Resenha - Closing The Book On Human Clay - Human Clay
Por Rafael Carnovale
Postado em 04 de novembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1995 o Talisman vivia uma fase de dúvidas. O álbum "Life", recém-lançado, não obteve o apoio necessário por parte da gravadora, e tal situação causou um mal estar interno entre seus integrantes. O carismático vocalista Jeff Scott Soto tomou então uma das mais controversas decisões de sua vida musical: ingressar no grupo "dance / rock" Boogie Knights e passar alguns anos fazendo shows em cassinos por Las Vegas. Era a época do grunge... aonde o heavy metal passou por sua fase mais profunda de hibernação, e o hard por sua fase de estagnação. Marcel Jacob (baixo) então tomou a iniciativa de convidar Jeff para juntos trabalharem em algum material que o mesmo possuía, sem o compromisso de com isso gerar mais um disco do Talisman. Eis que essa dupla multi-tarefa lançou "Human Clay" em 1995 e "U4Ia" em 1997.

O que temos neste CD, "Closing The Book On Human Clay", é o canto-do-cisne da banda, com os dois discos reunidos em um CD duplo, mais algumas faixas bônus.
"Human Clay", o primeiro CD, traz antes de tudo uma banda de hard fortemente influenciada pela cena de Los Angeles, começando com "2 Your Heart", a capela, e que mostra o talento de Jeff em manipular vozes (essa mesma música abriu alguns shows de sua turnê solo em 2002), para continuar com "Golden Heart", movida a riffs contagiantes e um vocal magistral. Já "Heaven On Earth" era mais suave, com leve acento pop, dessas de cantar junto (coisa que faria Jon Bon Jovi se roer de inveja). O bom uso dos teclados em "Jealousy", a rifferama heavy metal de "Now It´s Time" e a pesadinha "Holdin' On" são os destaques deste CD, que ainda contém como bônus a pesada "In The Line Of Fire" e a "heavy" oitentista "Eternal Flame" (co-escrita com John Norum). Detalhe que não pode passar batido: o que Jeff tem de vocalista, Marcel tem de baixista... vai tocar assim na...!!!!
"U4ia" viria ser lançado dois anos depois, com uma produção bem superior a seu antecessor, e com uma pegada bem mais aproximada ao heavy metal. Com a bateria segura de Jaime Berger (que depois seria efetivado no Talisman), músicas como "Lessons Of Love", "King Of The Nation" (com um "groove" trazido por Jeff de suas apresentações com o Boggie Knights) e a pesada "The Thin Line" evidenciavam o amadurecimento do conjunto. Destaque para a cadenciada "Speed Demon", a fantástica "Pretender" (com riffs mirabolantes) e a AOR "Survive". Como bônus o CD apresenta a boa "Boy On A Golden Hill", com forte destaque para as guitarras, mais presentes neste CD do que em seu predecessor. A mesma observação feita anteriormente sobre Marcel vale para este CD, como toca esse cara.
Curiosamente o Talisman viria a lançar anos depois seu CD mais experimental, o interessante "Truth". O Human Clay nunca chegou a se apresentar ao vivo, embora algumas de suas músicas tenham sido executadas tanto por Jeff em sua carreira solo como pelo Talisman. Um projeto de feras... dois CDs obrigatórios agora em um só, ótimo para quem quer conhecer mais sobre hard rock.
Site Oficial: www.talismanworld.com
Material Cedido Por:
Encore Records
http://www.encorerecords.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Como político Arthur do Val aprendeu a tocar "Rebirth", do Angra, segundo o próprio
A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs

Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto


