Resenha - Back to the Past - Killjoy
Por Fernando De Santis
Postado em 17 de março de 2005
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado em 1998, na Polônia, a banda Killjoy é conhecida por ter experimentado todos os tipos possíveis de metal. No início, chamada de Mystic Side, a banda fazia um thrash metal, porém após quatro anos, passou a ser chamada de Killjoy e também mudou seu estilo, tocando Hard Rock. Não contente, começaram a ficar mais "heavy" novamente e nesse EP intitulado "Back to the Past", gravado em 2004, o Killjoy volta a tocar thrash metal, como o nome do CD indica, uma "volta ao passado".

Formado por Wojciech Bujoczek (vocal), Adam Rogowicz (guitarra), Marek Ludwicki (guitarra solo), Wojciech Gajda (baixo) e Marcin Bruner (bateria), o Killjoy faz um som pesado, mas não tão "thrash" quanto eu esperava - e como o release da banda indicava. O vocal de Bujoczek é bem limpo e a primeira faixa do EP, intitulada "Back to the Past", é bem cadenciada, um heavy bem feito que tem como destaque o refrão inspirado e um ótimo trabalho na bateria de Bruner. "Sinner" começa com um riff ao estilo Pantera, que também mostra que a banda tem seu lado pesado. O vocal de Bujoczek em alguns momentos soa como o de James Hetfield. Aliás, no release fazem questão de destacar que todos os integrantes "amam" Metallica e Iron Maiden. A influência do Metallica está bem nítida.
Porém a coisa desanda... "Million Chwil" é aquela faixa desnecessária, que não empolga em nada. Talvez o único destaque seja mais uma vez o ótimo trampo da bateria. E ao escutar "God’s Commando" e "Puppet Show", me senti meio que enganado. Voltei as músicas e tive a impressão de que as composições são muito semelhantes entre si, falta criatividade, são todas cadenciadas, com riffs parecidos, não existe um diferencial entre as músicas. Talvez a primeira se destaque das demais, mas mesmo assim, tem os mesmos cacoetes.
Esse EP da banda Killjoy apresenta cinco faixas, mas ao escutar, dá a impressão de que se trata de um "musicão" de 21 minutos e 41 segundos (tempo total do CD). Se o full-album a ser lançado pelos poloneses seguir essa linha, será um tédio completo, só que em tempo maior.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


