Resenha - Ancient Dance of Qetesh - Imperia
Por Fábio Faria
Postado em 19 de setembro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A vocalista norueguesa Helena Iren Michaelsen andava meio sumida da cena metálica desde sua saída do Trail of Tears. Em 2003, ela decidiu montar uma banda na qual fosse o centro das atenções. Começa aí a história do Imperia, que neste CD de estréia, ‘The Ancient Dance of Qetesh’, pode ser até considerado como um projeto. Apesar de já ter excursionado por vários países europeus, além de Helena, a formação que gravou o disco conta apenas com dois integrantes fixos; o baixista Gerry Verstreken, o guitarrista John Stam. Os outros músicos creditados são contratados: Audun Gronnestad, que cuidou das partes orquestradas, Hendrik Slagter nos violões acústicos, Ben Johannes na flauta, o baterista Ariën Van Weesenbeek e o guitarrista Henri Sattler, os dois últimos do conjunto de Death Metal God Dethroned.

A sonoridade adotada pelo Imperia se encaixa nos rótulos Ghotic e Atmospheric Metal, além de ter boas doses de Música Clássica e Ópera. O disco abre com a instrumental ‘Awakening’, que poderia ser um pouco mais curta. Em seguida, ‘Mysted by Desire’ dá uma boa amostra do som do grupo, na verdade, é quase como uma síntese do que se escuta ao longo do CD: Helena Iren Michaelsen ora aposta em seus dotes operísticos, ora usa toda suavidade de sua boa voz; o instrumental é bem conduzido por Audun Gronnestad – embora com alguns exageros -, e as guitarras, baixo e bateria aparecem como meros coadjuvantes. Sim, o peso existe, mas ele não é a razão de ser das canções.
Helena Iren Michaelsen domina muito bem sua voz, não só quando encarna uma Tarja Turunen(Nightwish) ou uma Floor Jansen(After Forever), mas também em momentos mais suaves, como nas baladas ‘Angelchild’ e ‘Secret Garden’, destaques do CD. A bela loira tem talento vocal, não precisa usar da beleza como instrumento de promoção - mesmo tendo pousado recentemente nua para a edição grega da revista PENTHOUSE. Ainda que as fotos do encarte tentem remeter a idéia da dança a qual o título do álbum se refere, causa um certo espanto que a cantora abuse de sua sensualidade, ou vulgaridade, depende de como se encare a questão, em contraste com o inspirado clima egípcio da arte gráfica.
Como o fator principal é a música, o Imperia não desaponta os fãs do Ghotic Metal. Não vai entrar na parada da MTV, mas rende bons momentos de audição - trancado no quarto escuro, quem sabe.
Site Oficial Imperia: http://www.helena-michaelsen.com
Tracklist:
1. Awakening
2. Mysted by Desire
3. The ancient Dance of Qetesh
4. Mordor
5. Angelchild
6. Escape
7. Into paradise
8. Entering the Perspective
9. Into the Great Wide open
10. Secret Garden
11. Scared for Love
12. In your mind
13. Chill out
Material Cedido Por:
Hellion Records
Http://www.hellion.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
O disco gravado por Max Cavalera que o Papa e todos os presidentes deveriam ouvir
Baterista não sabe até quando conseguirá tocar as músicas do Cannibal Corpse
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
10 vezes em que o Iron Maiden deixou metal de lado e mergulhou no prog sem medo
Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
Mick Jagger relembra os rockstars que foram seus maiores rivais nos anos 60 e 70
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
Combat Records anuncia retorno global com foco na América do Sul
O cantor mais importante do que Elvis Presley, segundo Bob Dylan
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Paradise Lost ainda se considera gothic metal? Vocalista Nick Holmes responde
Como um erro de inglês ajudou a transformar os Beatles em fenômeno mundial
O último e decisivo grande sinal de esgotamento do Skank, segundo Samuel Rosa



A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco



