Resenha - Scream - Tony Martin
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 03 de dezembro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tony Martin tem trabalhado no rock pesado há décadas, tornando-se famoso como vocalista do Black Sabbath (onde tentava clonar a voz de Ronnie James Dio...) e também por participar de outros projetos de menor expressão. Agora, depois de praticamente 13 anos de seu último disco-solo, o velho Tony libera seu segundo trabalho individual e, apesar de contar com a participação de alguns músicos convidados, aqui o vocalista executa o papel de multi-instrumentista, tocando contrabaixo, bateria e até mesmo violino.

Na realidade, a idéia inicial de Tony Martin seria lançar uma trilogia chamada "Clean, Mean & Scream", onde, como o próprio nome sugere, seriam mostradas as várias facetas musicais deste vocalista. Porém, houve tanta insistência por parte dos fãs para que o foco fosse somente às canções mais Heavy Metal que a idéia original acabou sendo deixada de lado e saindo no mercado somente o pesado "Scream" que, convenhamos, é o estilo em que este cantor realmente possui melhor desempenho.
Contando com a ajuda de seu filho Joe Harford, que tocou a maioria das bases e solos de guitarras (e fez um bom trabalho), há também a participação do tecladista Geoff Nichols, companheiro de longa data no Sabbath, e até mesmo o falecido mestre Cozy Powell tem sua bateria registrada na faixa "Raising Hell". Muitas das nove canções aqui apresentadas estão bem próximas do que o Black Sabbath fazia nos anos 80, com aquela aura obscura e clássica.
Mas creio que os melhores momentos estão onde as canções se afastam um pouco do Sabbath. A melódica "Surely Love Is Dead" tem o melhor desempenho de toda a banda e é o grande destaque do CD. Faixas como a já citada "Raising Hell" e "I'm Gonna Live Forever", que seguem a linha do hard rock pesado, possuem ótimos trabalhos com as vozes e empolgam bastante. A música que mais difere de todo o disco é "The Kids Of Today Don't Understand The Blues", com um teclado lisérgico e melodias que são realmente estranhas.
Tony consegue soar muito bem neste disco, melhor do que em alguns dos trabalhos em que participou no Black Sabbath. É claro que não chega nem perto do clássico "Headless Cross", aí seria demais... E falando em "Headless Cross", como curiosidade: "Scream" foi gravado no estúdio particular de Tony Martin, que coincidentemente fica localizado em Headless Cross, em Worcestershire, na Inglaterra. Estranho, não?
TONY MARTIN – Scream
(2005 - MTM Records / Big Rock Music)
01. Raising Hell
02. Bitter Sweet
03. Faith In Madness
04. I'm Gonna Live Forever
05. Scream
06. Surely Love Is Dead
07. The Kids Of Today Don't Understand The
08. Wherever You Go
09. Field Of Lies
Homepage: www.tonymartin.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
Nicko McBrain critica voz atual de Axl Rose e revela tentativa frustrada de reconciliação
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
A banda que Dave Grohl chamou de circo e comparou a cerveja velha e sem graça
Angela Gossow conta em detalhes como Lauren Hart se tornou vocalista do Arch Enemy
O que Ronnie James Dio disse a Scott Ian cinco anos depois de um envelope por baixo da porta
O pior disco do Kiss: Paul Stanley escolhe dois, e Marty Friedman discorda
O nome em "Livin' on a Prayer" que Jon Bon Jovi vetou: "Não posso cantar"
Metallica divulga performance ao vivo de "Fade to Black"
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
As 10 músicas mais pesadas do Queen, incluindo uma raridade que quase ninguém conhece
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A delicada música do Black Sabbath que Tony Iommi escolheu para seu casamento
Ex-empresário revela como o Guns N' Roses dividia o dinheiro no começo
A condição que Deep Purple impôs para aceitar o vendedor de roupas David Coverdale
O megahit dos Beatles inspirado em desenho de amiguinha do filho de John Lennon

"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



