Resenha - Ready An' Willing - Whitesnake
Por Ana Therezo
Postado em 22 de junho de 2000
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Podemos dizer que o grande divisor de águas entre a atuação de Coverdale no Deep Purple e a sua afirmação no Whitesnake, foi o álbum "Ready An' Willing" (1980), aproximadamente três anos após a criação da banda. Ao lado dos guitarristas Bernie Marsden e Micky Moody, o baixista Neil Murray, o baterista Ian Paice e o tecladista Jon Lord (ex-Deep Purple), a banda abandonou definitivamente a temática e sonoridade de rock tradicionalista com "pitadas" de blues para abrir as portas ao que hoje podemos chamar de hard rock moderno. Deixando a fórmula do Deep Purple para trás, os rapazes decidiram ousar e criaram o que podemos considerar um dos melhores CDs do gênero, com baladas inesquecíveis, guitarras bem marcadas sem deixar de lado o seu estilo próprio.

A maioria das músicas do CD são presença constante em tributos e coletânias, provando mais uma vez a importância desse petardo. "Fool For Your Loving", a primeira do álbum, dispensa comentários. Considerada um dos maiores hits do Whitesnake, foi re-gravada consecutivas vezes em álbuns como: Slip of the Tongue (1989) - Whitesnake, Whitesnake's Greatest Hits (1994) - Whitesnake, 18 Rock Hard Hits, Vol. 1 (1997) – vários artistas, Champions of Rock’n’Roll, Vol. 2 (1998) – vários artistas, 18 Rock Hard Hits, Vol. 1 (1997) – vários artistas, Best of Crank It Up (1998) – vários artistas, Rock The Party (1998) – vários artistas.
Muitos podem dizer que as letras - a maioria composições de Coverdale, são extremamente românticas, mas é justamente a facilidade em diversificar a respeito do mesmo tema que as tornam inesquecíveis. "Blindman" e "Ain't Gonna Cry No More" - as duas baladas do álbum, destacam-se pelas ótima interpretação e voz rasgada, mostrando que o rock não se resume a guitarras distorcidas e solos intermináveis. Já em "Sweet Talker" (segunda faixa) o destaque fica para as guitarras (apesar da temática ainda ser o amor), que dão um show a parte nas mãos da dupla M&M (Marsden e Moody).
Temperando o álbum na medida certa, a banda apresenta "Love Man" (sétima faixa), um "blues" suave e cheio de classe, sem apelar para tradicionalismos, mas mantendo a batida gostosa desse estilo musical que sempre andou lado a lado com o rock. Mostra significativa que é possível diversificar sem fugir às raízes.
Mesmo ofuscadas pela qualidade das outras canções, "Ready An' Willing" (terceira faixa), "Black and Blue" (oitava faixa) e "She's a Woman" (nona faixa), não deixam de ser belas. Com algumas variações entre a cozinha e as guitarras, mostram-se precursoras do estilo que se confirmaria nos próximos CDs da banda.
Apesar de todos os elogios para esse trabalho em especial, não poderia deixar de citar que vale a pena conhecer a trajetória completa da banda, escola para grandes destaques do cenário "rocker" mundial. Mais do que Coverdale, o Whitesnake já dividiu a cena com guitarrista legendários como: Jimmy Page (Led Zeppelin), Tommy Bolan (James Gang e Deep Purple), Steve Vai (guitarista virtuoso), Warren DeMartini (Ratt), Ritchie Blackmore (Rainbow e Deep Purple), Vivian Cambell (Dio e Def Leppard), John Sykes (Thin Lizzy), Adrian Vandenberg (Vandenberg) entre outros. Precisa dizer mais?
Track List
1. Fool for Your Loving (Coverdale/Marsden/Moody) - 4:17
2. Sweet Talker (Coverdale/Marsden) - 3:37
3. Ready An' Willing (Coverdale/Lord/Moody/Murray/Paice) - 3:43
4. Carry Your Load (Coverdale) - 4:05
5. Blindman (Coverdale) - 5:08
6. Ain't Gonna Cry No More (Coverdale/Moody) - 5:51
7. Love Man (Coverdale) - 5:03
8. Black and Blue (Coverdale/Moody) - 4:05
9. She's a Woman (Coverdale/Marsden) - 4:08
Outras resenhas de Ready An' Willing - Whitesnake
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
Blaze revela músicas escritas para o Iron Maiden que pararam no seu disco solo
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
Slash aponta qual foi o último herói da guitarra que surgiu no rock
AC/DC: como Angus responde a um copo de cerveja atirado?
Linkin Park: 20 coisas que você não sabe sobre a banda

Whitesnake anuncia relançamentos em vinil dos seus álbuns mais bem-sucedidos
Ex-Whitesnake, Adrian Vandenberg detalha celebrações de 50 anos de carreira
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Com membros de Whitesnake e Def Leppard, Ricky Warwick anuncia novo álbum
Cantora da abertura de Pokémon em português revela que é fã de Journey e Whitesnake
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



