Resenha - Unearthly - Black Metal Commando
Por Sílvio Costa
Postado em 11 de junho de 2004
Em 2002, quando surgiu Infernum - Prelude To A New Reign, o Unearthly foi saudado como a mais promissora horda da fértil cena do black metal carioca. Este Black Metal Commando confirma as expectativas criadas pelo debut da banda e estabelece o quinteto carioca como os mestres brasileiros do estilo. Trata-se, antes de mais nada, de um trabalho absolutamente inovador, que não se enquadra em nenhum sub-estilo ou rótulo comum ao black metal. Apesar da presença forte de teclados, o Unearthly está a quilômetros do black metal sinfônico de bandas como Dimmu Borgir ou Cradle of Filth. Embora os bumbos de Leghor Supay (um dos melhores bateras do estilo, ex-integrante do também excelente Mysteriis) sejam sempre massacrados em uma velocidade absurda, não se trata de uma banda que se aproxime do extremismo de um Marduk, por exemplo. O grande lance do Unearthly é mesclar diversas influências e estabelecer uma nova forma de se fazer black metal.

Black Metal Commando representa a maturidade da banda. Agora com uma produção muito melhor que no álbum anterior (que já era de uma qualidade sonora excelente) a banda pode desenvolver mais amplamente o seu jeito único de fazer música extrema. O disco foi produzido por Fabiano Penna (ex-Rebaellium). Dá orgulho ouvir instrumentos timbrados com perfeição e tamanha potência sonora em um disco gravado e produzido no Brasil. Em nada fica devendo a este grandes nomes do black metal que gravam no The Abyss de Peter Tägtgren.
Ao longo das 12 faixas deste CD, o que se ouve é muita velocidade, riffs alucinantes e muito bem construídos e um conjunto impecável. Alguns destaques, como a velocíssima "Catholocaust (War to the Ctholicized)" e a climática e ultra-rápida "Through War (Destruction of Heavenly Corruption)", saltam aos olhos. Pequenas surpresas, como a citação de "O Guarani" de Carlos Gomes em "Unearthly Warlord (Evil Force Attack)" e a melodia suave de "Hino de Devoção aos Deuses da Guerra" só contribuem para tornar o trabalho do quinteto carioca ainda mais instigante. Quem procura um som brutal, sem concessões e, acima de tudo, transbordante de honestidade e profissionalismo, já achou.
Lord Thoth - Vocals & Guitar
M. Mictian - Bass
Thyrr - Guitar
Hostis Daemonium - Keyboards
Leghor Supay - Drums
Contato:
Caixa postal 8199
CEP 21032-970
Rio de Janeiro - Brasil
[email protected]
site oficial:
http://www.unearthlyhorde.cjb.net
Material cedido por:
Encore Records
http://www.encorerecords.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Segundo Dave Mustaine, novo disco fez algumas pessoas se reaproximarem do Megadeth
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Listas: 10 melhores bandas da era pós-Nirvana
O nojento hábito de Slash durante antigas gravações do Guns N' Roses
Sete formações de bandas de Metal que nunca mais vão se reunir


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



