Resenha - Crossing The Seven Seas - Christmess
Por Fernando De Santis
Postado em 28 de setembro de 2005
Formada em Itajaí, Santa Catarina, em meados de 2001, a banda Christmess sofreu várias alterações em seu line-up, até encontrar uma formação forte, com experiência e madura. Contando com Lúcio Goebel (vocal), Ozéias Rodrigues (guitarra e teclado), Marcello de Oliveira (baixo) e Fernando Stopassoli (bateria), o Christmess apresenta um heavy metal tradicional de muita qualidade e originalidade.

A demo "Crossing The Seven Seas" conta com cinco composições, onde os músicos falam de diversos assuntos, como mitologia, guerra ou religião. A faixa-título da demo, "Crossing The Seven Seas", já mostra logo no riff inicial qual é a cara da banda: Metal tradicional, sem muitas firulas e bem objetivo - porém empolgante. O vocal de Lúcio tem aquele estilo de "vocal anos 80" e apresenta uma boa versatilidade, soando as vezes mais rasgado e em outras vezes, mais melódico. A construção da faixa é bem interessante, dá para notar que todos os músicos têm domínio nos seus instrumentos e não exageram em solos cansativos. A faixa "Two Towers (WTC)" fala de adivinhem o que? Sim, do episódio do World Trade Center, de 11 de setembro. Assunto que não foi tão explorado no metal (por incrível que pareça). A composição é muito boa, porém a introdução enorme é muito cansativa... duvido que alguém ouça essa introdução toda, na segunda audição.
"Suicide Angels Sect" é outra composição que nos leva direto para o heavy metal tradicional dos anos 80. Gritante a influência de Judas Priest nessa faixa, enquanto em "Time Of Dreams", a influência é forte em Iron Maiden. Vale lembrar que trata-se apenas de influência, os rapazes têm personalidade e originalidade. O refrão é bem grudento nessa faixa, fazendo com que seja o ápice da demo. "Diamonds and Rust", que fecha o disco, passa desapercebida, apesar de ser interessante.
Belo trabalho dessa banda de Itajaí, que já tem ótimas composições. Arrumem mais umas cinco iguais a essa, que com certeza alguma gravadora vai se interessar! Enquanto muitas bandas investem em estilos "da moda", o Christmess aposta no estilo tradicional, que nunca vai morrer e sempre terá espaço.
Line-up:
Lúcio Goebel (vocal)
Ozéias Rodrigues (guitarra e teclado)
Marcello de Oliveira (baixo)
Fernando Stopassoli (bateria)
Track list:
01. Crossing the Seven Seas
02. Two Towers (WTC)
03. Suicide Angels Sect
04. Time of Dreams
05. Diamonds and Rust (Joan Baez)
Contatos:
http://www.christmess.com.br/
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A banda Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs que André Barcisnski incluiu no melhores do ano
Dimmu Borgir: Silenoz se considera um satanista?
Kerry King diz que gravou o baixo em todos os discos do Slayer dos anos 90 em diante
Cinco músicas escritas em homenagem a Layne Staley (Alice in Chains)


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



