Resenha - Live in London - Testament
Por Fábio Faria
Postado em 05 de janeiro de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sempre fui condescendente com as bandas que anos após uma ruptura ou a substituição de um integrante, tomam a decisão de fazer uma reunião, seja ela para gravar material novo ou para sair em turnê. A razão não importa tanto, mesmo que seja só por dinheiro, já que aos olhos do fã o que interessa é ver seus ídolos tocando juntos, de preferência com a formação original.
Por isso, ao saber que o Testament se reuniu para está turnê apenas pelo fato do Anthrax ter feito a mesma coisa – veja mais detalhes nos extras do DVD – não fiquei totalmente desapontado. ‘Live in London’ documenta o show gravado no início de 2005, na capital inglesa, e trata-se do melhor registro ao vivo do Testament.
De fato é um privilégio poder assistir a formação original do Testament em ação pela primeira vez desde 1992 (quando gravaram o disco ‘The Ritual’), ou seja, o vocalista Chuck Billy, os guitarristas Eric Peterson e Alex Skolnick – este de cabelo curto e com uma mexa branca, parece o Kledir daquela famosa dupla gaúcha -, o baixista Greg Christian, e o baterista Louie Clemente – que toca somente na segunda parte do show. Antes dele é John Tempesta(Testament & White Zombie) quem comanda as baquetas.
No geral as turnês de reunião rendem registros interessantes de se ver, como neste DVD, uma vez que é contagiante perceber no rosto dos músicos a satisfação de estar novamente dividindo o palco com um antigo companheiro. Isso é o que se nota a todo instante neste ‘Live in London’ e ganha um significado maior ainda quando lembramos que o vocalista Chuck Billy quase perdeu a vida para o câncer.
O cara é um guerreiro e demonstra toda garra empunhando seu microfone e o usando para acompanhar as notas das guitarras. Mostrando a língua e gritando como um louco pelo palco, Billy possui uma grande presença de palco e dá gosto ver a felicidade dele por estar ali se apresentando. É notório que ele encontrou o equilíbrio perfeito entre o modo que cantava nos primeiros álbuns e na fase mais recente do Testament, na qual o vocal, praticamente gutural, foi bastante utilizado. Definitivamente Chuck é um dos melhores frontman do thrash metal.
A dupla de guitarristas Eric Peterson e Alex Skolnick parece que nunca deixou de ensaiar. O entrosamento é total como vemos ao logo do show, mas de forma especial em faixas como ‘The New Order’, ‘Souls Of Black’, ‘Into The Pit’ e ‘Over The Wall’. Peterson manteve dignamente a banda ao lado de Chuck Billy todos esses anos, porém a lacuna deixada por Alex Skolnick nunca chegou a ser preenchida de forma adequada. Além das bases perfeitas, ele sola como poucos. É de cair o queixo o que o cara faz em canções como ‘Electric Crown’, ‘Trial By Fire’, ‘Practice What You Preach’(até Chucky o elogia) e ‘The Legacy’, só para citar algumas.
A cozinha do Testament passou por uma situação inusitada durante toda a turnê de reunião. O baixista Greg Christian tocava a primeira parte do show, ou seja, da faixa de abertura ‘The Preacher’ até ‘Trial By Fire’, ao lado de John Tempesta. Então, Louie Clemente subia ao palco e tocava o restante do set. A explicação é dada nos extras do DVD. Na entrevista, o próprio Clemente afirma que estava fora de forma devido aos muitos anos sem tocar bateria. Depois de sair do Testament, ele foi vender móveis e arte moderna em Nova York. Deve ser como andar de bicicleta, porque o sujeito arrebentou em faixas como ‘Practice What You Preach’, ‘The Legacy’ e ‘Disciples Of The Watch’, que encerra o show.
Os extras do DVD documentam a turnê e não somente o show de Londres. São mostradas imagens de bastidores gravadas em vários países e também entrevistas com todos os membros do Testament. E aqui é importante elogiar a Eagle Vision e a ST2. As entrevistas possuem legendas, fato raro em muitos DVDs lançados por aqui em 2005. E o interessante é que a opção de legendas em inglês permite assistir ao show acompanhando as letras das canções. Particularmente, acho que todos DVDs musicais deveriam ter esse recurso.
‘Live in London’ é item obrigatório na coleção de qualquer ouvinte de música pesada, seja ele um thrasher nostálgico do final dos anos 80 início dos 90, fãs da era pós Alex Skolnick ou molecada que curte new metal – para conhecer as raízes do som que é feito atualmente. Todos encontrarão algo que os satisfaça.
Formação:
Chuck Billy: Vocal
Alex Skolnick: Guitarra
Eric Peterson: Guitarra
Greg Christian: Baixo
Louie Clemente: Bateria
John Tempesta: Bateria
Website - http://www.testamentlegions.com/
Músicas:
1. The Preacher
2. The New Order
3. The Haunting
4. Electric Crown
5. Sins Of Omission
6. Souls Of Black
7. Into The Pit
8. Trial By Fire
9. Practice What You Preach
10. Let Go Of My World
11. The Legacy
12. Over The Wall
13. Raging Waters
14. Disciples Of The Watch
Detalhes Técnicos:
Duração: aprox. 85 minutos
Formato:DVD 5 - NTSC
Idioma: Inglês
Vídeo: 16:9 Widescreen Anamórfico
Áudio: DTS 5.1 Surround / Dolby Digital 5.1 / Dolby Digital 2.0 b
Região: 0
Legenda: Português / Inglês / Espanhol
Eagle Vision USA / St2 Vídeo - http://www.st2.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Produtor Bob Ezrin acha que disco "maldito" do Kiss seria melhor se gravado hoje

Decibel Magazine publica sua lista dos melhores álbuns de 2025
Eric Peterson não cogita a aposentadoria do Testament; "Ainda me sinto jovem"
David Ellefson relembra show que Megadeth fez como trio ao lado de Exodus e Testament
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Ouça a versão do Testament para "Seek & Destroy", do Metallica


