Resenha - Ange ou Démon - Manigance
Por Rafael Carnovale
Postado em 05 de agosto de 2004
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os franceses do Manigance já estão na ativa desde o final dos anos 90, tendo lançado 3 cd’s. "Ange ou Démon" é seu cd de estréia, lançado em 2002. A proposta do grupo é investir pesado no heavy mesclado com progressivo, com passagens bem intrincadas aliadas a "riffs" mais diretos. Algo bem simples e que muitas bandas costumam fazer, o que é perigoso, pois pode acarretar numa falta de personalidade, soando apenas como mais uma cópia dos medalhões já existentes. Mas vamos dar uma chance aos franceses, já que raramente algo da França aparece por aqui.

"Em Mon Nom" é um bom heavy movido a boas guitarras e um vocalista discípulo de Michael Kiske (detalhe: eles cantam em francês, o que é muito legal). "Comme Une Ombre" já é mais prog-metal, soando quase como um Dream Theater francês. A banda procura situar-se nesta fronteira entre o metal , com petardos como "L’Ultime Seconde", "Ange ou Démon" (levada bem típica do Stratovarius), a cadenciada e com um que de hard "Integrite", contrastando com momentos mais intrincados como "Desobéis" (cujo começo lembra "Crazy" de Seal!), "Des’Mon Reitour" e a suave "Las Fluers Du Mal".
Ainda há espaço para um tributo ao Sortilége, com a música "Messager", que periga ser um dos melhores momentos do cd, embora pese para os franceses a falta de personalidade. Tudo aqui lembra Dream Theater ou Stratovarius. Não é mal nenhum você se espelhar em algumas bandas quando começa a compor seu primeiro cd, mas neste caso é como se ouvíssemos Tolkki e cia junto com Mike Portnoy e cia. com vocais em francês.
A banda lançou mais 2 cd’s entre 2002 e 2004, que permanecem inéditos por aqui. Resta ver se os mesmos ajudaram a solidificar a personalidade do grupo ou foram apenas um reflexo do que ouvimos em "Ange ou Démon".
Line Up:
Didier Delsaux – Vocais
François Merle – Guitarras
Bruno Ramos – Guitarras
Daniel Poulay – Bateria
Florent Taillandier – Teclados
Marc Duffau – Baixo
Site Oficial: http://www.manigance.net
Material Cedido Por:
Hellion Records.
Http://www.hellionrecords.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Lou Gramm
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
As 10 melhores músicas do Kreator, na opinião de Mille Petrozza
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
O único assassino que ainda tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
A épica música de Ozzy Osbourne que fala sobre a destruição do Planeta Terra
A reação de filha de Elvis Presley ao descobrir que Michael Jackson era virgem aos 35 anos
A capa dos Beatles que seria sem graça, mas ficou genial graças a um feliz acidente



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



