Resenha - Scream - Tony Martin

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Tony Martin tem trabalhado no rock pesado há décadas, tornando-se famoso como vocalista do Black Sabbath (onde tentava clonar a voz de Ronnie James Dio...) e também por participar de outros projetos de menor expressão. Agora, depois de praticamente 13 anos de seu último disco-solo, o velho Tony libera seu segundo trabalho individual e, apesar de contar com a participação de alguns músicos convidados, aqui o vocalista executa o papel de multi-instrumentista, tocando contrabaixo, bateria e até mesmo violino.

Robert Plant: "quase saí do Led quando meu filho morreu"Gothic Metal: os dez trabalhos essenciais do estilo

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na realidade, a idéia inicial de Tony Martin seria lançar uma trilogia chamada "Clean, Mean & Scream", onde, como o próprio nome sugere, seriam mostradas as várias facetas musicais deste vocalista. Porém, houve tanta insistência por parte dos fãs para que o foco fosse somente às canções mais Heavy Metal que a idéia original acabou sendo deixada de lado e saindo no mercado somente o pesado "Scream" que, convenhamos, é o estilo em que este cantor realmente possui melhor desempenho.

Contando com a ajuda de seu filho Joe Harford, que tocou a maioria das bases e solos de guitarras (e fez um bom trabalho), há também a participação do tecladista Geoff Nichols, companheiro de longa data no Sabbath, e até mesmo o falecido mestre Cozy Powell tem sua bateria registrada na faixa "Raising Hell". Muitas das nove canções aqui apresentadas estão bem próximas do que o Black Sabbath fazia nos anos 80, com aquela aura obscura e clássica.

Mas creio que os melhores momentos estão onde as canções se afastam um pouco do Sabbath. A melódica "Surely Love Is Dead" tem o melhor desempenho de toda a banda e é o grande destaque do CD. Faixas como a já citada "Raising Hell" e "I'm Gonna Live Forever", que seguem a linha do hard rock pesado, possuem ótimos trabalhos com as vozes e empolgam bastante. A música que mais difere de todo o disco é "The Kids Of Today Don't Understand The Blues", com um teclado lisérgico e melodias que são realmente estranhas.

Tony consegue soar muito bem neste disco, melhor do que em alguns dos trabalhos em que participou no Black Sabbath. É claro que não chega nem perto do clássico "Headless Cross", aí seria demais... E falando em "Headless Cross", como curiosidade: "Scream" foi gravado no estúdio particular de Tony Martin, que coincidentemente fica localizado em Headless Cross, em Worcestershire, na Inglaterra. Estranho, não?

TONY MARTIN - Scream
(2005 - MTM Records / Big Rock Music)

01. Raising Hell
02. Bitter Sweet
03. Faith In Madness
04. I'm Gonna Live Forever
05. Scream
06. Surely Love Is Dead
07. The Kids Of Today Don't Understand The
08. Wherever You Go
09. Field Of Lies

Homepage: www.tonymartin.net




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Tony Martin"


Black Sabbath: o que Tony Martin acha dos outros vocais da banda?Black Sabbath
O que Tony Martin acha dos outros vocais da banda?

Black Sabbath: os DEZ vocalistas que passaram pela bandaBlack Sabbath
Os DEZ vocalistas que passaram pela banda


Robert Plant: quase saí do Led quando meu filho morreuRobert Plant
"quase saí do Led quando meu filho morreu"

Gothic Metal: os dez trabalhos essenciais do estiloGothic Metal
Os dez trabalhos essenciais do estilo


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adGoo336