Resenha - At the BBC - Paradise Lost
Por Sílvio Costa
Postado em 15 de janeiro de 2004
O Paradise Lost é uma banda que jamais se estagnou. Criadores de um sub-estilo muito popular na década de 90, os ingleses são os maiores responsáveis pelo ressurgimento de elementos góticos no metal moderno. As mudanças ao longo dos anos transformaram não apenas o som da banda, como também fizeram aparecer e desaparecer fãs, numa carreira que mais parece uma montanha-russa.
Paradise Lost - Mais Novidades
Este novo CD é um apanhado de gravações realizadas para a BBC entre 1992 e 1995 e mostra a banda em seu período, talvez, mais criativo. As primeiras quatro faixas foram retiradas do Friday Rock Show gravado em novembro de 1992. Naquela época, a banda estava lançando seu primeiro "grande" disco: "Shades of God" e, deste modo, o set é formado apenas por músicas daquele álbum, com destaque para uma rara apresentação de "The World Made Flesh". Na seqüência, uma gravação de 1995 - quando saía o hoje clássico "Draconian Times", que, inclusive, trouxe a banda ao Brasil, para uma meteórica apresentação no finado Phillips Monsters of Rock. Deste bloco, a magnífica e rara "Sweetness" e a versão matadora de "Once Solemn" se destacam, sendo que esta última acabou prejudicada pela péssima qualidade da gravação desta parte do disco. Finalizando, o maior dos três blocos, com nove faixas e uma gravação primorosa, uma apresentação ao vivo, transmitida em dezembro de 1993 traz os maiores clássicos do álbum "Icon". O início da apresentação, inclusive, repete a abertura do disco, emendando "Embers Fire" e "Remembrance". Além disso, a apresentação premia os fãs com faixas antigas, como "Eternal" e "Gothic" - clássicos absolutos da banda.
Uma coisa engraçada neste disco é que o site oficial da banda não faz menção a ele. Estaríamos diante de um bootleg disfarçado de oficial? O fato é que a qualidade da gravação - exceto a da segunda parte do disco - é excelente. Além disso, é uma oportunidade preciosa de conferir um dos maiores ícones do gothic metal ao vivo, destilando clássicos e pequenas pérolas do seu repertório.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
A música que fracassou em inglês e virou um hit nacional dos anos 1960
AC/DC tem penúltimo show da atual turnê cancelado devido ao mau tempo
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A música escrita na última hora que salvou o Kansas do fim das atividades
Jamey Jasta (Hatebreed) fala sobre conselho de James Hetfield ao parar de beber
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
O álbum do Queen considerado "o mais bem gravado da história do rock" por Axl Rose em 87
Os comentários que staff gringa do Rock in Rio 1985 fizeram a Rita Lee e Lulu Santos
Dave Grohl revela quem é, na sua opinião, o maior frontman de todos os tempos

Metal Hammer lista discos achincalhados que merecem uma segunda chance
Paradise Lost ainda se considera gothic metal? Vocalista Nick Holmes responde
O pior disco do Paradise Lost, de acordo com a Metal Hammer
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



