Resenha - Live! In Europe - Rory Gallagher
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 03 de julho de 2005
O irlandês Rory Gallagher foi um dos guitarristas de blues pioneiros de seu país, sendo considerado um dos músicos britânicos mais originais e técnicos das últimas décadas. Um autêntico gênio criativo e um homem bastante simples, que usou uma única guitarra Fender Stratocaster de segunda mão em toda sua longa carreira.

Além de ser um guitarrista bastante perfeccionista, foi também cantor e compositor, um artista incansável que excursionou por bares e clubes desde os 16 anos, sempre consciente de abster-se do comercialismo musical barato, feito que lhe garantiu respeito por parte da mídia especializada e fãs por todo o mundo.
Este "Live! In Europe" foi o primeiro registro ao vivo de sua carreira-solo, tendo o óbvio Rory na voz, guitarra, bandolin e gaita, além de seus companheiros Gerry McAvoy no baixo e Wilgar Campbell na bateria. Aqui Rory tinha apenas 23 anos e as canções deste disco são uma seleção das gravações feitas durante sua excursão pela Europa nos meses de fevereiro e março 1972. Foi totalmente produzido pelo próprio Rory Gallagher, atingiu a décima posição nas paradas e arrebatou seu primeiro disco de ouro pelas vendas, consolidando de vez o sucesso de seus dois primeiros discos-solo de estúdio.
O blues bastante cru apresentado nas faixas "Messin' With The Kid" e "Laundromat" mostra como suas canções são poderosas e sua voz, simples, se encaixando perfeitamente em sua música. "Pistol Slapper Blues" com aquele cheirão country, segue com uma guitarra acústica, tendo a participação entusiástica do público. Ainda no bloco acústico, a estupenda "Going To My Home Town" mostra todo um swing contagiante.
"I Could've Had Religion" (esta sempre foi a canção favorita de Bob Dylan) tem uma interpretação apaixonada de todos os músicos, mostrando principalmente a versatilidade de Rory com os instrumentos musicais, tocando simultaneamente a gaita e guitarra durante esta canção. "Bullfrog Blues" fecha este curto registro com um blues bem chegado a um rock ´n´roll alto astral, além de fornecer o grande final, onde cada um dos músicos tem seu momento, solando seus instrumentos na medida certa, para delírio da multidão.
Uma das grandes características de Rory era o fato de praticamente não usar pedais e não ensaiar os solos de suas canções, sempre preferindo a espontaneidade, o que mostra ainda mais seu talento. E seus solos de guitarra são excelentes, esbanjando técnica e sentimento. Em vários momentos percebe-se claramente sua alegria na viagem musical, tendo ainda Gerry e Wilgar participando tranqüilamente destas incursões, acompanhando com competência os naturais improvisos do guitarrista.
"Live! In Europe" teve novas versões remasterizadas colocadas no mercado posteriormente, onde foram incluídas faixas-bônus, cujo número variavam de acordo com a edição. É um disco obrigatório, que deve constar na prateleira de qualquer amante do puro blues e rock ´n´roll simples.
Rory Gallagher seguiu sua carreira de maneira estável até 1994, quando cai seriamente doente, vindo a falecer em 14 de junho do ano seguinte, em decorrência de complicações de uma cirurgia para transplante de fígado feita em abril deste ano. Tinha apenas 46 anos, sem esposa, sem filhos; viveu toda sua existência em função de sua arte, de maneira simples e íntegra.
E para finalizar, deixo aos leitores um comentário deste músico sobre a opção de trocar sua velha e surrada guitarra Fender, frase de Rory que exprime bem sua convicção do que pensava sobre o materialismo:
"Trocar para que se sempre foi minha companheira? Em time que está ganhando não se mexe, não é assim o ditado? Eu fico com minha Fender mesmo".
RORY GALLAGHER – Live! In Europe
(1972 – Polydor Records)
01. Messin' With The Kid
02. Laundromat
03. I Could've Had Religion
04. Pistol Slapper Blues
05. Going To My Home Town
06. In Your Town
07. Bullfrog Blues
homepage: www.rorygallagher.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
O astro do country de quem Dave Mustaine tem mágoa até hoje: "É uma implicância minha?"
O obstáculo para um novo álbum do Mötley Crüe, segundo Tommy Lee
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Matt Heafy diz que não consegue parar de ouvir novo disco do Trivium
Por que Metallica precisou ser polêmico após o "Black Album", segundo Scott Ian do Anthrax
Pietà lança o álbum conceitual "Who's Watching" e mantém viva história no underground gaúcho
A música que Paul McCartney escreveu para fazer pazes com John Lennon depois dos Beatles
Tragédias: 10 das piores ocorridas em shows de Rock e Metal
W.A.S.P.: a condição imposta por Blackie Lawless para entrada de Aquiles Priester
A história por trás de "Pais e Filhos", a canção da Legião Urbana que muitos não entendem

O lendário guitarrista irlandês que quase substituiu Mick Taylor nos Rolling Stones
O guitarrista que se recusou a ocupar o lugar de Eric Clapton no Cream
O guitarrista dos anos setenta que The Edge diz ter influenciado todo mundo
Iron Maiden: Em 1992 eles lançavam Fear Of The Dark



