Resenha - Painkiller - Judas Priest
Por André Toral
Postado em 01 de março de 2000
Em seu início de carreira, o Judas Priest mesclava, soberbamente, heavy e rock. Vários anos se passaram e a banda seguia destilando seus poderosos riffs, até início dos anos 80. Após este tempo, seguiram-se álbuns fracos em conteúdo musical, que vieram a diminuir a reputação conseguida após os lançamentos de Sin After Sin, Sad Wings of Destiny, Briths Steel etc; alguns desses são Point of Entry, Turbo e Ram it Down. Porém, logo após esta baixa, o Judas Priest volta para ficar de vez impresso na alma de todo e qualquer headbanger fanático por peso e melodia; o lançamento de Painkiller, em 1990, foi o grande responsável por esta façanha.

Podemos começar citando a arte fenomenal da capa do álbum, já a banda, surpreende a partir da majestosa introdução com a faixa-título, onde a bateria de Scott Travis começa a ditar o tom da destruição metálica existente no álbum; cheia de melodias, fúria, peso e um vocal iradamente agressivo, Painkiller, de cara, é um dos clássicos da banda. Destacam-se, também, as guitarras com seus solos inesquecíveis, compondo a estrutura desta faixa. Hell Patrol é outra música que mescla melodia vocal com peso nas guitarras, de forma genuína, com Gleen Tipton e K.K Dowing no melhor de suas formas. All Guns Blazing e Leather Rebel seguem a dinastia. Outra das faixas que traz um heavy incontrolável, é justamente Metal Meltdown. Um outro grande clássico do álbum, fica por conta da inconfundível Night Crawler, seguida da não menos clássica, mas também dramática, A Touch of Evil; destaca-se pela dramaticidade existente na voz de Rob Halford, junto ao seu altíssimo alcance já antes comprovado, bem como o riff que compõe a base da música e seu solo maravilhoso.
Além de todos estes fatores, Painkiller faz parte de uma lembrança muito forte, pois foi com o lançamento deste álbum que o Judas Priest pôde vir a se apresentar no Rock in Rio II, destilando toda a sua fúria e peso para os brasileiros, que, neste oportunidade, puderam presenciar várias fases da banda, de forma ao vivo, como Green Manalishi, Beyond the Realms of Death, Living After Midnight, Breaking the Law, Hell Bent for Leather, além das músicas de Painkiller. Com uma apresentação ultra maravilhosa, a banda se despediu de nosso país; atualmente estando com seu novo vocalista, Ripper Owens, fica a esperança de que o Judas Priest volte e destile seu peso em forma bruta sobre nós, brasileiros amantes do heavy metal genuíno.
Outras resenhas de Painkiller - Judas Priest
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O ícone do rock e do metal que bebia sem parar - e nunca tinha ressaca
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
Após ausência em registros prévios, Aquiles Priester surge em foto com membros do Angra
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
O presente estranho que Lemmy Kilmister deu para produtor do disco "Inferno"
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A música do Megadeth que é um "pop country de gosto duvidoso", segundo o Heavy Consequence
A opinião do lendário guitarrista B. B. King sobre os Rolling Stones
O arrependimento que David Bowie carregava em relação a Elvis Presley
A banda dos anos 1980 que Bruce Dickinson se recusa a pagar 1200 dólares pra ver show
Clássicos imortais: os 30 anos de Painkiller, o disco mais metal dos deuses do metal
Elegant Weapons é "mais Hendrix do que Judas Priest", destaca Richie Faulkner
Tom Morello explica o que fez assumir direção de documentário do Judas Priest
Richie Faulkner revela que Judas Priest viaja com fisioterapeuta após susto
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
Ihsahn detalha conversas com Rob Halford para projeto de black metal: "Falamos disso desde 2001"
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"



