Resenha - Fall Of The House Of Usher - Dyluvian
Por Thiago Sarkis
Postado em 18 de outubro de 2004
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O debute do Dyluvian não foge muito de uma triste e já famosa história: muito talento, pouca verba. "The Fall Of The House Of Usher" mostra a qualidade da banda, porém, d’outro lado, deixa claro que o material aqui gravado é pouco perto do que eles fariam com ‘dois centavos a mais’.

Vários problemas atingem os grupos no início de carreira, mas digamos que os pernambucanos foram mais que azarados. Baixista e tecladista saíram antes da entrada em estúdio. O primeiro, Dário Moran, deixou o Brasil por obrigações familiares, enquanto o segundo, Junior Gadelha, partiu para a advocacia. Pra completar, o baterista sofreu um grave acidente e ainda hoje recupera-se do ocorrido.
Estes acontecimentos abalaram a estrutura do conjunto, e o tempo ficou curto. De forma impressionante, conseguiram reerguer e lançar um bom álbum. Músicos competentes no que fazem, com abrangentes visões de possibilidades e limites e, além disso, letrados, inspirados em Edgar Allan Poe.
No decorrer das onze faixas o que mais ouvimos é um metal melódico, repleto de passagens acima da média, e com vários toques de progressivo. Sinto, no entanto, que os vocais poderiam ser lapidados, especialmente pela via que escolheram para fazer música. Há a necessidade de um aprimoramento, sem dúvida.
As composições são excelentes e a escolha de "The Sun Always Shines On TV", cover do A-Ha, também é feliz, apesar da versão do Dyluvian ficar aquém da original.
Praticamente em todas as faixas ouço momentos belíssimos que levariam a uma nota superior a 6.0. Ou seja, esta é uma avaliação não retrata a verdade do disco (aliás, notas geralmente sintetizam de forma bem infeliz e surrealista os trabalhos dos artistas). Todavia, friamente pensando, e cientes de certas normas, os problemas existiram e, mesmo suspensos por instantes, deixaram resquícios na capa, produção, mixagem e num melhor desenvolvimento das canções.
Sérgio Bahia (Vocais - Baixo)
Gustavo Aragão (Guitarras - Baixo)
Daniel Barkokebas (Bateria)
Material cedido por:
Megahard Records – http://www.megahard.com.br
Caixa Postal 41698 - São Paulo – SP
CEP: 05422-970
Telefone: (11) 3224-0709
Email: [email protected]
Outras resenhas de Fall Of The House Of Usher - Dyluvian
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
O futuro rockstar que Peter Frampton queria que abrisse os shows do Humble Pie
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Gar Samuelson é o ex-baterista do Megadeth mais difícil de "imitar", de acordo dom Dirk Verbeuren
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman

Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


