Resenha - Intensity - Sydnei Carvalho e Alex Martinho
Por Luciano Lima
Postado em 04 de novembro de 2004
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O guitarrista paulistano Sydnei Carvalho e o niteroiense Alex Martinho uniram forças para lançar, de forma independente, o álbum "Intensity". A parceria estabelecida nasceu das apresentações de promoção de seus respectivos CD’s anteriores. Os músicos acertaram em cheio no projeto. O disco já empolga pelo trabalho gráfico do encarte, fruto do empenho do artista plástico Mauro Andriole e do designer Celso Wolfe. O texto do filósofo Jacob Boehme ilustra a inspiração dos temas. A produção das 12 faixas é do próprio Sydnei junto com Philip Colodetti, que, dentre outras feras, já produziu o Shaman.

O disco começa com "First Step". Porradaria inicial com riffs cortantes antecipando o teor de adrenalina contido em todo restante da obra. Com momentos progressivos e baixo "gorduroso" de Fábio Lessa, a muralha de distorção do tema nos remete à sonoridade de Vai em "Alien Love Secrets". "Double Vision" traz freaseados rápidos com clima meio espacial provindo dos delays de tons infinitos. Cenas ora angustiantes ora pulsantes são percebidas.
A mais estradeira do disco é a faixa título. "Intensity" no compasso e nos riffs denota uma clara e bem vinda influência de um certo trio canadense. Pausa para "Two ways, One Path". Com tanta intensidade é hora do lirismo tomar conta, preenchendo todo o clima da introdução com direito a chorus e trêmolo.
Na única faixa cantada do CD, "Book of Life", traz o músico Rafael Castro, que faz parte da banda de Martinho, Todo Vapor. Sua correta interpretação da letra de Sydnei dá novas cores a um hard rock que tem sua primeira versão instrumental.
"Seven Circles Part I (The Insider)" e em "Seven Circles Part II (The Outsider)" há uma atmosfera que nos remete aos mistérios, segundo o projeto, da mitologia envolvendo o número sete. Há certa tensão no ar ao final da primeira parte, sugerindo algo que ainda está por vir.
"The Shoe Maker" tem introdução magnífica e melancólica resultando numa levada quase cool. Já "Inner Perception" deixa clara, em seu início, a sonoridade industrial típica de bandas do chamado New Metal e suas guitarras de bordão em ré.
Em "Underground" a batera precisa e avassaladora de Rodrigo Martinho, dá o mote para uma levada tão leve quanto uma bigorna lançada do 30o andar de um edifício. Aqui a velocidade dos solos já predomina um pouco, porém com extrema sobriedade e bom gosto.
A lição de "Shoe Maker" continua em "8mm", só que com dinamismo e nuances mais profundas.
A dupla de guitarrista ainda presenteou seu público com a idéia inicial de "Book of Life", sem vocal.
CD’s de guitarristas são sempre um exercício de paciência, mas neste caso foi uma grata surpresa o ritmo dinâmico que Alex e Sydnei imprimiram em seu primeiro trabalho em dupla. Tudo leva a crer que "Intensity" parece ser um resumo do que de melhor os músicos desenvolveram em seus últimos trabalhos e respiraram na atualidade, deixando de lado os preconceitos. Ambos parecem ter atingido a tal "maturidade musical", não ficando nada a dever de artistas internacionais. Como sugere a letra de "Book of Life": Mais uma página foi criada no universo da guitarra nacional.
Mais informações:
http://www.martinho.com.br
http://www.sydneicarvalho.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
O problema do Motörhead que Mikkey Dee afirma ter resolvido
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Children of Bodom anuncia show na Espanha para julho de 2027
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
O guitarrista que Prince achava que "tocava mais bonito" que Jimi Hendrix
Matt Sorum explica recusa a convite para tocar com o Guns N' Roses
As duas razões que levaram Cazuza a morrer de inveja de Lulu Santos
A banda de rock nacional favorita do icônico produtor musical Nelson Motta


Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



