Resenha - Evil Is Forever - Astral Doors
Por Thiago Sarkis
Postado em 30 de abril de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Bendita seja essa Suécia. Quantos milhões de filhos e grupos pródigos já surgiram e outros ainda estão porvir deste país? A cada lançamento uma nova descoberta. Desta feita, encontrei a melhor opção para fãs de Deep Purple, Black Sabbath, Rainbow, no som maduro e firme do Astral Doors.

Na verdade, a banda estreou com "Of The Son And The Father" em 2003, e ouvi muitos comentários positivos de todos os cantos do mundo, inclusive aqui no Brasil, já que o CD saiu aqui. Todavia, não dei muita onda e cometi o absurdo de só conferir este baita conjunto agora, com "Evil Is Forever".
As guitarras de Joachim Nordlund e Martin Haglund, além de peso fenomenal, encontraram a voz perfeita para si. Nils Patrik Johansson é um desses monstros que surgem a cada dez anos - apesar da última década ter revelado Jorn Lande e Russell Allen. Mas enfim, falamos de um dos melhores e mais completos vocalistas da atualidade, remetendo-nos especialmente a Dio e Tony Martin.
A sonoridade, apesar de moderna e bem produzida, é bem enraizada nas referências mencionadas, e evoca um clima de final dos anos setenta, início dos oitenta. Realmente fantástico e fidedigno às influências maravilhosas que guiam as composições.
Completando esse time, Jocke Roberg aparece sempre belissimamente com seu hammond, mas poderia ganhar mais espaço. Mika Itäranta segura bem a barra dos intensos riffs no baixo. Por último, Johan Lindstedt surge como outra revelação de alta valia. Bateria estrondosa, levadas pulsantes, e muita precisão.
Em alguns momentos, sinto que gostaria de ver o Astral Doors seguir outra linha além dessa tríade com Purple, Sabbath e Rainbow. Talvez pela mixagem perfeita de Peter Tägtgren (Hypocrisy, Dimmu Borgir, Children Of Bodom) e a produção de Vince Sorg (Statetrooper, Grave Digger) que valoriza o peso e vigor dos instrumentos. Porém, pouco depois, a eficácia da agrupação nos lembrando de Ritchie Blackmore, Dio, Geezer Butler, já me faz mudar de idéia e pedir por mais material similar ao apresentado neste segundo disco.
Definitivamente há talento demais por aqui, e um futuro que mal consigo imaginar. Difícil pará-los se seguirem nesse ritmo.
Site Oficial – http://www.astraldoors.com
Nils Patrik Johansson (Vocais)
Joachim Nordlund (Guitarras)
Martin Haglund (Guitarras)
Jocke Roberg (Órgão Hammond)
Mika Itäranta (Baixo)
Johan Lindstedt (Bateria)
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
King Diamond anuncia saída do guitarrista Andy La Rocque
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
Gus G. é anunciado como guitarrista do King Diamond
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
Bon Jovi encerra show antes da hora devido a problema de saúde de Jon
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
Ney Matogrosso reflete sobre não ter contraído HIV mesmo tendo contato com quem tinha
A única música gravada pela Legião Urbana que não tem a participação de Renato Russo
A diferença fundamental entre Oasis e Radiohead, segundo Bono do U2


"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



