Resenha - Storm Before Calm - Primordial

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Sarkis
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Não leva a um total êxtase, mas dá pra te tirar da cadeira. Basicamente assim é o Primordial. Em seu quarto álbum de estúdio, o grupo irlandês mantém a tradição de suas gravações, a influência de Bathory, e nas letras desenrola tópicos para deixar a cabeça atordoada e pensativa.

Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?Top 500: as melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling Stone

"Storm Before Calm" é um título que logo se faz compreensível, com a pedrada de "The Heretics Age" em milésimos de centésimos de segundo. Nem começa, já destrói, e o faz muito bem, preparando para a segunda faixa "Fallen To Ruin". Momentos 'vikings', 'folks', em execuções corretas de guitarra e baixo. A bateria deixa a desejar, não pela sonoridade, mas por seu cíclico movimento. Dá voltas e não acrescenta o que poderia ao som.

Os vocais, por outra via, dão o tom dos melhores momentos com Nemtheanga variando constantemente, soando melancólicos por vezes, e noutras oportunidades rasgado, brutal. Em passagens mais tranqüilas, lembra os toques góticos de Warrel Dane desde o princípio do Nevermore e especialmente na fase "Dreaming Neon Black".

"What Sleeps Within" é, junto às primeiras apontadas, a faixa de destaque. Prima em todos os sentidos. Há muito tempo eu não ouvia uma letra tão boa e embasada no metal extremo.

O fechamento do álbum é adequado a seu título. Depois de seis pedradas, "Hosting Of The Sidhe" traz a bonança escoltada por instrumental razoável, e a recitação de um poema de William Butler Yeats, conterrâneo do pessoal do Primordial.

A Irlanda está bem representada pelo conjunto. Esperamos pela próxima tempestade deles após a calmaria acarretada através de Butler Yeats.

Site Oficial: http://www.hammerheart.com/primordial

Formação:
A.A. Nemtheanga (Vocais)
C. MacUilliam (Guitarras)
M. O'Floinn (Guitarras)
P. MacAmlaigh (Baixo)
S. O'Laoghaire (Bateria)

Material cedido por:
Hammerheart Records - http://www.hammerheart.com
Tel: + 31 (0) 46 4361393
Fax: +31 (0) 46 4373800
Email: promo@hammerheart.com




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Primordial"


Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?Vinil
Quais são os dez discos mais valiosos do mundo?

Top 500: as melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling StoneTop 500
As melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling Stone


Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336