Resenha - Unearthly - Black Metal Commando
Por Sílvio Costa
Postado em 11 de junho de 2004
Em 2002, quando surgiu Infernum - Prelude To A New Reign, o Unearthly foi saudado como a mais promissora horda da fértil cena do black metal carioca. Este Black Metal Commando confirma as expectativas criadas pelo debut da banda e estabelece o quinteto carioca como os mestres brasileiros do estilo. Trata-se, antes de mais nada, de um trabalho absolutamente inovador, que não se enquadra em nenhum sub-estilo ou rótulo comum ao black metal. Apesar da presença forte de teclados, o Unearthly está a quilômetros do black metal sinfônico de bandas como Dimmu Borgir ou Cradle of Filth. Embora os bumbos de Leghor Supay (um dos melhores bateras do estilo, ex-integrante do também excelente Mysteriis) sejam sempre massacrados em uma velocidade absurda, não se trata de uma banda que se aproxime do extremismo de um Marduk, por exemplo. O grande lance do Unearthly é mesclar diversas influências e estabelecer uma nova forma de se fazer black metal.

Black Metal Commando representa a maturidade da banda. Agora com uma produção muito melhor que no álbum anterior (que já era de uma qualidade sonora excelente) a banda pode desenvolver mais amplamente o seu jeito único de fazer música extrema. O disco foi produzido por Fabiano Penna (ex-Rebaellium). Dá orgulho ouvir instrumentos timbrados com perfeição e tamanha potência sonora em um disco gravado e produzido no Brasil. Em nada fica devendo a este grandes nomes do black metal que gravam no The Abyss de Peter Tägtgren.
Ao longo das 12 faixas deste CD, o que se ouve é muita velocidade, riffs alucinantes e muito bem construídos e um conjunto impecável. Alguns destaques, como a velocíssima "Catholocaust (War to the Ctholicized)" e a climática e ultra-rápida "Through War (Destruction of Heavenly Corruption)", saltam aos olhos. Pequenas surpresas, como a citação de "O Guarani" de Carlos Gomes em "Unearthly Warlord (Evil Force Attack)" e a melodia suave de "Hino de Devoção aos Deuses da Guerra" só contribuem para tornar o trabalho do quinteto carioca ainda mais instigante. Quem procura um som brutal, sem concessões e, acima de tudo, transbordante de honestidade e profissionalismo, já achou.
Lord Thoth - Vocals & Guitar
M. Mictian - Bass
Thyrr - Guitar
Hostis Daemonium - Keyboards
Leghor Supay - Drums
Contato:
Caixa postal 8199
CEP 21032-970
Rio de Janeiro - Brasil
[email protected]
site oficial:
http://www.unearthlyhorde.cjb.net
Material cedido por:
Encore Records
http://www.encorerecords.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Casal é flagrado em ato libidinoso antes do show do Guns N' Roses no Download 2026
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A curiosa reação de Jordan Rudess ao conhecer o vocalista original do Dream Theater
Baixista se manifesta pela primeira vez sobre retorno do Faith No More
A resposta do Metallica aos fãs após mudança misteriosa nas redes sociais
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
Fernando Ribeiro diz que black metal "espalha ignorância e preconceito"
Amizade não é o que mantém o Dimmu Borgir, revela Silenoz
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Jon Bon Jovi diz estar "completamente recuperado" de problemas com a voz
A banda que explodiu nos anos 90 e fez Robert Plant pensar em desistir
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
5 músicas de rock que batizam álbuns, mas que não aparecem no álbum em questão
A armadilha que pegou o Nenhum de Nós e impediu que fossem como o Engenheiros do Hawaii
Os três astros brasileiros "empurrados aos gritos" no Rock in Rio, segundo Herbert Vianna


"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Iron Maiden: Virtual XI não é nem oito, nem oitenta



