Resenha - A Night to Remember - Evergrey
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 19 de setembro de 2005
Se eu perguntasse há cerca de quatro ou cinco anos atrás se alguém aqui no Brasil conhecia o Evergrey, muitos diriam que não. Precisamente após o lançamento dos seus dois últimos álbuns de estúdio ("Recreation Day e "Inner Circle", na ordem), a exposição aqui no Brasil mudou drasticamente. De uma banda certamente vinculada ao underground, hoje o Evergrey já é considerada por nós brasileiros, um dos expoentes da cena metal progressivo contemporânea. Rótulo que não é injusto, já que o Brasil está sendo apenas mais um mercado para o grupo, que já alcançou proporções maiores em quase toda a Europa, essencialmente no seu país natal, a Suécia. Tanto que a banda preparou no final de 2004 um grande espetáculo para fazer daquela noite algo inesquecível, a vir a tornar-se este CD duplo ao vivo. Que também já foi lançado no exterior em DVD.

Acredito que já não vale mais comentários sobre o comportamento dos músicos Tom S. Englund (vocal e guitarra), Henrik Danhage (guitarra), Michael Hakansson (baixo), Rikard Zander (teclado) e Jonas Ekdahl (bateria) perante as suas caixas de som, ao longo de toda as discografia do Evergrey. A banda evoluiu musicalmente, a ponto de termos execuções impecáveis, claramente aparentes aqui neste "A Night to Remember". Se você é fã do estilo (progressivo) e ainda não conhece, bem, eu acho que você não deve perder tempo. Nada de virtuose excessiva, pomposidades clássicas ou variações mirabolantes. A banda tem fortes influências do hard rock setentista e metal tradicional, bases sólidas e pesadas, além de um vocalista com um timbre particularmente único em termo de estilo. É realmente música para ouvir e se deliciar, ainda mais com uma ótima seleção de faixas ao longo destes dois CDs.
O primeiro CD conta com uma introdução e quase todas as músicas são de álbuns antigos da banda. É perceptível a empolgante presença do vocalista do Evergrey, que anima o público do início ao fim, pedindo gritos, aplausos, etc. Algo não só presente no primeiro, mas no dois CDs. "Blinded", "More than Ever", "She Speaks to the Dead", "Waking Up Blind" e "As I Lie Here Bleeding" demonstram a potência do Evergrey ao vivo, contando com um interessante e bem encaixado coro de ‘backing’ vocais em algumas das citadas. E são estes coros que formam um diferencial para maximizar a harmonia das composições, simplesmente demais.
Já no segundo disco, espaço aberto para as composições mais atuais do grupo. Destaques para "Harmless Wishes", "Essence of Conviction", "Recreation Day", "Touching of Blessing" e "The Masterplan" que contam com os mesmos detalhes comparando-os ao CD número um. Inegavelmente é um material excepecional, parabéns para a Hellion Records por traze-lo para o Brasil.
Indiscutivelmente uma peça importante para os fãs do Evergrey e para os verdadeiros apreciadores de uma boa música, independente de ser progressivo, melódico ou brutal. Apenas heavy metal.
Site oficial: www.evergrey.net
Line-up:
Tom S. Englund (vocal/guitarra);
Henrik Danhage (guitarra);
Michael Hakansson (baixo);
Rikard Zander (teclado);
Jonas Ekdahl (bateria).
Track-list:
CD 1:
01. Intro
02. Blinded
03. End of Your Days
04. More than Ever
05. She Speaks to the Dead
06. Rulers of the Mind
07. Blackened Dawn
08. Waking up Blind
09. As I Lie Here Bleeding
10. Mislead
11. Mark of the Triangle
CD 2:
01. When the Walls Go Down
02. Harmless Wishes
03. Essence of Conviction
04. Solitude Within
05. Nosferatu
06. Recreation Day
07. For Every Tear that Falls
08. Touch of Blessing
09. The Masterplan
Material cedido por:
Hellion Records
http://www.hellion.com.br
Outras resenhas de A Night to Remember - Evergrey
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
O headliner do Bangers Open Air que não tem nenhum membro original em sua formação
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Lars Ulrich conta o que os membros do Metallica faziam no passado e não fazem mais
Como Beatles transformou xingamento a Mick Jagger em nome de álbum clássico da banda
O hit da Legião Urbana que contém bonita resposta para famosa pergunta de "Pais e Filhos"

Evergrey anuncia a saída do guitarrista Henrik Danhage
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



