Resenha - A Night to Remember - Evergrey

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Finatto Jr.
Enviar correções  |  Ver Acessos


Se eu perguntasse há cerca de quatro ou cinco anos atrás se alguém aqui no Brasil conhecia o Evergrey, muitos diriam que não. Precisamente após o lançamento dos seus dois últimos álbuns de estúdio ("Recreation Day e "Inner Circle", na ordem), a exposição aqui no Brasil mudou drasticamente. De uma banda certamente vinculada ao underground, hoje o Evergrey já é considerada por nós brasileiros, um dos expoentes da cena metal progressivo contemporânea. Rótulo que não é injusto, já que o Brasil está sendo apenas mais um mercado para o grupo, que já alcançou proporções maiores em quase toda a Europa, essencialmente no seu país natal, a Suécia. Tanto que a banda preparou no final de 2004 um grande espetáculo para fazer daquela noite algo inesquecível, a vir a tornar-se este CD duplo ao vivo. Que também já foi lançado no exterior em DVD.

Sarcófago: Wagner fala da banda, radicalismo, Ghost e muito maisSupergrupos: Os melhores e piores na opinião da Metal Hammer

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Acredito que já não vale mais comentários sobre o comportamento dos músicos Tom S. Englund (vocal e guitarra), Henrik Danhage (guitarra), Michael Hakansson (baixo), Rikard Zander (teclado) e Jonas Ekdahl (bateria) perante as suas caixas de som, ao longo de toda as discografia do Evergrey. A banda evoluiu musicalmente, a ponto de termos execuções impecáveis, claramente aparentes aqui neste "A Night to Remember". Se você é fã do estilo (progressivo) e ainda não conhece, bem, eu acho que você não deve perder tempo. Nada de virtuose excessiva, pomposidades clássicas ou variações mirabolantes. A banda tem fortes influências do hard rock setentista e metal tradicional, bases sólidas e pesadas, além de um vocalista com um timbre particularmente único em termo de estilo. É realmente música para ouvir e se deliciar, ainda mais com uma ótima seleção de faixas ao longo destes dois CDs.

O primeiro CD conta com uma introdução e quase todas as músicas são de álbuns antigos da banda. É perceptível a empolgante presença do vocalista do Evergrey, que anima o público do início ao fim, pedindo gritos, aplausos, etc. Algo não só presente no primeiro, mas no dois CDs. "Blinded", "More than Ever", "She Speaks to the Dead", "Waking Up Blind" e "As I Lie Here Bleeding" demonstram a potência do Evergrey ao vivo, contando com um interessante e bem encaixado coro de 'backing' vocais em algumas das citadas. E são estes coros que formam um diferencial para maximizar a harmonia das composições, simplesmente demais.

Já no segundo disco, espaço aberto para as composições mais atuais do grupo. Destaques para "Harmless Wishes", "Essence of Conviction", "Recreation Day", "Touching of Blessing" e "The Masterplan" que contam com os mesmos detalhes comparando-os ao CD número um. Inegavelmente é um material excepecional, parabéns para a Hellion Records por traze-lo para o Brasil.

Indiscutivelmente uma peça importante para os fãs do Evergrey e para os verdadeiros apreciadores de uma boa música, independente de ser progressivo, melódico ou brutal. Apenas heavy metal.

Site oficial: www.evergrey.net

Line-up:
Tom S. Englund (vocal/guitarra);
Henrik Danhage (guitarra);
Michael Hakansson (baixo);
Rikard Zander (teclado);
Jonas Ekdahl (bateria).

Track-list:

CD 1:
01. Intro
02. Blinded
03. End of Your Days
04. More than Ever
05. She Speaks to the Dead
06. Rulers of the Mind
07. Blackened Dawn
08. Waking up Blind
09. As I Lie Here Bleeding
10. Mislead
11. Mark of the Triangle

CD 2:
01. When the Walls Go Down
02. Harmless Wishes
03. Essence of Conviction
04. Solitude Within
05. Nosferatu
06. Recreation Day
07. For Every Tear that Falls
08. Touch of Blessing
09. The Masterplan

Material cedido por:
Hellion Records
http://www.hellion.com.br


Outras resenhas de A Night to Remember - Evergrey

Evergrey: progressivo na medida certaResenha - A Night To Remember - Evergrey



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Evergrey"


Metal sueco: site elege as dez melhores bandas da SuéciaMetal sueco
Site elege as dez melhores bandas da Suécia

Tom Englund: os álbuns que marcaram o vocalista do EvergreyTom Englund
Os álbuns que marcaram o vocalista do Evergrey


Sarcófago: Wagner fala da banda, radicalismo, Ghost e muito maisSarcófago
Wagner fala da banda, radicalismo, Ghost e muito mais

Supergrupos: Os melhores e piores na opinião da Metal HammerSupergrupos
Os melhores e piores na opinião da Metal Hammer


Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL