Ao ouvir Beatles, Caetano Veloso achou "bobinho"; coube a Gilberto Gil mostrar o caminho
Por Bruce William
Postado em 12 de abril de 2025
No programa A Vida é um Show, exibido em 2002, Caetano Veloso contou a Claudio Lins (wikipedia) como foi seu primeiro contato com o rock e com os Beatles, e admitiu que, à primeira ouvida, não se impressionou. O músico relembrou que, na juventude, o rock não era um gênero que o interessasse muito. "Eu não ouvia rock, a não ser por acaso, porque tocava no rádio desde os anos 50. Eu ouvia e via um ou outro filme, aqueles 'Rock Around The Clock'", disse, citando o longa exibido no Brasil como Ao Balanço das Horas, estrelado por Bill Haley & His Comets.

Caetano também mencionou Elvis Presley, embora sem entusiasmo. "Eu ouvia alguma coisa de Elvis Presley aqui e ali, mas não gostava." O olhar só mudou quando foi apresentado aos Beatles, embora a primeira impressão também tenha sido de ceticismo. "Me lembro que Pedrinho Novis (Pedro Novis, executivo da Odebrecht), meu amigo, me mostrou a primeira vez em Salvador: 'Isso é a nova onda na Inglaterra, nos Estados Unidos'. E me mostrou um compacto com 'She Loves You' e não sei o que lá. E eu achei bonitinho, mas assim, bobinho. Muito primária a música."
Ele colocou esse julgamento em perspectiva: àquela altura, já estava compondo faixas como "Coração Vagabundo", que ele toca no vídeo. "Então, se eu já estava nessa, então ouvir 'She loves you, yeah, yeah, yeah', achei muito primário, entendeu? Mas achei aquilo bonitinho, mas primário."
A virada aconteceu em 1966, quando Caetano se mudou para o Rio. Ele já vinha refletindo sobre estética e cultura, influenciado pelo cinema de Jean-Luc Godard, pelas ideias de Rogério Duarte (wikipedia) e pela tensão entre a MPB tradicional e a música comercial que começava a surgir. "O fato de Bethânia ter me chamado a atenção para o programa do Roberto Carlos e a grande reação de todo o pessoal nosso amigo da Música Popular Brasileira contra o Roberto Carlos, contra o iê-iê-iê, contra a música comercial... aí eu fiquei com a pulga atrás da orelha."
Foi Maria Bethânia quem o incentivou a assistir ao programa de Roberto Carlos. "Vi, achei que realmente tinha muita vitalidade." Mas foi Gilberto Gil quem deu o empurrão definitivo: "O Gil falou assim: 'Ouve os Beatles!' O Gil se apaixonou pela gravação de 'Strawberry Fields Forever', aí começamos a nos interessar, através dos Beatles e do Roberto Carlos, pelo rock. Retroativamente, né?"
O que veio depois todo mundo já sabe: Tropicália, guitarras elétricas e uma reinterpretação radical da música brasileira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Citando "João 2: 16", Ghost lança videoclipe para a música "Umbra"
Heart pretende gravar mais um álbum e dizer adeus em 2027
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar


As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
A fase dos Beatles que Jim Morrison mais adorava; "Eles eram autênticos e bem crus"
Joe Perry explica o erro dos Beatles que os Rolling Stones por pouco não cometeram
O cantor favorito de Paul McCartney: "Nada chega perto em termos de brilhantismo"
Djavan explica como os Beatles suplantaram com genialidade a bossa nova em sua própria base
As cinco maiores sequências de "na na na" da história da música, segundo a Far Out
Hits dos Beatles, Deep Purple e The Doors com riffs "roubados" de outras músicas
A canção dos Beatles que foi inspirada pela música negra dos EUA, segundo John Lennon
O encontro entre Beatles e Elvis Presley contado pelo único jornalista presente


