Resenha - Ange ou Démon - Manigance

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 7


Os franceses do Manigance já estão na ativa desde o final dos anos 90, tendo lançado 3 cd's. "Ange ou Démon" é seu cd de estréia, lançado em 2002. A proposta do grupo é investir pesado no heavy mesclado com progressivo, com passagens bem intrincadas aliadas a "riffs" mais diretos. Algo bem simples e que muitas bandas costumam fazer, o que é perigoso, pois pode acarretar numa falta de personalidade, soando apenas como mais uma cópia dos medalhões já existentes. Mas vamos dar uma chance aos franceses, já que raramente algo da França aparece por aqui.

Plágio ou coincidência: trechos semelhantes no rock/metalUruca: Os 9 mais azarados da história do Rock

"Em Mon Nom" é um bom heavy movido a boas guitarras e um vocalista discípulo de Michael Kiske (detalhe: eles cantam em francês, o que é muito legal). "Comme Une Ombre" já é mais prog-metal, soando quase como um Dream Theater francês. A banda procura situar-se nesta fronteira entre o metal , com petardos como "L'Ultime Seconde", "Ange ou Démon" (levada bem típica do Stratovarius), a cadenciada e com um que de hard "Integrite", contrastando com momentos mais intrincados como "Desobéis" (cujo começo lembra "Crazy" de Seal!), "Des'Mon Reitour" e a suave "Las Fluers Du Mal".

Ainda há espaço para um tributo ao Sortilége, com a música "Messager", que periga ser um dos melhores momentos do cd, embora pese para os franceses a falta de personalidade. Tudo aqui lembra Dream Theater ou Stratovarius. Não é mal nenhum você se espelhar em algumas bandas quando começa a compor seu primeiro cd, mas neste caso é como se ouvíssemos Tolkki e cia junto com Mike Portnoy e cia. com vocais em francês.

A banda lançou mais 2 cd's entre 2002 e 2004, que permanecem inéditos por aqui. Resta ver se os mesmos ajudaram a solidificar a personalidade do grupo ou foram apenas um reflexo do que ouvimos em "Ange ou Démon".

Line Up:
Didier Delsaux - Vocais
François Merle - Guitarras
Bruno Ramos - Guitarras
Daniel Poulay - Bateria
Florent Taillandier - Teclados
Marc Duffau - Baixo

Site Oficial: http://www.manigance.net

Material Cedido Por:
Hellion Records.
Http://www.hellionrecords.com.br
São Paulo (SP)




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Manigance"


Plágio ou coincidência: trechos semelhantes no rock/metalPlágio ou coincidência
Trechos semelhantes no rock/metal

Uruca: Os 9 mais azarados da história do RockUruca
Os 9 mais azarados da história do Rock


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336