Resenha - Evil Is Forever - Astral Doors
Por Thiago Sarkis
Postado em 30 de abril de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Bendita seja essa Suécia. Quantos milhões de filhos e grupos pródigos já surgiram e outros ainda estão porvir deste país? A cada lançamento uma nova descoberta. Desta feita, encontrei a melhor opção para fãs de Deep Purple, Black Sabbath, Rainbow, no som maduro e firme do Astral Doors.

Na verdade, a banda estreou com "Of The Son And The Father" em 2003, e ouvi muitos comentários positivos de todos os cantos do mundo, inclusive aqui no Brasil, já que o CD saiu aqui. Todavia, não dei muita onda e cometi o absurdo de só conferir este baita conjunto agora, com "Evil Is Forever".
As guitarras de Joachim Nordlund e Martin Haglund, além de peso fenomenal, encontraram a voz perfeita para si. Nils Patrik Johansson é um desses monstros que surgem a cada dez anos - apesar da última década ter revelado Jorn Lande e Russell Allen. Mas enfim, falamos de um dos melhores e mais completos vocalistas da atualidade, remetendo-nos especialmente a Dio e Tony Martin.
A sonoridade, apesar de moderna e bem produzida, é bem enraizada nas referências mencionadas, e evoca um clima de final dos anos setenta, início dos oitenta. Realmente fantástico e fidedigno às influências maravilhosas que guiam as composições.
Completando esse time, Jocke Roberg aparece sempre belissimamente com seu hammond, mas poderia ganhar mais espaço. Mika Itäranta segura bem a barra dos intensos riffs no baixo. Por último, Johan Lindstedt surge como outra revelação de alta valia. Bateria estrondosa, levadas pulsantes, e muita precisão.
Em alguns momentos, sinto que gostaria de ver o Astral Doors seguir outra linha além dessa tríade com Purple, Sabbath e Rainbow. Talvez pela mixagem perfeita de Peter Tägtgren (Hypocrisy, Dimmu Borgir, Children Of Bodom) e a produção de Vince Sorg (Statetrooper, Grave Digger) que valoriza o peso e vigor dos instrumentos. Porém, pouco depois, a eficácia da agrupação nos lembrando de Ritchie Blackmore, Dio, Geezer Butler, já me faz mudar de idéia e pedir por mais material similar ao apresentado neste segundo disco.
Definitivamente há talento demais por aqui, e um futuro que mal consigo imaginar. Difícil pará-los se seguirem nesse ritmo.
Site Oficial – http://www.astraldoors.com
Nils Patrik Johansson (Vocais)
Joachim Nordlund (Guitarras)
Martin Haglund (Guitarras)
Jocke Roberg (Órgão Hammond)
Mika Itäranta (Baixo)
Johan Lindstedt (Bateria)
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cocô no moshpit gera crise de vômito coletivo durante show na Nova Zelândia
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 bandas que superaram tragédia e fizeram mais sucesso após perder um integrante
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
Membro fundador do Savatage, baixista Keith Collins sofre de demência
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
Kirk Hammett sentiu culpa e remorso por ter deixado o Exodus
Show do Queen na Hungria em 1986 ganha restauração em 4K
Dave Mustaine já afirmou que foi demitido do Metallica por causa do ciúme de James Hetfield
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
Mick Taylor sobre Rolling Stones: "Não conseguia acreditar como eles soavam mal"
Lemmy Kilmister: a música, as drogas, a família e a morte
Os 20 maiores cantores de todos os tempos, na opinião de Ozzy Osbourne


"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



