Resenha - Summers End - Autumn
Por Bruno Coelho
Postado em 23 de maio de 2006
O termo "gothic metal" tornou-se - graças ao surgimento de bandas como Nightwish, Within Temptation e Epica - um campo praticamente dominado por vocais líricos femininos. Tem sido tanta soprano pra cá, soprano pra lá, que bandas como o Type O' Negative e o Paradise Lost (fase Icon/Draconian Times) hoje parecem ser qualquer coisa, menos Gothic Metal. Bom, pelo que parece, alguém na Dinamarca resolveu dar uma reviravoltazinha na situação...

A banda Autumn, que lançou este Summers End em 2004 e só agora o tem solto em solo tupiniquim, conseguiu sacudir um pouco as coisas, graças ao estilo de canto adotado pela jovem e bela Nienke de Jong. Com vocais nada operísticos, a banda acabou me remetendo ao que há de mais recente no trabalho do The Gathering, mas isso apenas se tratando do direcionamento dos vocais. A última faixa, "Solar Wake", resume com perfeição esse ponto de vista. Trabalho de voz fantástico e longe da ópera!
Posta na mesa a surpresa e o maior diferencial da banda, partamos para uma análise diferente do trabalho - a da sonoridade geral da banda. Nesse quesito, esqueça também os flertes com o power/melodic metal de muitas das bandas ditas gothic metal surgidas nos anos 90. Não que eles sejam totalmente inexistentes (vide o refrão de "Silent Madness", a faixa título e a faixa "This Night"), bem como a presença de poucos vocais urrados (em algumas das faixas), mas digamos que a banda é mais simples sem ser mais pobre. Neste trabalho não há toda a pompa buscada por tantas outros grupos que surgiram seguindo o rastro do Nightwish. O tom épico diminui, os neoclassicismos e barroquismos se esvaem e um simples e puro bom gosto de tonalidade e temática gótica acaba por prevalecer... Afinal, o Gothic Metal começou assim! Mais sombrio, mais soturno, mais penumbra... Exemplo disso é o feliz casamento das letras e das harmonias pelo disco, como na boa "Vision Red".
Guitarras ultra competentes e criativas, um baixo preciso e um baterista que soa bastante pesado quando é de peso que se precisa, mostram o Autumn uma banda madura musicalmente e que parece ter um caminho promissor pela frente, principalmente se conseguirem escrever melodias e refrãos mais pegajosos. Talvez isso tenha faltado: o bom e velho "gancho" em cada música. Um disco muito agradável, daqueles que qualquer um consegue escutar de cabo a rabo sem torcer o bico, mas que tem dificuldade para grudar melodias na cabeça do ouvinte.
Como destaques, além da satisfação de encontrar uma banda de Gothic Metal mais tradicional, com vocais femininos não operísticos, temos a realmente apaixonante faixa título, "Lifeline", "Vision Red", "Whispering Secrets" e "Solar Wake".
Como ponto baixo temos o trabalho de estúdio, que poderia ter sido melhor e, definitivamente, a escolha dos timbres de teclado em algumas passagens - coisa que um melhor e mais experiente produtor ou um melhor e mais experiente tecladista resolvem fácil, fácil!
Um ótimo começo, dentro de uma área próxima da total saturação. Espero que ainda muito se ouça deste grupo realmente acima da média...
Mas, por favor, tirem esse tecladista daí! Cada timbre...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Rage confirma três shows no Brasil em maio
W.A.S.P. anuncia turnê tocando músicas dos quatro primeiros álbuns
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
Nova perícia privada contesta suicídio e diz que Kurt Cobain pode ter sido assassinado


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


