Resenha - A Night to Remember - Evergrey
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 19 de setembro de 2005
Se eu perguntasse há cerca de quatro ou cinco anos atrás se alguém aqui no Brasil conhecia o Evergrey, muitos diriam que não. Precisamente após o lançamento dos seus dois últimos álbuns de estúdio ("Recreation Day e "Inner Circle", na ordem), a exposição aqui no Brasil mudou drasticamente. De uma banda certamente vinculada ao underground, hoje o Evergrey já é considerada por nós brasileiros, um dos expoentes da cena metal progressivo contemporânea. Rótulo que não é injusto, já que o Brasil está sendo apenas mais um mercado para o grupo, que já alcançou proporções maiores em quase toda a Europa, essencialmente no seu país natal, a Suécia. Tanto que a banda preparou no final de 2004 um grande espetáculo para fazer daquela noite algo inesquecível, a vir a tornar-se este CD duplo ao vivo. Que também já foi lançado no exterior em DVD.

Acredito que já não vale mais comentários sobre o comportamento dos músicos Tom S. Englund (vocal e guitarra), Henrik Danhage (guitarra), Michael Hakansson (baixo), Rikard Zander (teclado) e Jonas Ekdahl (bateria) perante as suas caixas de som, ao longo de toda as discografia do Evergrey. A banda evoluiu musicalmente, a ponto de termos execuções impecáveis, claramente aparentes aqui neste "A Night to Remember". Se você é fã do estilo (progressivo) e ainda não conhece, bem, eu acho que você não deve perder tempo. Nada de virtuose excessiva, pomposidades clássicas ou variações mirabolantes. A banda tem fortes influências do hard rock setentista e metal tradicional, bases sólidas e pesadas, além de um vocalista com um timbre particularmente único em termo de estilo. É realmente música para ouvir e se deliciar, ainda mais com uma ótima seleção de faixas ao longo destes dois CDs.
O primeiro CD conta com uma introdução e quase todas as músicas são de álbuns antigos da banda. É perceptível a empolgante presença do vocalista do Evergrey, que anima o público do início ao fim, pedindo gritos, aplausos, etc. Algo não só presente no primeiro, mas no dois CDs. "Blinded", "More than Ever", "She Speaks to the Dead", "Waking Up Blind" e "As I Lie Here Bleeding" demonstram a potência do Evergrey ao vivo, contando com um interessante e bem encaixado coro de ‘backing’ vocais em algumas das citadas. E são estes coros que formam um diferencial para maximizar a harmonia das composições, simplesmente demais.
Já no segundo disco, espaço aberto para as composições mais atuais do grupo. Destaques para "Harmless Wishes", "Essence of Conviction", "Recreation Day", "Touching of Blessing" e "The Masterplan" que contam com os mesmos detalhes comparando-os ao CD número um. Inegavelmente é um material excepecional, parabéns para a Hellion Records por traze-lo para o Brasil.
Indiscutivelmente uma peça importante para os fãs do Evergrey e para os verdadeiros apreciadores de uma boa música, independente de ser progressivo, melódico ou brutal. Apenas heavy metal.
Site oficial: www.evergrey.net
Line-up:
Tom S. Englund (vocal/guitarra);
Henrik Danhage (guitarra);
Michael Hakansson (baixo);
Rikard Zander (teclado);
Jonas Ekdahl (bateria).
Track-list:
CD 1:
01. Intro
02. Blinded
03. End of Your Days
04. More than Ever
05. She Speaks to the Dead
06. Rulers of the Mind
07. Blackened Dawn
08. Waking up Blind
09. As I Lie Here Bleeding
10. Mislead
11. Mark of the Triangle
CD 2:
01. When the Walls Go Down
02. Harmless Wishes
03. Essence of Conviction
04. Solitude Within
05. Nosferatu
06. Recreation Day
07. For Every Tear that Falls
08. Touch of Blessing
09. The Masterplan
Material cedido por:
Hellion Records
http://www.hellion.com.br
Outras resenhas de A Night to Remember - Evergrey
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O fã que conheceu Ozzy Osbourne no Rock in Rio e iniciou uma amizade de 40 anos
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
Dream Theater lança "Quarantième: Live à Paris", mais um registro ao vivo
Liam Gallagher elogia fãs brasileiros após shows do Oasis no Brasil
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Após quase meio século, filmagem do Black Sabbath com Dave Walker ressurge
A ríspida mensagem que Scott Ian enviou a Kerry King quando soube da volta do Slayer
A incrível canção do Deep Purple que Led Zeppelin e Black Sabbath não conseguiriam tocar
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



