Resenha - In Pieces on The Lunar Soil - Venin Noir
Por Rafael Carnovale
Postado em 09 de fevereiro de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma mente perturbada. Um ser perdido em seus pensamentos e divagando sobre si e sua existência. Uma mente em pedaços, perdida pelos confins do universo, em pedaços no solo lunar. Um mar de loucura. É esta proposta que o Venin Noir traz em seu segundo cd, que sucede o bom "Rainy Days of October". A banda consolidou sua competência em alguns shows pelo território brasileiro e não perdeu tempo em registrar seu segundo petardo.

"In Pieces on the Lunar Soil" é um cd deprê... "Better Days Never Come" (com uma introdução bem calcada no erudito com um belíssimo coral) é uma faixa literalmente calcada no gótico, com os belos vocais de Larissa Frade. Já "The Wine" é uma faixa mais direta, com vocais mais retos, e maior peso nas guitarras de Rodrigo Campilho e Pedro Santos. Uma música que merece destaque, por ser pesada, mas acessível, e não fugir ao estilo gótico-doom do grupo. Já "Redemption Through Pain" é saída de "Rainy Days of October": soturna, "dark", climática e com os excelentes arranjos de teclados por conta de Raphael Montechiari.
O cd no geral traz um Venin mais ousado e apostando na fusão de vários elementos ao estilo já consagrado da banda. Como algumas pitadas pop e hard em "A Letter to a Narrow Allegiance" (essa tocaria nas rádios fácilmente) e o heavy tradicional em "Soothe the Wrath of God" e "No Meaning", aonde o peso e a levada cadenciada a cargo do baterista André Dias são o destaque. Larissa alterna seu canto lírico com passagens mais retas, e o uso de vocais masculinos cai como uma luva para o cd. Já "Waiting on Your Fall" é o Venin Noir mais gótico, mas nem menos interessante. A excelente suíte "The Lunair Soil", dividida em "a view to yesterday" (mais suave e climática) e "perfect and cold" (mais agressiva) fecha o cd em grande estilo.
De fato a única ressalva a ser feita fica pela excelente produção. Excelente, mas faltando mais peso nas guitarras, o que pode ser sentido quando a banda engrena momentos mais agressivos. Não fosse isso, seria um 10 na certa. Mas antes de tudo deve-se ressaltar a coragem do sexteto carioca, que criou um cd ousado, diferente de seu antecessor (até no conceito e arte gráfica), e que aponta para um excelente futuro. Essa banda vai estourar, não tenham dúvidas. Já está na hora.
Line Up:
Larissa Frade - Vocais
Rodrigo Campilho - Guitarras
Pedro Santos - Guitarras, Vocais
Bruno Coelho - Baixo
André Dias - Bateria
Raphael Montechiari - Teclados
Lançado em 2003 pela Hellion Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Lacrimosa divulga atualização sobre o estado de saúde de Anne Nurmi
A banda cuja formação mudou quase tantas vezes quanto a do Megadeth
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
A música tão complicada para gravar que o Led Zeppelin desanimou de tocá-la ao vivo
Slash relembra o pior show do Guns N' Roses: "Desabei no bar e comecei a chorar"

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



