Resenha - Unearthly - Black Metal Commando
Por Sílvio Costa
Postado em 11 de junho de 2004
Em 2002, quando surgiu Infernum - Prelude To A New Reign, o Unearthly foi saudado como a mais promissora horda da fértil cena do black metal carioca. Este Black Metal Commando confirma as expectativas criadas pelo debut da banda e estabelece o quinteto carioca como os mestres brasileiros do estilo. Trata-se, antes de mais nada, de um trabalho absolutamente inovador, que não se enquadra em nenhum sub-estilo ou rótulo comum ao black metal. Apesar da presença forte de teclados, o Unearthly está a quilômetros do black metal sinfônico de bandas como Dimmu Borgir ou Cradle of Filth. Embora os bumbos de Leghor Supay (um dos melhores bateras do estilo, ex-integrante do também excelente Mysteriis) sejam sempre massacrados em uma velocidade absurda, não se trata de uma banda que se aproxime do extremismo de um Marduk, por exemplo. O grande lance do Unearthly é mesclar diversas influências e estabelecer uma nova forma de se fazer black metal.

Black Metal Commando representa a maturidade da banda. Agora com uma produção muito melhor que no álbum anterior (que já era de uma qualidade sonora excelente) a banda pode desenvolver mais amplamente o seu jeito único de fazer música extrema. O disco foi produzido por Fabiano Penna (ex-Rebaellium). Dá orgulho ouvir instrumentos timbrados com perfeição e tamanha potência sonora em um disco gravado e produzido no Brasil. Em nada fica devendo a este grandes nomes do black metal que gravam no The Abyss de Peter Tägtgren.
Ao longo das 12 faixas deste CD, o que se ouve é muita velocidade, riffs alucinantes e muito bem construídos e um conjunto impecável. Alguns destaques, como a velocíssima "Catholocaust (War to the Ctholicized)" e a climática e ultra-rápida "Through War (Destruction of Heavenly Corruption)", saltam aos olhos. Pequenas surpresas, como a citação de "O Guarani" de Carlos Gomes em "Unearthly Warlord (Evil Force Attack)" e a melodia suave de "Hino de Devoção aos Deuses da Guerra" só contribuem para tornar o trabalho do quinteto carioca ainda mais instigante. Quem procura um som brutal, sem concessões e, acima de tudo, transbordante de honestidade e profissionalismo, já achou.
Lord Thoth - Vocals & Guitar
M. Mictian - Bass
Thyrr - Guitar
Hostis Daemonium - Keyboards
Leghor Supay - Drums
Contato:
Caixa postal 8199
CEP 21032-970
Rio de Janeiro - Brasil
[email protected]
site oficial:
http://www.unearthlyhorde.cjb.net
Material cedido por:
Encore Records
http://www.encorerecords.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
O disco do Genesis que fez uma paródia dos Beatles, mas quase ninguém entendeu a piada
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
A música gravada pelo Slayer que Kerry King odeia
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
As aclamadas bandas anos 90 que Robert Plant se recusou a ouvir em bar
Slash: o segredo do timbre do guitarrista
A música que Cássia Eller gravou chorando de ódio, de raiva


Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Carach Angren - O preço de brincar com a morte em "Franckensteina Strataemontanus"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



