Resenha - Neural - Reação em Cadeia
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 29 de outubro de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Lançado em 2002 pelo selo underground Antídoto, a banda gaúcha Reação em Cadeia fez do disco "Neural" um marco na sua carreira. Um marco por se tratar do seu primeiro disco, um marco por com ele receber diversas críticas positivas de toda a mídia do Rio Grande do Sul, fazendo da banda um dos nomes mais influentes do rock sulista. Vinda de Novo Hamburgo (RS), Jonathan Corrêa (vocal e guitarra), Daniel Jeffman (guitarra), Márcio Abreu (baixo) e Nico Ventre (bateria) executam um rock ríspido, com forte influência de bandas como Pearl Jam, Creed, Nirvana e até The Calling, porém sem perder o quê de hard rock.

O grande diferencial da banda, sem sombras de dúvidas é as letras. Com temas que refletem conflitos emotivos e experiências vividas e retratadas por Jonathan Corrêa, as mesmas fazem do trabalho do Reação em Cadeia algo para se prestar atenção e até refletir por um pequeno momento. Musicalmente falando, estas letras bem boladas estão plenamente de acordo com as bases musicais criadas pelo próprio Jonathan (sim, o único compositor da banda). Um rock ríspido é verdade, com a presença de muitos riffs, guitarras pesadas, mas também com melodias, um toque melancólico e muitas músicas cadenciadas. Isto, propositalmente ou não, se encaixam de uma forma muito agradável para quem colocar este CD para tocar. Músicas marcantes, isto mesmo. E variadas ao longo do material. Não dá para negar as qualidades de Jonathan como compositor, e também como vocalista, principalmente. Contudo, acho que toda a banda está de parabéns pelo que conseguiu fazer aqui neste "Neural".
Vamos às músicas, oras. "Infierno" abre o álbum, uma música pesada com um refrão bem marcante, aquela faixa que estará presente em todos os shows da banda, obviamente. Aquela típica música que depois de ouvir uma vez, sem se importar com o restante do álbum, o ouvinte é praticamente instruído a ouvi-la novamente, na seqüência. "Eu não Pertenço a Você" é menos pesada que a anterior, porém mais direta, mas com uma cara puramente rock, outro destaque do material. "Tão Longe" é aquela típica música mais cadenciada, não uma balada, mas cadenciada. Pois é, a sensação que dá é que o disco é composto apenas por destaques, ainda mais quando esbarramos na bela balada "Espero", e a cadenciada "Me Odeie", o carro-chefe deste disco. Uma balada introspectiva com bonitas melodias, algo de praxe a se tratar do Reação em Cadeia. Depois de outra música mais cadenciada, "Neurose"; "Letargia" retoma o pique do início do disco, com uma faixa forte, pesada e até com certa dose de agressão no modo de cantar, por parte de Jonathan. Uma faixa muito interessante, diferente do habitual. Após, o disco volta a contar com músicas mais cadenciadas como "Desespero" e "Ao Tempo", por exemplo. Outro grande destaque do álbum é "Até Parar de Bater", que permite concluir que a banda é muito capaz tanto de criar músicas cadenciadas de qualidade como estas mais pesadas. Fechando, "Um Dia", uma balada acústica marcante (mais uma?! Sim mais uma!) e uma faixa escondida (também chamada "Neural"), pesada...
Pela resenha fica claro que a Reação em Cadeia é uma banda nova, mas uma revelação a se tratar de rock nacional. Com um constante espaço, não apenas no Rio Grande do Sul (onde a banda já tem o seu nome muito forte, diversas execuções em rádio e um grande legado de fãs), a banda tem tudo para aparecer (e agradar) em todo o Brasil. "Neural", o primeiro disco, comprova isto. E você, pode comprovar, basta conferir o som dos caras.
Site oficial: www.reacaoemcadeia.com
Line-up:
Jonathan Corrêa (vocal/guitarra);
Daniel Jeffman (guitarra);
Márcio Abreu (baixo);
Nico Ventre (bateria).
Track-list:
01. Infierno
02. Eu não Pertenço a Você
03. Tão Longe
04. Espero
05. Me Odeie
06. Neurose
07. Letargia
08. Desespero
09. Ao Tempo
10. Placenta
11. Fim do Dia
12. Até Parar de Bater
13. Um Dia
Tempo total: 57:59
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Qual seria a melhor música de cada álbum do Iron Maiden?
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
A banda clássica dos anos 70 que Noel Gallagher chamou de "uma merda"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A música clássica do Pink Floyd que nasceu de uma trolagem feita com Rick Wright
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Kirk Hammett compara integrantes do Thin Lizzy a super-heróis
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


