Resenha - Ange ou Démon - Manigance
Por Rafael Carnovale
Postado em 05 de agosto de 2004
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os franceses do Manigance já estão na ativa desde o final dos anos 90, tendo lançado 3 cd’s. "Ange ou Démon" é seu cd de estréia, lançado em 2002. A proposta do grupo é investir pesado no heavy mesclado com progressivo, com passagens bem intrincadas aliadas a "riffs" mais diretos. Algo bem simples e que muitas bandas costumam fazer, o que é perigoso, pois pode acarretar numa falta de personalidade, soando apenas como mais uma cópia dos medalhões já existentes. Mas vamos dar uma chance aos franceses, já que raramente algo da França aparece por aqui.

"Em Mon Nom" é um bom heavy movido a boas guitarras e um vocalista discípulo de Michael Kiske (detalhe: eles cantam em francês, o que é muito legal). "Comme Une Ombre" já é mais prog-metal, soando quase como um Dream Theater francês. A banda procura situar-se nesta fronteira entre o metal , com petardos como "L’Ultime Seconde", "Ange ou Démon" (levada bem típica do Stratovarius), a cadenciada e com um que de hard "Integrite", contrastando com momentos mais intrincados como "Desobéis" (cujo começo lembra "Crazy" de Seal!), "Des’Mon Reitour" e a suave "Las Fluers Du Mal".
Ainda há espaço para um tributo ao Sortilége, com a música "Messager", que periga ser um dos melhores momentos do cd, embora pese para os franceses a falta de personalidade. Tudo aqui lembra Dream Theater ou Stratovarius. Não é mal nenhum você se espelhar em algumas bandas quando começa a compor seu primeiro cd, mas neste caso é como se ouvíssemos Tolkki e cia junto com Mike Portnoy e cia. com vocais em francês.
A banda lançou mais 2 cd’s entre 2002 e 2004, que permanecem inéditos por aqui. Resta ver se os mesmos ajudaram a solidificar a personalidade do grupo ou foram apenas um reflexo do que ouvimos em "Ange ou Démon".
Line Up:
Didier Delsaux – Vocais
François Merle – Guitarras
Bruno Ramos – Guitarras
Daniel Poulay – Bateria
Florent Taillandier – Teclados
Marc Duffau – Baixo
Site Oficial: http://www.manigance.net
Material Cedido Por:
Hellion Records.
Http://www.hellionrecords.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
O disco que é o precursor do thrash metal, segundo Max Cavalera
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
A música que mudou a história do Dream Theater e a vida de Mike Portnoy
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O único guitarrista fritador que Joe Bonamassa tem certeza que não é IA: "Faz de verdade"
O dia que Andre Matos se chateou com Gabriel Thomaz do Autoramas no camarim do Angra
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
A sinceridade de Cazuza ao refletir sobre a religião antes e depois da doença
Capas de álbuns: 30 das piores artes da história
Como Flávio Venturini compôs junto o maior sucesso solo de Renato Russo


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: Em 1992 eles lançavam Fear Of The Dark



