Resenha - Brasil Metal Union 2005 - Vários Artistas
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 04 de outubro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Brasil Metal Union é, sem dúvida, o maior evento de heavy metal brasileiro. A cada ano toma proporções maiores, tanto em nível de produção estética como sonora, além de explorar com qualidade o cenário nacional, sempre com bandas de todos os estilos, vindas de todos os cantos do Brasil. E na edição de 2005 o evento contou com um ‘cast’ respeitável, com a verdadeira nata do metal brasileiro. Para efetivar uma divulgação maciça, foi lançando o CD "Brasil Metal Union 2005", uma espécie de coletânea com todas as bandas participantes da edição em questão.

E se o evento cresceu e se tornou algo de primeiro escalão, podemos dizer o mesmo desta coletânea. Não foi deixado de lado nenhum detalhe, e por muito pouco este disco não é um lançamento digno de prensagem industrial e distribuição por uma gravadora. Certamente não se tornou por opção da organização do evento, que teve como intenção apenas forçar que o festival fosse evidenciado.
Mas vamos direto ao CD. Comentar coletâneas é uma tarefa árdua, pois um simples deslize individual pode colocar por água abaixo toda a efetividade de um lançamento deste porte. Mas como as bandas participantes do BMU 2005 passaram por uma seleção rigorosa, tanto via voto popular como pela própria equipe organizadora, não temos aqui nenhuma banda fraca ou de qualidade duvidosa. O que acaba fazendo diferença de uma para a outra é apenas o nível de experiência em estúdio. Um exemplo disso é a banda Eterna. Já são alguns anos e alguns discos de experiência, e "Epiphany" (música) é um destaque absoluto. Uma banda de grande futuro e um dos maiores expoentes da cena progressiva/melódica nacional.
O Torture Squad aparece na seqüência com "Pandemonium", em sua versão ao vivo, a sair em CD e DVD em breve. Seguindo uma mesma linha thrash metal, "Mad Dragzter", de sua banda homônima é um forte nome em crescimento no cenário nacional. Ao Khallice, faltou um certo brilho na gravação do seu álbum, em comparação com as demais bandas. Mas de qualquer forma, é uma excelente banda de metal progressivo.
Uma grata surpresa para mim é a próxima banda. A única que eu ainda não conhecia, a Malefactor. "Followers of the Falen" é sensacional, uma mistura com personalidade de death metal e melodias.
Encerrando as atividades, o Dark Avenger traz uma versão sem graça e ao vivo de "Symphonic as the Rain". Em contra-partida, o Wizards retorna ao cenário com um dos seus "novos" clássicos, "King Without a Crown". "Angel After Dark" traz um dark metal mais arrastado em moldes europeus, do Avec Tristesse, estilo que é pouco desenvolvido aqui no Brasil. E outra surpresa vem em seguida, os gaúchos da Burning in Hell, com um power metal simples, porém empolgante ao extremo em "Freedom" – uma banda de futuro.
Já o Andralls ("Fear is my Ally") e Dragonheart ("Secret Cathedral") são nomes com carreiras já consolidadas. O Ocultan em "Ritual and Pleasure to the Bastard" mostra que falta pouco para atingir um nível satisfatório dentro do metal, precisando apenas caprichar em seu trabalho dentro de estúdio, com a produção.
Para finalizar, outra surpresa, a banda Toccata Magna. "Incognite Soul" é uma música com características e influências de muita originalidade e eficiência. Assim como o metal melódico das bandas Harllequin e Krusader, em "King of the Dead" e "Cerridween Winds" respectivamente. Se o CD estivesse disponível para venda, certamente seria um eficiente meio de você conhecer e apreciar o que o Brasil faz de melhor em heavy metal!
Site oficial: www.brasilmetalunion.com
Track-list:
01. Epiphany (Eterna)
02. Pandemonium (Torture Squad)
03. Mad Dragzter (Mad Dragzter)
04. Vampire (Khallice)
05. Followers of the Falen (Malefactor)
06. Symphonic As the Rain (Dark Avenger)
07. King Without a Crown (Wizards)
08. Angel After Dark (Avec Tristesse)
09. Freedom (Burning in Hell)
10. Fear is My Ally (Andralls)
11. Secret Cathedral (Dragonheart)
12. Ritual and Pleasure to the Bastard (Ocultan)
13. Incognite Soul (Toccata Magna)
14. King of the Dead (Harllequin)
15. Cerridween Wind (Krusader)
Material cedido por:
Heavy Melody Produções
http://www.heavymelody.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Dave Murray solta um "Vai, Corinthians" após ganhar camisa do Timão
Glenn Hughes ficava muito acelerado quando tomava café, segundo Tony Iommi
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
Por que James Hetfield do Metallica foi expulso de sua própria casa, segundo o próprio
Os dois ex-membros do Black Sabbath que não se davam bem
O cover que o Black Sabbath mais tocou ao vivo durante toda a carreira
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
"Ozzy & Black Sabbath: Back To The Beginning" ganha versões físicas em dezembro
A canção que fracassou nas paradas mas ajudou a derrubar o Muro de Berlim
O baterista que defende Lars Ulrich no caso Napster mais que o próprio Lars
Lemmy Kilmister realmente bebia uma garrafa de whisky por dia? Tony Iommi responde
Ozzy Osbourne revela sua música preferida dentre todas as que gravou
O disco clássico dos Beatles que influenciou a criação do metal extremo

"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



