Resenha - On Guitar - Edu Gomez
Por Thiago Sarkis
Postado em 15 de agosto de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quem olha pra capa desse CD não consegue fazer nem idéia do que está porvir. A guitarra que nos é apresentada é usualmente incomum para o rock instrumental dinâmico de Edu Gomez. Isso aumenta a surpresa, mas, sem querer, engana muita gente.

Se havia algo de desfavorável a se falar sobre "On Guitar", então pronto, acabou aí, já que, no restante, ouvimos um trabalho praticamente impecável.
Argumentar que o guitarrista em questão é influenciado por Joe Satriani chega a ser um pleonasmo. O melhor é deixar claro, de uma vez por todas, que muito além de um músico cheio de referências, Edu é ele mesmo, e lança um álbum que gostaríamos de escutar os seus mestres fazendo, há muitos anos.
A qualidade presente, por exemplo, em "Real Illusions: Reflections" de Steve Vai, e "Strange Beautiful Music" do professor Satch, tem adendos essenciais aqui: consistência, uma mente jovem e destemida buscando, com sucesso, sua própria personalidade.
"Cafeinado", "Cavalo do Cão" e "Arena" são figuras perfeitas da enorme cena de variações, energia, e arranjos empolgantes oferecidos por Edu Gomez. Uma salada completa incluindo a música brasileira e que repentinamente pode trazer séries de ‘slaps’ tremendos no baixo, uma percussão incisiva e presente, ou mesmo um sax magnificente. Aí sim, lembramos factualmente de Jeff Beck, Satriani, Vai, mas pelos seus clássicos; de "Surfing With The Alien" a "Wired", "Blow By Blow", "Passion And Warfare".
Impressionante, surpreendente, quase intocável. A maior revelação da guitarra nacional nos últimos quatro anos, e um nome que deveria receber atenção e espaço mundiais.
Material cedido por:
Mudernage Diskos – www.mudernage.com.br
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
Metal Hammer coloca novo álbum da Nervosa como um dos discos que você precisa ouvir em 2026
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
O vocalista com quem Slash disse que não trabalharia novamente: "Não tem como"
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
A surpreendente opinião do lendário Jimmy Page sobre a banda Cidade Negra
As 11 melhores instrumentais da história do metal, em lista da Revolver Magazine
Tony Iommi escolhe seu riff preferido, assim como o riff que não foi escrito por ele



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



