Evergrey: progressivo na medida certa
Resenha - A Night To Remember - Evergrey
Por Lucas Steinmetz Moita
Postado em 03 de março de 2008
Progressivo na medida certa. O EVERGREY tem um gênero bastante incomum e muito cativante. Grandes melodias, com variados solos e elementos progressivos agregados com tom melancólico e sombrio, mas também energético e vigoroso.
"A Night To Remember" mostra uma grande parte do trabalho da banda, desde o início de sua carreira. O som sofreu algumas alterações, sem fugir do estilo que sempre teve... ora mais pesado, ora mais ameno, mas sempre EVERGREY.
Com letras focadas nos temas mais variados possíveis, uma mistura de clássicos de todos os álbuns da banda, como "Recreation Day", "The Inner Circle", "In Search Of Truth", etc. Uma ótima indicação tanto para os antigos fãs quanto para aqueles que querem conhecer o melhor do EVERGREY.
Com muita classe e teatro lotado, logo no início do show o vocalista e guitarrista Tom S. Englund já avisa que falará em inglês porque está sendo gravado um DVD que será lançado mundialmente, o que já serviu para iniciar a empolgação do público.
Além da formação oficial, que tem Tom S. Englund, Henrik Danhage (G/BV), Jonas Ekdahl (D), Rikard Zander (K/BV) e Michael Hakansson (B), também há a participação de um talentosíssimo coral formado por Tinna Karlsdotter, Andy Engberg, e Carina Englund (esposa de Tom).
Baladas como "Waking Up Blind", "Recreation Day" e "For Every Tear That Falls" (com um lindo dueto de Tom e Carina) enfeitam o espetáculo. Mas em geral, o que o público sempre quer é força! E a banda corresponde com canções poderosas como "As I Lie Here Bleeding", "Mark Of The Triangle", "Essence Of Conviction", "A Touch Of Blessing" e, dividindo os vocais com os fãs no refrão, "The Masterplan" encerrando a noite.
O bônus desta edição passa a ser tão importante quanto o material principal, pelo fato de conter mais de seis horas de extras, que incluem vídeos em festivais, na estrada, backstage, entrevista com todos os integrantes e todos os videoclipes dos suécos (com exceção do álbum "Monday Morning Apocalypse", que não havia sido lançado até então).
Um ótimo registro, talvez um pouco cansativo para quem não é fã, pelo fato de o repertório conter estágios de toda a carreira da banda e, convenhamos, seis horas de extras é distração para um bom tempo. Indispensável para colecionadores e fãs de carterinha.
http://www.flogao.com.br/moitarock
01 - Intro
02 - Blinded
03 - End Of Your Days
04 - More Than Ever
05 - She Speaks To The Dead
06 - Rulers Of The Mind
07 - Blackened Down
08 - Waking Up Blind
09 - As I Lie Here Bleeding
10 - Mislead
11 - Mark Of The Triangle
12 - When The Walls Go Down
13 - Harmless Wishes
14 - Essence Of Conviction
15 - Solitude Within
16 - Nosferatu
17 - Recreation Days
18 - For Every Tear That Falls
19 - Touch Of Blessing
20 - The Masterplan
EVERGREY
A Night To Remember (Hellion Records)
Ano: 2004
País: Suécia
Estilo: Dark/Progressive Metal
Site: www.evergrey.net
Formação:
Tom S. Englund (Vocal/Guitarra)
Henrik Danhage (Guitarra/Backing Vocal)
Jonas Ekdahl (Bateria)
Rikard Zander (Teclado/Backing Vocal)
Michael Hakansson (Baixo)
Outras resenhas de A Night To Remember - Evergrey
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O bastidor bizarro envolvendo músico do Brasil e P!nk: "Eu estava de cueca e o Slash entrou"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
O hit da Legião Urbana influenciado por Bruce Springsteen que gravadora não curtiu estrutura
O hit do Engenheiros do Hawaii que surgiu por causa de um político e não era original
O incomum hábito de Steve Harris que coloca pressão nas bandas de abertura do Maiden



Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Evergrey lança seu novo single, "Oxygen"; confira vídeo oficial
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



