pink Floyd) e da dupla Crosby e Nash (do trio Crosby, Still e Nash), o álbum é a empreitada mais ousada do cantor em sua carreira solo.
David Gilmour - Mais Novidades
O disco começa com ‘Castellorizon’. A música é uma viagem sonora com sons ambientes que remetem a uma ilha, seguida de uma passagem instrumental. É claro que não faltam as guitarras de Gilmour, sua marca registrada. A música serve de introdução para ‘On an Island’. É o fim da viagem e o começo de músicas mais centradas na melodia e bem tristes, é verdade. Com ‘The Blue’, a impressão é que a melancolia vai tomar conta do álbum – como o nome da música pode sugerir. Mas em seguida surge ‘Take a Breath’. Ao melhor estilo Pink Floyd com Syd Barret – só para ilustrar, Gilmour foi professor de guitarra de Barret – a faixa tem distorções e uma atmosfera que lembram os primórdios floydianos.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
‘Red Sky at Night’ é uma canção instrumental curta que serve de transição para ‘This Heaven’. Um bluezão desleixado que mostra a variação rítmica interessante criada pelo álbum. A faixa seguinte é ‘Then I Close My Eyes’. Apesar de se tratar de um belo instrumental, a música passa quase despercebida perante as demais músicas do gênero presente no disco. ‘Smile’ dispensa comentários. Escrita por Gilmour em parceria com sua esposa Polly Samson, a música entrou no DVD "David Gilmour in Concert", gravado em 2002. Com a ‘A Pocketful of Stones’ o disco começa a se encaminhar para o fim. Nesta canção, um tanto quanto surpreendente, o destaque é a combinação entre melodia e instrumentos de cordas. Interessantíssima. E o álbum se finaliza com ‘Where We Star’, uma música discreta, não faz jus à qualidade do disco.
Uma audição de "On an Island" soa interessante. O álbum mostra um Gilmour cada vez mais desvinculado do som do Pink Floyd dos tempos em que Roger Waters ainda estava na banda. Desde que o baixista saiu, Gilmour começou a moldar o som do Pink Floyd e da sua carreira solo a sua cara. Por vezes, ambos os sons se cruzam, sempre com "padrão David Gilmour de qualidade". "On an Island" está longe de ser uma revolução, mas mesmo com todas as diferenças, a voz de Gilmour e seus solos de guitarra nos colocam mais perto do Pink Floyd. E isso é muito bom!
Faixas:
1. Castellorizon (3:56)
2. On An Island (6:49)
3. The Blue (5:28)
4. Take A Breath (5:48)
5. Red Sky At Night (2:53)
6. This Heaven (4:26)
7. Then I Close My Eyes (5:29)
8. Smile (4:05)
9. A Pocketful of Stones (6:20)
10. Where We Start (6:46)
Gravadora: Sony
Ano: 2006
Produção: David Gilmour, Phil Manzanera e Chris Thomas
Músicos:
BJ Cole
Andy Newmark
Georgie Fame
David Crosby
Graham Nash
Jools Holand
Willie Wilson
Outras resenhas de On An Island - David Gilmour
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Prefiro morrer a tocar com eles novamente": a banda que não se reunirá no Hall of Fame 2026
Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
A banda com que ninguém suportava dividir estrada nos anos 70 - nem os próprios colegas de turnê
Rolling Stones lança o vídeo de "In The Stars", música de seu novo disco de estúdio
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
O momento mais surreal que Zakk Wylde vivenciou no dia do último show do Black Sabbath
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
Dois meses após sua morte, Phil Campbell é sepultado no País de Gales
O clássico que Brian May acha que o Queen estragou ao gravar; "Nunca gostei, para ser franco"
A jovem guitarrista que apagou vídeos após se cansar de comentários de homens mais velhos
A troca de afagos entre Kiko Loureiro e Angra nas redes sociais: "Agora eu quero mais"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Mötley Crüe anuncia box-set com os cinco primeiros discos em Picture LP ou CD
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
A dica sensual de Ney Matogrosso para Paulo Ricardo que revolucionou carreira do RPM
Avenged Sevenfold: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba
A música agitada que nasceu como balada romântica e se tornou um hit dos anos 90

Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
A música que, segundo David Gilmour, apontou o caminho que o Pink Floyd deveria tomar
A música da década de 1950 que David Gilmour chamou de perfeita: "É pura magia"
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível
