Resenha - Unearthly - Black Metal Commando
Por Sílvio Costa
Postado em 11 de junho de 2004
Em 2002, quando surgiu Infernum - Prelude To A New Reign, o Unearthly foi saudado como a mais promissora horda da fértil cena do black metal carioca. Este Black Metal Commando confirma as expectativas criadas pelo debut da banda e estabelece o quinteto carioca como os mestres brasileiros do estilo. Trata-se, antes de mais nada, de um trabalho absolutamente inovador, que não se enquadra em nenhum sub-estilo ou rótulo comum ao black metal. Apesar da presença forte de teclados, o Unearthly está a quilômetros do black metal sinfônico de bandas como Dimmu Borgir ou Cradle of Filth. Embora os bumbos de Leghor Supay (um dos melhores bateras do estilo, ex-integrante do também excelente Mysteriis) sejam sempre massacrados em uma velocidade absurda, não se trata de uma banda que se aproxime do extremismo de um Marduk, por exemplo. O grande lance do Unearthly é mesclar diversas influências e estabelecer uma nova forma de se fazer black metal.

Black Metal Commando representa a maturidade da banda. Agora com uma produção muito melhor que no álbum anterior (que já era de uma qualidade sonora excelente) a banda pode desenvolver mais amplamente o seu jeito único de fazer música extrema. O disco foi produzido por Fabiano Penna (ex-Rebaellium). Dá orgulho ouvir instrumentos timbrados com perfeição e tamanha potência sonora em um disco gravado e produzido no Brasil. Em nada fica devendo a este grandes nomes do black metal que gravam no The Abyss de Peter Tägtgren.
Ao longo das 12 faixas deste CD, o que se ouve é muita velocidade, riffs alucinantes e muito bem construídos e um conjunto impecável. Alguns destaques, como a velocíssima "Catholocaust (War to the Ctholicized)" e a climática e ultra-rápida "Through War (Destruction of Heavenly Corruption)", saltam aos olhos. Pequenas surpresas, como a citação de "O Guarani" de Carlos Gomes em "Unearthly Warlord (Evil Force Attack)" e a melodia suave de "Hino de Devoção aos Deuses da Guerra" só contribuem para tornar o trabalho do quinteto carioca ainda mais instigante. Quem procura um som brutal, sem concessões e, acima de tudo, transbordante de honestidade e profissionalismo, já achou.
Lord Thoth - Vocals & Guitar
M. Mictian - Bass
Thyrr - Guitar
Hostis Daemonium - Keyboards
Leghor Supay - Drums
Contato:
Caixa postal 8199
CEP 21032-970
Rio de Janeiro - Brasil
[email protected]
site oficial:
http://www.unearthlyhorde.cjb.net
Material cedido por:
Encore Records
http://www.encorerecords.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
A banda que Dave Grohl chamou de circo e comparou a cerveja velha e sem graça
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
Nicko McBrain critica voz atual de Axl Rose e revela tentativa frustrada de reconciliação
Bruce Dickinson tocará músicas inéditas em sua próxima turnê, anunciada nesta terça-feira
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
Angela Gossow conta em detalhes como Lauren Hart se tornou vocalista do Arch Enemy
Como Kurt Cobain foi a causa do som ruim de um álbum do Black Sabbath
Tarja anuncia show da turnê "Frisson Live 2027" no Rio de Janeiro para 27 de maio
O único pedido de desculpas que Gene Simmons fez na vida, segundo Desmond Child
Neil Young processa comitê de Donald Trump por uso de "Rockin' In The Free World"
A faixa de "Reign in Blood" que é a preferida do baterista Dave Lombardo
Rise Against entra para o "Clube do Bilhão" do Spotify com "Savior"
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
Show do Mammoth na Inglaterra será gravado para lançamento oficial
Rush: como eles dividiam grana das composições e como eram os egos, segundo Geddy Lee
A referência a Andre Matos no novo videoclipe de "Ride Into The Storm" do Angra
Slash: surpreendendo ao apontar qual o riff mais pesado de todos os tempos

"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



