Resenha - Intensity - Sydnei Carvalho e Alex Martinho

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Luciano Lima
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 10


O guitarrista paulistano Sydnei Carvalho e o niteroiense Alex Martinho uniram forças para lançar, de forma independente, o álbum "Intensity". A parceria estabelecida nasceu das apresentações de promoção de seus respectivos CD's anteriores. Os músicos acertaram em cheio no projeto. O disco já empolga pelo trabalho gráfico do encarte, fruto do empenho do artista plástico Mauro Andriole e do designer Celso Wolfe. O texto do filósofo Jacob Boehme ilustra a inspiração dos temas. A produção das 12 faixas é do próprio Sydnei junto com Philip Colodetti, que, dentre outras feras, já produziu o Shaman.

Rock In Rio: por que ladrões agem menos no dia do Metal?Kerrang: os melhores singles já lançados

O disco começa com "First Step". Porradaria inicial com riffs cortantes antecipando o teor de adrenalina contido em todo restante da obra. Com momentos progressivos e baixo "gorduroso" de Fábio Lessa, a muralha de distorção do tema nos remete à sonoridade de Vai em "Alien Love Secrets". "Double Vision" traz freaseados rápidos com clima meio espacial provindo dos delays de tons infinitos. Cenas ora angustiantes ora pulsantes são percebidas.

A mais estradeira do disco é a faixa título. "Intensity" no compasso e nos riffs denota uma clara e bem vinda influência de um certo trio canadense. Pausa para "Two ways, One Path". Com tanta intensidade é hora do lirismo tomar conta, preenchendo todo o clima da introdução com direito a chorus e trêmolo.

Na única faixa cantada do CD, "Book of Life", traz o músico Rafael Castro, que faz parte da banda de Martinho, Todo Vapor. Sua correta interpretação da letra de Sydnei dá novas cores a um hard rock que tem sua primeira versão instrumental.

"Seven Circles Part I (The Insider)" e em "Seven Circles Part II (The Outsider)" há uma atmosfera que nos remete aos mistérios, segundo o projeto, da mitologia envolvendo o número sete. Há certa tensão no ar ao final da primeira parte, sugerindo algo que ainda está por vir.

"The Shoe Maker" tem introdução magnífica e melancólica resultando numa levada quase cool. Já "Inner Perception" deixa clara, em seu início, a sonoridade industrial típica de bandas do chamado New Metal e suas guitarras de bordão em ré.

Em "Underground" a batera precisa e avassaladora de Rodrigo Martinho, dá o mote para uma levada tão leve quanto uma bigorna lançada do 30o andar de um edifício. Aqui a velocidade dos solos já predomina um pouco, porém com extrema sobriedade e bom gosto.

A lição de "Shoe Maker" continua em "8mm", só que com dinamismo e nuances mais profundas.

A dupla de guitarrista ainda presenteou seu público com a idéia inicial de "Book of Life", sem vocal.

CD's de guitarristas são sempre um exercício de paciência, mas neste caso foi uma grata surpresa o ritmo dinâmico que Alex e Sydnei imprimiram em seu primeiro trabalho em dupla. Tudo leva a crer que "Intensity" parece ser um resumo do que de melhor os músicos desenvolveram em seus últimos trabalhos e respiraram na atualidade, deixando de lado os preconceitos. Ambos parecem ter atingido a tal "maturidade musical", não ficando nada a dever de artistas internacionais. Como sugere a letra de "Book of Life": Mais uma página foi criada no universo da guitarra nacional.

Mais informações:
http://www.martinho.com.br
http://www.sydneicarvalho.com.br




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Alex Martinho"


Rock In Rio: por que ladrões agem menos no dia do Metal?Rock In Rio
Por que ladrões agem menos no dia do Metal?

Kerrang: os melhores singles já lançadosKerrang
Os melhores singles já lançados


Sobre Luciano Lima

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336