Resenha - Scream - Tony Martin
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 03 de dezembro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tony Martin tem trabalhado no rock pesado há décadas, tornando-se famoso como vocalista do Black Sabbath (onde tentava clonar a voz de Ronnie James Dio...) e também por participar de outros projetos de menor expressão. Agora, depois de praticamente 13 anos de seu último disco-solo, o velho Tony libera seu segundo trabalho individual e, apesar de contar com a participação de alguns músicos convidados, aqui o vocalista executa o papel de multi-instrumentista, tocando contrabaixo, bateria e até mesmo violino.

Na realidade, a idéia inicial de Tony Martin seria lançar uma trilogia chamada "Clean, Mean & Scream", onde, como o próprio nome sugere, seriam mostradas as várias facetas musicais deste vocalista. Porém, houve tanta insistência por parte dos fãs para que o foco fosse somente às canções mais Heavy Metal que a idéia original acabou sendo deixada de lado e saindo no mercado somente o pesado "Scream" que, convenhamos, é o estilo em que este cantor realmente possui melhor desempenho.
Contando com a ajuda de seu filho Joe Harford, que tocou a maioria das bases e solos de guitarras (e fez um bom trabalho), há também a participação do tecladista Geoff Nichols, companheiro de longa data no Sabbath, e até mesmo o falecido mestre Cozy Powell tem sua bateria registrada na faixa "Raising Hell". Muitas das nove canções aqui apresentadas estão bem próximas do que o Black Sabbath fazia nos anos 80, com aquela aura obscura e clássica.
Mas creio que os melhores momentos estão onde as canções se afastam um pouco do Sabbath. A melódica "Surely Love Is Dead" tem o melhor desempenho de toda a banda e é o grande destaque do CD. Faixas como a já citada "Raising Hell" e "I'm Gonna Live Forever", que seguem a linha do hard rock pesado, possuem ótimos trabalhos com as vozes e empolgam bastante. A música que mais difere de todo o disco é "The Kids Of Today Don't Understand The Blues", com um teclado lisérgico e melodias que são realmente estranhas.
Tony consegue soar muito bem neste disco, melhor do que em alguns dos trabalhos em que participou no Black Sabbath. É claro que não chega nem perto do clássico "Headless Cross", aí seria demais... E falando em "Headless Cross", como curiosidade: "Scream" foi gravado no estúdio particular de Tony Martin, que coincidentemente fica localizado em Headless Cross, em Worcestershire, na Inglaterra. Estranho, não?
TONY MARTIN – Scream
(2005 - MTM Records / Big Rock Music)
01. Raising Hell
02. Bitter Sweet
03. Faith In Madness
04. I'm Gonna Live Forever
05. Scream
06. Surely Love Is Dead
07. The Kids Of Today Don't Understand The
08. Wherever You Go
09. Field Of Lies
Homepage: www.tonymartin.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
5 músicas de metal que é impossível não reconhecer nos primeiros 3 segundos
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A rixa de Cobain e Novoselic: "Você está colocando essa merda fedorenta na música"
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
O disco que Paul McCartney considerava um fiasco até David Bowie fazê-lo cair na real
A condição hilária que Blitz impôs para aceitar baterista que era feio e careca
Por que Luis Mariutti e Ricardo Confessori saíram do filme do Andre Matos?
O dia que ninguém menos que os Beatles abriram show do fenomenal Ritchie Blackmore

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



