Resenha - Rosa Branca - Taffo
Por Ricardo
Postado em 03 de dezembro de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Hard Rock de qualidade feito em português? Nem a pau!"
Esse deve ter sido o pensamento que deve ter acometido a cabeça de todo mundo em 1989, quando estava surgindo no cenário uma das mais novas promessas do rock nacional, lançando seu debut, que teve até música na trilha sonora da novela "O Salvador da Pátria", "Pra Dizer Adeus" (não confundir com o hit dos hoje decadentes Titãs).
Mas apesar dessa primeira impressão, a banda quebrou a barreira da língua e fez um trabalho primoroso. O guitarrista Wander Taffo, acompanhado dos irmãos Busic (hoje no Dr. Sin) e do Tecladista Marcelo Souss (hoje meio desaparecido), formaram uma das melhores bandas de rock nacional da época. Pena que essa incrível banda acabou em 1992, indo Wander Taffo dar aula no IG&T, e hoje sendo o respeitado coordenador das aulas do instituto.
Mas os maiores méritos de seu trabalho com certeza se encontram nessa banda. Grande talento, grande guitarrista que bebeu das melhores fontes do rock, letras fantásticas e uma sensibilidade fora do comum acompanhados do grande talento dos irmãos pecadores e de Souss fizeram surgir um grande disco e um clássico do rock nacional da primeira à última faixa.
O disco começa com uma ótima jam instrumental, "Intro", que dá uma idéia do que os irmãos Busic fariam anos à frente no Dr. Sin, ao lado de Edu Ardanuy. Depois, é seguida pela ótima e contagiante "Olhos de Neón", com execução e letras impecáveis, provando que existe vida no hard rock nacional com letras em português. O barco segue com "Sonhos de Rock'n'Roll", uma música linda e contagiante, sendo ela e "Olhos de Neón" claramente influenciadas por bandas como Van Halen e similares.
Após esse excelente trio inicial, temos a bela balada "Vento Sul", uma música realmente inspirada, com um solo impecável de Wander Taffo e um clima bem na medida. A seguir temos "Sem Tempo Pra Sofrer", uma música muito boa e com uma letra que critica os "dragões cegos" que comandam nosso país. Muito inspirada e, como sempre, instrumental impecável. Logo depois, temos a bela e primeira balada acústica "Um Pouco De Você", que é seguida da contagiante "Chaplin", com uma letra em homenagem ao maior gênio do cinema de todos os tempos. A próxima música, é a segunda composição em inglês do grupo, "Sweet Love" (a primeira é "Night Child", do debut), uma música bem legal e cativante.
O que vem a seguir é uma intro de baixo de Andria, "Intuição", seguida pela belíssima "Alquimista", com uma intro de guitarra fantástica de Wander, um verdadeiro primor de letra, enfim, uma música simplesmente perfeita e emocionante! A penúltima do disco é a ótima "Me Dê Sua Mão", e mais uma vez a banda se supera com uma belíssima composição e uma ótima intro de guitarra seguida de um instrumental primoroso e uma letra belíssima. O disco acaba com a segunda balada acústica da banda, a faixa título "Rosa Branca", linda composição, melhor até do que "Um Pouco de Você", que também é ótima, fechando o disco com chave de ouro!
Realmente é uma pena que essa excelente banda tenha acabado. Temos o Dr. Sin que ainda está na estrada e tem muito a nos oferecer, mas fica na lembrança o trabalho de Wander Taffo. Para quem se considera fã do bom rock'n'roll bem tocado, sem modismos e de qualidade, este disco é altamente recomendado!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
A banda "rival" do U2 que Bono admitiu ter inveja; "Eles eram incríveis"


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


