Resenha - Rosa Branca - Taffo
Por Ricardo
Postado em 03 de dezembro de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Hard Rock de qualidade feito em português? Nem a pau!"
Esse deve ter sido o pensamento que deve ter acometido a cabeça de todo mundo em 1989, quando estava surgindo no cenário uma das mais novas promessas do rock nacional, lançando seu debut, que teve até música na trilha sonora da novela "O Salvador da Pátria", "Pra Dizer Adeus" (não confundir com o hit dos hoje decadentes Titãs).
Wander Taffo - Mais Novidades
Mas apesar dessa primeira impressão, a banda quebrou a barreira da língua e fez um trabalho primoroso. O guitarrista Wander Taffo, acompanhado dos irmãos Busic (hoje no Dr. Sin) e do Tecladista Marcelo Souss (hoje meio desaparecido), formaram uma das melhores bandas de rock nacional da época. Pena que essa incrível banda acabou em 1992, indo Wander Taffo dar aula no IG&T, e hoje sendo o respeitado coordenador das aulas do instituto.
Mas os maiores méritos de seu trabalho com certeza se encontram nessa banda. Grande talento, grande guitarrista que bebeu das melhores fontes do rock, letras fantásticas e uma sensibilidade fora do comum acompanhados do grande talento dos irmãos pecadores e de Souss fizeram surgir um grande disco e um clássico do rock nacional da primeira à última faixa.
O disco começa com uma ótima jam instrumental, "Intro", que dá uma idéia do que os irmãos Busic fariam anos à frente no Dr. Sin, ao lado de Edu Ardanuy. Depois, é seguida pela ótima e contagiante "Olhos de Neón", com execução e letras impecáveis, provando que existe vida no hard rock nacional com letras em português. O barco segue com "Sonhos de Rock'n'Roll", uma música linda e contagiante, sendo ela e "Olhos de Neón" claramente influenciadas por bandas como Van Halen e similares.
Após esse excelente trio inicial, temos a bela balada "Vento Sul", uma música realmente inspirada, com um solo impecável de Wander Taffo e um clima bem na medida. A seguir temos "Sem Tempo Pra Sofrer", uma música muito boa e com uma letra que critica os "dragões cegos" que comandam nosso país. Muito inspirada e, como sempre, instrumental impecável. Logo depois, temos a bela e primeira balada acústica "Um Pouco De Você", que é seguida da contagiante "Chaplin", com uma letra em homenagem ao maior gênio do cinema de todos os tempos. A próxima música, é a segunda composição em inglês do grupo, "Sweet Love" (a primeira é "Night Child", do debut), uma música bem legal e cativante.
O que vem a seguir é uma intro de baixo de Andria, "Intuição", seguida pela belíssima "Alquimista", com uma intro de guitarra fantástica de Wander, um verdadeiro primor de letra, enfim, uma música simplesmente perfeita e emocionante! A penúltima do disco é a ótima "Me Dê Sua Mão", e mais uma vez a banda se supera com uma belíssima composição e uma ótima intro de guitarra seguida de um instrumental primoroso e uma letra belíssima. O disco acaba com a segunda balada acústica da banda, a faixa título "Rosa Branca", linda composição, melhor até do que "Um Pouco de Você", que também é ótima, fechando o disco com chave de ouro!
Realmente é uma pena que essa excelente banda tenha acabado. Temos o Dr. Sin que ainda está na estrada e tem muito a nos oferecer, mas fica na lembrança o trabalho de Wander Taffo. Para quem se considera fã do bom rock'n'roll bem tocado, sem modismos e de qualidade, este disco é altamente recomendado!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
Fábio Laguna fará expedição de mais de 700 quilômetros de bicicleta pela Estrada Real
Garotos Podres lança clipe animado "Tá Na Hora di Naná"
Kiss anuncia box-set super deluxe do álbum "Rock and Roll Over"
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
Rafael Bittencourt explica por que o Angra voltou a olhar para a fase Andre Matos
A banda que Eric Clapton não compreendia, e queria tocar com eles pra ver como funcionava
Cheetah Chrome fez participação no clipe de "Pet Sematary", dos Ramones
A banda holandesa dos anos 1970 que Humberto Gessinger está ouvindo sem parar
G1 põe rock e metal como grandes vencedores do Top 10 de shows do Rock in Rio

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


