Resenha - Cosmopolitan Life - Al Di Meola & Leonid Agutin
Por Rodrigo Werneck
Postado em 04 de maio de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Al Di Meola é um guitarrista e violonista virtuoso, de talento reconhecido mundialmente e longa carreira nas praias do jazz, fusion e outros estilos. Mas quem é Leonid Agutin? Simplesmente um "rock star" russo, com grandes vendagens em sua terra natal. Eles estão juntos neste inusitado lançamento com o qual a Hellion nos brinda em edição digipack nacional.

Neste novo trabalho, a dupla se cercou de um time de competentes músicos, sendo que entre os baixistas destaca-se Anthony Jackson e, entre os bateristas, Vinnie Colaiuta. Além de saxofones, trompetes e outros instrumentos de sopro e cordas, e vocalistas de apoio. Já Leonid Agutin ficou responsável por teclados e violões e pelo vocal principal, na maior parte das vezes em inglês, mas por vezes cambando para versos em russo e até mesmo em português, como ocorre na faixa-título. Al Di Meola, é claro, assumiu a guitarra e mais violões, sendo o responsável por todos os solos.
A música presente no CD é basicamente um pop sofisticado, bastante agradável de se ouvir, num disco excepcionalmente bem arranjado e gravado. O bom gosto permeia toda a obra, sem exceções. As composições, todas de Agutin, são de um talento ímpar e curiosamente não nos remetem em momento algum à música russa, ficando sempre "presas" ao nosso lado do mundo, seja em influências latinas (notadamente cubanas), seja nas influências do jazz mais comercial norte-americano.
Um dos destaques é a faixa-título (cujo videoclipe, em formato MPG, está também incluído no CD), apesar da homenagem meio trôpega ao Brasil, pois se a letra nos é respeitosa (incluindo, como mencionado acima, passagens em português), o ritmo de rumba representa um equívoco freqüente de músicos estrangeiros, que em sua maioria desconhecem o que seja de fato samba ou bossa nova. A belíssima balada "Price To Learn", pontuada em toda sua extensão pelo violão muito bem colocado de Di Meola, é outro ponto alto do disco. "Smile" nos remete instantaneamente à sonoridade de Santana, e é até difícil de se acreditar que não seja o guitarrista mexicano a pilotar as 6 cordas nesta faixa, acompanhado pelo arranjo propositalmente percussivo. "If I’ll Ever Get A Chance..." é outra música de destaque, com diferentes sonoridades e bons solos de guitarra, enquanto que "Blue River" apresenta toda a complexidade e a sutileza do monstro Colaiuta, no comando das baquetas, um típico "colírio para os ouvidos".
Aliás, digno também de nota é que Al Di Meola evitou seus habituais abusos guitarrísticos, privilegiando a musicalidade e o sentimento em detrimento da técnica excessiva. Ponto para ele. Já Agutin possui bela e afinada voz, que sabe usar com esmero. Isso sem falar em seu talento como instrumentista, sendo que na última música do CD, "Shade Of Your World", chega a arriscar-se a solos de órgão e piano, com bom resultado.
Resumindo, um disco certamente recomendável àqueles que possuem um gosto musical eclético e aberto a novas sonoridades.
Tracklist:
1. Cuba Africa
2. Cosmopolitan Life
3. Nobody
4. Price To Learn
5. Tango
6. Smile
7. Portofino
8. If I’ll Get A Chance…
9. Blue River
10. Shade Of Your World
11. Cosmopolitan Life (video)
Site: www.dimeola-agutin.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
All Metal Stars BR lança vídeo apresentando versão de "Carry On"
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
"Nunca contratei um amigo para o Megadeth", diz Dave Mustaine
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor do que "Bohemian Rhapsody"
A linda música que é a "Imagine de Ozzy Osbourne"


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



