Resenha - Live! In Europe - Rory Gallagher
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 03 de julho de 2005
O irlandês Rory Gallagher foi um dos guitarristas de blues pioneiros de seu país, sendo considerado um dos músicos britânicos mais originais e técnicos das últimas décadas. Um autêntico gênio criativo e um homem bastante simples, que usou uma única guitarra Fender Stratocaster de segunda mão em toda sua longa carreira.

Além de ser um guitarrista bastante perfeccionista, foi também cantor e compositor, um artista incansável que excursionou por bares e clubes desde os 16 anos, sempre consciente de abster-se do comercialismo musical barato, feito que lhe garantiu respeito por parte da mídia especializada e fãs por todo o mundo.
Este "Live! In Europe" foi o primeiro registro ao vivo de sua carreira-solo, tendo o óbvio Rory na voz, guitarra, bandolin e gaita, além de seus companheiros Gerry McAvoy no baixo e Wilgar Campbell na bateria. Aqui Rory tinha apenas 23 anos e as canções deste disco são uma seleção das gravações feitas durante sua excursão pela Europa nos meses de fevereiro e março 1972. Foi totalmente produzido pelo próprio Rory Gallagher, atingiu a décima posição nas paradas e arrebatou seu primeiro disco de ouro pelas vendas, consolidando de vez o sucesso de seus dois primeiros discos-solo de estúdio.
O blues bastante cru apresentado nas faixas "Messin' With The Kid" e "Laundromat" mostra como suas canções são poderosas e sua voz, simples, se encaixando perfeitamente em sua música. "Pistol Slapper Blues" com aquele cheirão country, segue com uma guitarra acústica, tendo a participação entusiástica do público. Ainda no bloco acústico, a estupenda "Going To My Home Town" mostra todo um swing contagiante.
"I Could've Had Religion" (esta sempre foi a canção favorita de Bob Dylan) tem uma interpretação apaixonada de todos os músicos, mostrando principalmente a versatilidade de Rory com os instrumentos musicais, tocando simultaneamente a gaita e guitarra durante esta canção. "Bullfrog Blues" fecha este curto registro com um blues bem chegado a um rock ´n´roll alto astral, além de fornecer o grande final, onde cada um dos músicos tem seu momento, solando seus instrumentos na medida certa, para delírio da multidão.
Uma das grandes características de Rory era o fato de praticamente não usar pedais e não ensaiar os solos de suas canções, sempre preferindo a espontaneidade, o que mostra ainda mais seu talento. E seus solos de guitarra são excelentes, esbanjando técnica e sentimento. Em vários momentos percebe-se claramente sua alegria na viagem musical, tendo ainda Gerry e Wilgar participando tranqüilamente destas incursões, acompanhando com competência os naturais improvisos do guitarrista.
"Live! In Europe" teve novas versões remasterizadas colocadas no mercado posteriormente, onde foram incluídas faixas-bônus, cujo número variavam de acordo com a edição. É um disco obrigatório, que deve constar na prateleira de qualquer amante do puro blues e rock ´n´roll simples.
Rory Gallagher seguiu sua carreira de maneira estável até 1994, quando cai seriamente doente, vindo a falecer em 14 de junho do ano seguinte, em decorrência de complicações de uma cirurgia para transplante de fígado feita em abril deste ano. Tinha apenas 46 anos, sem esposa, sem filhos; viveu toda sua existência em função de sua arte, de maneira simples e íntegra.
E para finalizar, deixo aos leitores um comentário deste músico sobre a opção de trocar sua velha e surrada guitarra Fender, frase de Rory que exprime bem sua convicção do que pensava sobre o materialismo:
"Trocar para que se sempre foi minha companheira? Em time que está ganhando não se mexe, não é assim o ditado? Eu fico com minha Fender mesmo".
RORY GALLAGHER – Live! In Europe
(1972 – Polydor Records)
01. Messin' With The Kid
02. Laundromat
03. I Could've Had Religion
04. Pistol Slapper Blues
05. Going To My Home Town
06. In Your Town
07. Bullfrog Blues
homepage: www.rorygallagher.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Sepultura não tocará seus maiores clássicos no show do Rock in Rio
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
Com câncer raro e agressivo, Ginger Wildheart anuncia que não fará tratamento
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Pela primeira vez, Dave Grohl fala abertamente sobre morte de Taylor Hawkins
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
Assista o trailer de "Burning Ambition", documentário oficial do Iron Maiden
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Regis Tadeu detona álbum clássico do Kiss: "Soa como se gravado debaixo de um edredom"
Beatles e Led Zeppelin aparecem em lista de discos mais superestimados da história
O álbum que David Gilmour gravou contra a vontade, mas ele não viu outra alternativa
O que Metallica, Ramones e RHCP pensavam do Nirvana em 1991, na época de "Nevermind"


O poderoso power trio "resposta ao Cream" que tinha Clapton na plateia, mas implodiu cedo
O guitarrista do próprio país que The Edge acha que todo mundo deveria agradecer
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"



