Resenha - Back to the Past - Killjoy
Por Fernando De Santis
Postado em 17 de março de 2005
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado em 1998, na Polônia, a banda Killjoy é conhecida por ter experimentado todos os tipos possíveis de metal. No início, chamada de Mystic Side, a banda fazia um thrash metal, porém após quatro anos, passou a ser chamada de Killjoy e também mudou seu estilo, tocando Hard Rock. Não contente, começaram a ficar mais "heavy" novamente e nesse EP intitulado "Back to the Past", gravado em 2004, o Killjoy volta a tocar thrash metal, como o nome do CD indica, uma "volta ao passado".

Formado por Wojciech Bujoczek (vocal), Adam Rogowicz (guitarra), Marek Ludwicki (guitarra solo), Wojciech Gajda (baixo) e Marcin Bruner (bateria), o Killjoy faz um som pesado, mas não tão "thrash" quanto eu esperava - e como o release da banda indicava. O vocal de Bujoczek é bem limpo e a primeira faixa do EP, intitulada "Back to the Past", é bem cadenciada, um heavy bem feito que tem como destaque o refrão inspirado e um ótimo trabalho na bateria de Bruner. "Sinner" começa com um riff ao estilo Pantera, que também mostra que a banda tem seu lado pesado. O vocal de Bujoczek em alguns momentos soa como o de James Hetfield. Aliás, no release fazem questão de destacar que todos os integrantes "amam" Metallica e Iron Maiden. A influência do Metallica está bem nítida.
Porém a coisa desanda... "Million Chwil" é aquela faixa desnecessária, que não empolga em nada. Talvez o único destaque seja mais uma vez o ótimo trampo da bateria. E ao escutar "God’s Commando" e "Puppet Show", me senti meio que enganado. Voltei as músicas e tive a impressão de que as composições são muito semelhantes entre si, falta criatividade, são todas cadenciadas, com riffs parecidos, não existe um diferencial entre as músicas. Talvez a primeira se destaque das demais, mas mesmo assim, tem os mesmos cacoetes.
Esse EP da banda Killjoy apresenta cinco faixas, mas ao escutar, dá a impressão de que se trata de um "musicão" de 21 minutos e 41 segundos (tempo total do CD). Se o full-album a ser lançado pelos poloneses seguir essa linha, será um tédio completo, só que em tempo maior.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo


